Artigo Destaque dos editores

Um estudo sobre a eficácia da prisão civil por débito alimentar

Exibindo página 3 de 3
Leia nesta página:

7 CONCLUSÃO

A obrigação alimentícia, no direito brasileiro, possui um caráter assistencial e tem por finalidade garantir o necessário à subsistência daquele que dela precisa, além de também objetivar a satisfação de outras necessidades do alimentando, tal como a manutenção de sua condição social.

Tendo em vista a essencialidade da obrigação alimentícia para o alimentando, a sua satisfação deverá ocorrer da forma mais célere possível, desde que essa celeridade não atente contra a dignidade humana do devedor.

O atual ordenamento jurídico pátrio traz diversos mecanismos de execução do crédito alimentar. No entanto, muitos deles, já provaram ser bastante ineficazes em determinadas circunstâncias.

Na maioria das vezes, a prisão civil do devedor de alimentos se apresenta como a solução mais adequada, na opinião de grande parte dos magistrados, para a execução da obrigação alimentícia, posto que coage fisicamente o alimentante inadimplente ao pagamento imediato da prestação.

Ocorre que, em muitos casos, o devedor, mesmo detido, não possui condições de adimplir a dívida e, nessas hipóteses, a prisão civil, considerada medida excepcional e de caráter coercitivo, passa a ser utilizada como uma forma de punição, eis que não resolve a situação do credor necessitado ao passo que restringe abusivamente o alimentante devedor.

De fato, observa-se que a prisão civil vem sendo frequentemente utilizada sem que, antes, sejam esgotados os demais meios de execução estabelecidos na legislação pátria. Nesses casos, há patente afronta ao texto constitucional que estabelece a excepcionalidade do uso desse tipo de coerção pessoal.

Ademais, em muitas situações, além da ineficácia dos demais meios de execução da dívida alimentar, a prisão civil do devedor também não gera o efeito esperado, qual seja o cumprimento da dívida, passando a ser um meio meramente punitivo, causando danos a ambas as partes do processo. Nesse diapasão, no âmbito da execução de alimentos deve-se primar pela observância do princípio da dignidade da pessoa humana. Sob o aspecto do alimentado, não se pode permitir que este seja privado do necessário à sua subsistência, devendo a execução ocorrer de forma célere. Por outro lado, sob o aspecto do alimentante, deve-se realizar a execução da forma que menos o restrinja. Não se pode permitir, por exemplo, que a prisão civil do devedor de alimentos seja utilizada como meio de punição.

Face aos aspectos negativos da aplicação da prisão civil do devedor de alimentos e também à sua total ineficácia quando decretada em determinados casos, faz-se necessário a consideração de alternativas à execução de alimentos.

Mediante a análise da legislação de diversos países, percebe-se que a prisão civil é medida de extrema excepcionalidade e que existem diversos mecanismos que, substituindo a coerção pessoal, são mais eficazes para coagir o devedor ao pagamento das prestações alimentícias que lhe foram imputadas. O direito pátrio tem utilizado, em decisões judiciais, algumas das alternativas já aplicadas por legislações estrangeiras. Tal fato constitui um grande avanço no que concerne à busca de outros meios de execução de alimentos.

Há que se ressalvar que, apesar do avanço no entendimento jurisprudencial, a legislação brasileira ainda carece de reformas que possibilitem a inserção de outros mecanismos executórios, menos gravosos que a prisão civil, e mais eficazes à satisfação do crédito alimentar. Mecanismos que evitem a inclusão do devedor em ambientes prisionais degradantes e que evitem a paralisação das atividades do alimentante, ressalvando o adimplemento futuro, sem atentar contra a sua dignidade.


REFERÊNCIAS

ASSIS, Araken de. Manual de processo de execução. 8. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula n. 309. Prestações Anteriores ao Ajuizamento da Execução e no Curso do Processo. Débito Alimentar. Prisão Civil. Brasília, DF, 2005.

______ . Código Civil. 53. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

______ . Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 20 mar. 2012

______ . Código de Processo Civil. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

______ . Lei nº 5478, de 25 de julho de 1968. Dispõe sobre a ação de alimentos e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 26 dez 1973. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5478.htm >. Acesso em: 20 mar. 2012.

CAHALI, Yussef Said. Dos alimentos. 4. ed. ampl. e atual. conforme o novo Código Civil. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 4. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. 23. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

FARIAS, Cristiano Chaves de. Prisão civil por alimentos e a questão da atualidade

da dívida à luz da técnica de ponderação de interesses (uma leitura constitucional da

Súmula 309 do STJ): o tempo é o senhor da razão. Panóptica, Vitória, ano 1, n. 2,

out. 2006, p. 34-59. Disponível em: <http://www.panoptica.org>. Acesso em: 20 mar. 2012.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

GAGLIANO, Pablo Stolze. A prisão civil do devedor de alimentos. JusPodvam. Salvador, 10 jan. 2005. Disponível em: < http://www.juspodivm.com.br/i/a/%7BF443AAFD-11DB-47D1-8EBF-0F73AD69EEA2%7D_026.pdf >. Acesso em: 02 mar. 2012.

GOMES, Orlando. Direito de família. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1999.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: direito de família. 8. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2011.

LOUZADA, Ana Maria Gonçalves. Tutela inibitória e execução de alimentos. Disponível em: < http://www.tjdft.jus.br/trib/imp/imp_artigo.asp?codigo=13465 >. Acesso em: 20 mar. 2012.

MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz. Curso de processo civil: esexução. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007. v.3.

MINAS GERAIS. Tribunal de Justiça do Estado. Ação de Alimento. Filha menor de idade. Necessidade presumida. Possibilidade demonstrada. Recurso Desprovido. A fixação dos alimentos deve atender o binômio necessidade/possibilidade, buscando assegurar à criança e ao adolescente os meios necessários para satisfazer os reclamos da vida. Relatora Desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto. 11 de outubro de 2008. Belo Horizonte, MG, 2008.

______ . Tribunal de Justiça do Estado. Alimentos. Processual Civil. Juiz. Obrigação Alimentar. Ex-cônjuge. Manutenção da Condição Social. Cód. Civil, art. 1.694, § 1º benefício que não alcança superfluidade, Luxuosidade e mero deleite. Aptidão do alimentado ao mercado de trabalho. Necessidade, capacidade e proporcionalidade. Trinômio que exige a redução do quantum dos alimentos. Relator Desembargador Nepomuceno Silva. 20 de novembro de 2008. Belo Horizonte, MG, 2008.

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil. 34. ed. São Paulo: Saraiva, 1997.

MOREIRA, José Carlos Barbosa. O novo processo civil brasileiro. 19. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

PARANÁ. Tribunal de Justiça do Estado. Agravo de Instrumento. Execução de Alimentos e Astreintes. Inclusão na cobrança das parcelas vincendas. Quebra do Princípio da Dialeticidade. Inocorrência. Decisão que firma a cobrança contra a qual se insurge. Preliminar indeferida. Mérito. Possibilidade da cobrança das parcelas vincendas. Inteligência do Art. 290, do Código de Processo Civil. Recurso conhecido e desprovido. Relatora Juíza Substituta em 2º grau Angela Maria Machado Costa. 06 de novembro de 2011. Curitiba, PR, 2011.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil: direito de família. 16. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

PORTUGAL. Lei nº 75/98, de 19 de novembro de 1998. Garantia dos alimentos devidos a menores. Diário da República. Disponível em: < http://www.cnpcjr.pt/left.asp?07.02.02 >. Acesso em: 20 mar. 2012.

RODRIGUES, Sílvio. Direito civil: direito de família. 28. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. v.6.

REVISTA CONSULTOR JURÍDICO. SP tem 26,2 mil mandados de prisão contra pais. 20 ago. 2011. Disponível em: < http://www.conjur.com.br/2011-ago-20/total-foragidos-dever-pensao-alimenticia-sao-paulo-alarmante >. Acesso em: 20 mar. 2012.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado. APELAÇÃO CRIMINAL. CRIME CONTRA A ASSISTÊNCIA FAMILIAR. ABANDONO MATERIAL. Inequívocas a materialidade e a autoria do delito, não tendo sido comprovada a justa causa para o não-pagamento da pensão alimentícia fixada judicialmente. APENAMENTO. Mantida a condenação nos termos da sentença, inclusive quanto à substituição da pena privativa de liberdade por uma restritiva de direito, consistente na prestação de serviços à comunidade. APELAÇÃO DESPROVIDA. Relator Desembargador Carlos Alberto Etcheverry. 28 de julho de 2011. Porto Alegre, RS, 2011.

RIZZARDO, Arnaldo. Direito de família. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

SÃO PAULO. Tribunal de Justiça do Estado. AGRAVO REGIMENTAL. ALIMENTOS. EXECUÇÃO. Pretensão do exequente de inscrever o nome do devedor contumaz de alimentos nos cadastros do SERASA e SCPC. Negativa de seguimento por manifesta improcedência. Impossibilidade. Medida que se apresenta como mais uma forma de coerção sobre o executado, para que este cumpra sua obrigação alimentar. Inexistência de óbices legais. Possibilidade de determinação judicial da medida. Relator Desembargador Egidio Giacoia. 25 de maio de 2010. São Paulo, SP, 2010.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Afastada prisão de devedor de alimentos que voltou a pagar depois da revisão de valores. 27 maio 2012. Disponível em: < http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=105532&tmp.area_anterior=44&tmp.argumento_pesquisa=pris%E3o%20civil >. Acesso em: 05 jun 2012.

TRAVAGLIA, Julyana; CURY, Renato. Após prisão, Zé Elias abre diário e revela dor, trotes e até lado psicológico. Disponível em: < http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/08/apos-prisao-ze-elias-abre-diario-e-revela-dor-trotes-e-ate-lado-psicologo.html >. Acesso em: 20 mar. 2012.

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil: direito de família. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PINHEIRO, Kerinne Maria Freitas. Um estudo sobre a eficácia da prisão civil por débito alimentar. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 21, n. 4601, 5 fev. 2016. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/46243. Acesso em: 23 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos