O planejamento sucessório e a proteção do patrimônio familiar

27/01/2016 às 13:17
Leia nesta página:

O planejamento sucessório, apesar de ser uma medida sensata, não tem muita aceitação, em geral, na sociedade. Entenda como a sua realização pode evitar o sofrimento e a desagregação da sua família.

Falar em planejamento sucessório pode ser constrangedor para a maior parte das pessoas. É natural o desconforto em abordar o tema, uma vez que dá a ideia de partilha de bens causada por morte.

Entretanto, um indivíduo que trabalhou a vida inteira para construir seu patrimônio deve pensar, mais cedo ou mais tarde, em repassar o seu legado a alguém. Diante desta necessidade, a melhor forma de fazê-lo é através de um planejamento sucessório.

Mas, afinal, o que é o Planejamento Sucessório?

A Perpetuação de Patrimônio ou Planejamento Sucessório tem o objetivo de proteger e dar continuidade ao patrimônio da família. Ele também estabelece estruturas que propiciam maior aparato jurídico durante a partilha de bens, evitando um possível processo judicial.

O Planejamento Sucessório é muito importante, pois impõe responsabilidades aos herdeiros na preservação dos bens, evitando conflitos futuros e possibilitando a criação de mecanismos familiares, societários ou tributários para a perpetuação do patrimônio.

Desta forma, é possível reduzir custos com inventário, diminuição no pagamento de impostos e, o mais importante, preparar os sucessores para prosseguir com o legado.

Quando planejar?

A primeira etapa de um Planejamento Sucessório bem executado é a realização de um diagnóstico criterioso da situação familiar, patrimonial, legal e tributária dos envolvidos. Devem ser levados em conta, por exemplo, a quantidade de imóveis adquiridos, a existência de ativos financeiros, o regime de bens do casamento, quais são os negócios da família e a participação dos filhos nas atividades que geram renda familiar.

Através deste levantamento, será possível fazer a doação dos bens em vida, seja diretamente ou através de cotas. Também é possível adquirir produtos e instrumentos que facilitam a transmissão dos pertences aos herdeiros e dispensam, em alguns casos, a necessidade do inventário.

Dentre os instrumentos disponíveis para a Sucessão Patrimonial, estão:

– Conta Conjunta no banco: O cotitular da conta ou poupança também é considerado dono do dinheiro e pode movimentar os recursos sem a imposição do inventário. É a forma mais simples de permitir o acesso ao dinheiro nos casos de sucessão ou morte.

– Testamento: O titular determina como será a partilha dos bens após a sua morte. Neste caso, é possível destinar metade do patrimônio a qualquer um, sendo a outra metade destinada aos herdeiros legítimos (filhos, companheiros e pais).

Seguro de vida: Os beneficiários indicados pelo titular recebem um valor pré-determinado em caso de morte. A principal vantagem é que a família não corre o risco de ficar sem dinheiro para os gastos, inclusive, com o inventário.

– Previdência VGBL: Fundo de previdência privada destinado a quem faz a declaração do Imposto de Renda pelo modelo simplificado. Neste, é possível destinar o capital acumulado aos herdeiros sem passar por inventário. Os planos de previdência são cada vez mais utilizados no Planejamento Sucessório, pois é possível planejar a distribuição dos bens em vida por meio da discussão conjunta com os herdeiros, o que traz dois benefícios: economia de custos tributários e a redução do desgaste nos relacionamentos entre cônjuges, filhos e parentes.

Fundos de investimentoDestinados à imóveis, permitem a administração de aluguéis e a exploração de direitos, como créditos, royalties, dentre outros. Os beneficiários se tornam cotistas e são tributados como investidores.

– Empresa holding: Imóveis, ações e direitos são transferidos para uma empresa que possui os herdeiros como sócios. Os lucros e ganhos de capital são tributados como pessoa jurídica. Dentro desta estrutura, é possível determinar regras de gestão e a partilha pode ser feita em vida, com usufruto do doador e a manutenção dele como administrador.

Fazer o Planejamento Sucessório é uma forma de garantir a manutenção dos bens familiares adquiridos ao longo dos anos. Independendo da forma como a partilha será feita, é importante que haja uma conversa franca entre os membros da família para que as pessoas que vão permanecer estejam de acordo e saibam como conduzir o planejamento.

Assim, o sucesso de um Planejamento Sucessório reflete a vontade de quem planeja e possui a aceitação dos herdeiros.

O mais difícil é dar o primeiro passo na sucessão! Se você ainda não pensou nisso, antecipe-se e faça o seu Planejamento Sucessório.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Renato Savy

Advogado formado pela Universidade São Francisco. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Metrocamp; e em Direito Civil e Processo Civil na Escola Superior de Direito - Proordem.<br>Mestrado em Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).<br>Titular do escritório Ferraz Sampaio, em Campinas/SP

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos