Aos bandidos tudo, aos inimigos o simulacro da Lei

15/08/2016 às 08:58
Leia nesta página:

O golpe de 2016 produziu uma imensa inovação na tradição jurídica brasileira.

“Aos amigos, tudo; aos inimigos, os rigores da Lei”, esta frase atribuída a Getúlio Vargas ajuda a compreender o Brasil do princípio do século XX. Naquela época, a legislação penal em vigor permitia condenações por suspeita e deportações forçadas para a Clevelândia, colônia penal insalubre em que a maioria dos detentos rapidamente morria de doenças tropicais. Mas os presos e deportados nem sempre eram “inimigos do Estado” ou “inimigos do regime”. De fato, policiais e juízes também usaram as Leis para se livrar de seus desafetos.

O adágio que caracterizou o Estado Novo começou a ser superado durante a vigência da CF/1946, mas a democratização do Brasil foi interrompida pelo golpe de 1964. Com medo de retroceder aos padrões civilizatórios do Estado Novo, os tiranos fardados aprovaram uma Constituição Federal que garantia a integridade física e moral dos detentos. As regras escritas eram, porém, ignoradas quando a ditadura lidava com seus adversários: muitos deles foram raptados, torturados e executados sem ter direito ao devido processo legal. Durante o período 1964/1985, portanto, o ditado getulista sofreu uma considerável modificação “Aos amigos da ditadura tudo; aos inimigos nem mesmo os rigores da Lei”.

Em 1988 foi promulgada a Constituição Cidadã, mas a herança maldita de ditadura foi empurrada para debaixo do tapete. O resultado está estampado nas manchetes dos jornais diários: a pena de morte é proibida, mas largamente praticada por soldados das Polícias Militares. A doutrina do “inimigo interno” continua sendo um limitador da atividade política livre da população. Em razão da anistia de policiais e militares que cometeram crimes durante a Ditadura, os policiais se sentem tranqüilos para cometer abusos iguais ou até maiores do que aqueles que correram no período de 1964/1985.

No período que antecede o golpe de 2016, o princípio em vigor nem sempre foi o da CF/88. De fato, por razões de estado ou em virtude do estado lastimável em que se encontrava o Estado de direito, o ditado em vigor foi “Aos amigos quase tudo; a alguns inimigos a Lei”.

A corrupção era um fenômeno corriqueiro e encoberto durante a ditadura. Ela continuou a existir após 1988, mas passou a ser debatida na imprensa (governos Sarney a FHC) e combatida intensamente (governos Lula e Dilma Rousseff). O novo rompimento da legalidade ocorreu justamente porque centenas de deputados e dezenas de senadores corruptos resolveram assaltar o poder para garantir a própria impunidade. A deposição da presidente eleita pelos brasileiros mediante uma farsa equivale, portanto, à remoção da fina camada de verniz civilizatório que recobria o Estado constitucional brasileiro.

Na fase atual o adágio getulista sofreu uma nova mutação. Michel Temer, corrupto que exigiu e recebeu propina de uma grande construtora, nomeou vários Ministros corruptos que, por sua vez, nomearam centenas de corruptos para ocupar os cargos de segundo e terceiro escalão. A nova tirania funciona como uma máfia, cujos princípios básicos são a desonestidade militante e a fidelidade canina ao cappo di tutti capi elevado à condição de presidente da república com ajuda dos juízes que traíram a soberania popular em troca de aumento salarial. Doravante no Brasil a regra será “Aos bandidos tudo; aos inimigos o simulacro da Lei”.

O Brasil tinha duas constituições: uma escrita (a CF/88) e outra costumeira (herdada da ditadura). Nem mesmo a constituição costumeira está em vigor, pois até mesmo a aparência de legalidade se desfez. Voltamos aos bons tempos da Colônia, período em que todos tinham o direito de não ter direitos e, portanto, alguns podiam desfrutar privilégios e impunidade e outros eram tratados como animais valiosos (negros-coisas) ou animais indesejáveis (índios).

Nesse sentido, ninguém deve estranhar a inevitabilidade da queda de Dilma Rousseff, a prisão de Lula e o perdão a Eduardo Cunha, Michel Temer, José Serra, e quadrilha ilimitada dentro e fora do Congresso e do Poder Judiciário.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fábio de Oliveira Ribeiro

Advogado em Osasco (SP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos