Um novo golpe contra os índios

22/04/2016 às 13:53
Leia nesta página:

Hoje, dia do descobrimento do Brasil, é uma excelente data para refletir sobre os reflexos do golpe de estado na vida cotidiana dos nossos irmãos indígenas.

Apesar de sua grande importância no processo de miscigenação que produzido o povo brasileiro, os índios tem sido as maiores vítimas do Estado https://jus.com.br/artigos/168/brasil-500-anos-de-guerra-contra-os-indios. Quando não estão sendo exterminados e expulsos de suas terras, nossos irmãos índios são apenas esquecidos pelas autoridades. Eles só voltam a ter importância quando incomodam os brasileiros poderosos que pretendem controlar as riquezas minerais que existem nas áreas em que vivem.

Os governos Lula e Dilma fizeram muito pelos índios. Mesmo assim, nos últimos tempos estamos vendo um aumento da violência contra eles em diversos Estados. As polícias militares geralmente não protegem os índios. Muitos tem sido emboscados e até de pulverizados com defensivos agrícolas. O caso da índia cujo bebê foi degolado em seu colo se tornou o símbolo da nova era de ódio aos índios que toma conta do país.

Ao se referir às três matrizes das que deram origem ao povo brasileiro (índios, africanos e portugueses) Darcy Ribeiro disse que “das bolas deles viemos” http://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/o-povo-brasileiro-resenha-do-livro-de-darcy-ribeiro. Das bolas de índios e portugueses eu vim, pois tenho um antepassado que “apanhou uma índia no mato” como ainda era comum em meados do século XIX. Vem daí o profundo respeito e admiração que tenho por meus irmãos. Uma parte deles está em mim. E a julgar pelo que tem ocorrido em Brasília, devo admitir que minha melhor porção é indígena.

Até o presente momento, muito tem sido dito sobre um futuro governo Michel Temer/Eduardo Cunha. Ninguém, contudo, lembrou-se de se referir aos índios. Por isto resolvi tocar neste assunto. A ditadura militar protagonizou episódios de extrema violência contra os indígenas. Isto foi oficialmente reconhecido pela Comissão da Verdade http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-10/comissao-da-verdade-reconhece-violencia-da-ditadura-contra-povos-indigenas. O reconhecimento outorgado aos índios, contudo, não resultou em um maior respeito aos direitos humanos deles por fazendeiros e racistas que agridem e matam índios por ganância ou por prazer.

Eduardo Cunha, um fanático religioso, odeia os índios e tudo que eles representam. O presidente da Câmara dos Deputados não vê os índios como seres humanos dotados de direitos, dentre os quais o de preservar sua própria cultura e o de habitar as terras que ocupam desde tempos imemoriais. Para Eduardo Cunha, os índios são apenas um estorvo à exploração capitalista do território nacional. No máximo ele acredita que os índios devem ser convertidos por pastores tão ou mais asquerosos do que ele mesmo.

No afã de se tornar presidente pela via rápida e sem ter que disputar uma eleição presidencial, Michel Temer se ligou a conhecidíssimos proprietários de terras que escravizem trabalhadores e que praticam violências contra os indígenas. O vice-presidente golpista não poderá defender os índios sem comprometer a base política que está construindo. Nem poderá esperar apoio dos inimigos do golpe de estado caso chegue ao poder.

 Além de ilegítimo, o novo governo nasce com um imenso problema: o que fazer com os índios. A dupla Michel Temer/Eduardo Cunha certamente tenderá a tratar nossos irmãos indígenas com o mesmo desdém e violência que a ditadura militar.

Em razão disto, peço um minuto de silêncio ao leitor. Olhe bem para esta foto https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1188851267805366&set=a.198878050136031.49141.100000415136357&type=3&theater. Estas duas crianças serão as maiores vítimas do golpe de estado. O sangue delas estará nas suas mãos caso você se recuse a defender a legalidade do governo que está sendo deposto por facínoras e criminosos.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fábio de Oliveira Ribeiro

Advogado em Osasco (SP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos