As doulas e o parto humanizado

26/04/2016 às 23:23
Leia nesta página:

As resoluções do CREMERJ que vedam aos médicos a realização de partos domiciliares e a presença de parteiras ou pessoas que não sejam profissionais de saúde na sala de cirurgia na hora do parto.

O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ) editou recentemente duas resoluções. Em uma delas, proíbe ao médico a realização de partos domiciliares. Na outra, proíbe a presença de parteiras ou de qualquer outra pessoa que não seja profissional de saúde na sala de cirurgia na hora do parto. O caso foi parar no Conselho Federal de Medicina e, claro, na Justiça.

Segundo seus estatutos, os conselhos regionais podem tomar qualquer decisão que não conflite com a Ética Médica ou com a lei. No caso, a decisão do CREMERJ conflita com a lei. De fato, a Lei nº 11.108, de 7 de abril de 2005, altera o Capítulo VII do Sistema Único de Saúde (SUS) disciplinado pela Lei nº 8.080, de 19/9/90, e  permite à gestante, na hora do parto,  a presença de um acompanhante de sua livre escolha, na sala de parto. Embora a lei se dirija especificamente aos hospitais públicos, a Resolução RDC 36/2008, da ANVISA (item 5.6.1), e a Resolução Normativa 338/2013, da ANS (artigo 22), permitem estendê-la aos hospitais particulares. A parturiente pode decidir que não quer a presença de qualquer parente, mas de outra pessoa de sua confiança. Essa resolução do CREMERJ colide com a lei porque proíbe indiretamente a presença das “doulas” na sala de cirurgia. O trabalho dessas pessoas é reconhecido pelo Ministério do Trabalho.

A “doula” não é uma parteira porque não realiza procedimentos médicos ou paramédicos. É uma acompanhante de pré, durante e pós-parto que empresta apoio físico e emocional à gestante na hora do parto e nos momentos imediatamente seguintes. O termo “doulas” vem do grego antigo. No grego, o ditongo “ou” lê-se “u”. Daí, lê-se “dulas” e não “doulas”. No idioma grego a palavra “doula” significa “escrava” ou “criada doméstica”. O termo “doula” foi usado pela primeira vez pela antropóloga Dana Raphael para identificar mulheres  filipinas que ajudavam as novas mães na lactação e nas primeiras semanas de vida do bebê. A profissão é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde — OMS —. No Brasil, as “doulas” têm status de profissionais desde 2003.

Do ponto de vista do Direito do Trabalho, a doula contratada pela mulher para assisti-la nos primeiros dias do nascimento do filho não é empregada doméstica, mas eventual, porque o evento (cuidar de um recém-nascido) é certo e de curta duração. Mas, se uma empresa se especializar no fornecimento desse tipo de mão de obra (por exemplo, uma agência especializada em doulas), as profissionais serão empregadas dessa agência porque a sua(das doulas) atividade se liga à atividade-fim da agência de prestação desse serviço. Recentemente, o Ministério do Trabalho e Emprego —MTE— atualizou a Classificação Brasileira de Ocupações —CBO— (http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/regulamentacao.jsf) incluindo 60 novas ocupações, elevando a 2.619 o número de profissões regulamentadas. A CBO é utilizada pelo MTE para a preparação da Relação Anual de Informações Sociais —RAIS—; na elaboração do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados — CAGED—; no cálculo e fiscalização dos programas do seguro-desemprego e na formulação de políticas públicas de geração de emprego e renda; na declaração do Imposto de Renda; no cadastramento no INSS; no censo educacional e nas pesquisas do IBGE.  Dentre as novas atividades oficialmente reconhecidas estão as doulas.

Mas, nessa questão, os dois lados têm razão.

A primeira coisa a considerar é esta: a doula exerce uma profissão legal e os conselhos regionais de medicina não têm competência para proibir o exercício de nenhuma profissão legalmente reconhecida. A gestante enfrenta no parto um momento crítico de sua vida. Há todo um quadro especialíssimo de inquietação física e psicológica e todo esforço possível para a humanização dessa hora é válido. É compreensível, por esse aspecto, que uma doula que já acompanha a gestante em casa orientando exercícios, respiração, cuidados com o futuro bebê e alimentação e repouso lhe passe segurança e apoio psicológico. Mas o centro clínico de obstetrícia é um feudo sagrado para os médicos. Ali, ele é senhor da vida, e se entende que a presença de uma doula dificulta o seu trabalho, é preciso considerar essa opinião técnica do seu próprio ponto de vista, sem paixão ou partidarismo.

Embora seja indispensável reconhecer que a mulher enfrenta, no momento do parto, a sua realização mais plena e sagrada porque é ali que ela se aproxima do Criador e gera uma nova vida, é também preciso reconhecer que é nesse momento que o médico se aproxima de Deus porque tem nas suas mãos a vida da criadora e a vida da criatura.

No momento do parto, o médico é o senhor da vida e nem mesmo a lei pode dizer o que ele deve ou pode fazer. A lei não decide o destino da vida. É a vida quem decide o destino da lei.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Monica Gusmão

Professora de Direito Civil, Empresarial e Trabalho de várias instituições, entre elas a FGV; membro do Fórum Permanente em Direito Empresarial da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro; autora de várias obras; articulista...

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos