Flávio Bolsonaro amparado pelos adversários Jandira Feghali (PCdoB) e Carlos Roberto Osorio (PSDB). Carlos e Jandira são oportunistas?

Leia nesta página:

Infelizmente, brasileiros digladiam entre si, sem saber por qual motivo real. Para muitos brasileiros, o Brasil vive no século XX, cujas políticas mundiais ainda pregam a Guerra Fria. Os direitos humanos, meras palavras.

Flávio Bolsonaro amparado pelos adversários, Jandira Feghali (PCdoB) e Carlos Roberto Osorio (PSDB). Carlos e Jandira são oportunistas?

Flávio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, passou mal durante o debate promovido pela TV Bandeirantes na noite desta quinta-feira, 25. Jandira Feghali (PCdoB) e Carlos Roberto Osorio (PSDB), também candidatos à prefeitura do Rio, prontamente socorreram Flávio. Nas redes sociais e nos sites jornalísticos, os comentários dos internautas foram diversos.

Muitos brasileiros ainda vivem com seus pensamentos no século XX: a Guerra Fria ainda existe, Cuba ainda é isolada do mundo pelos EUA, o Muro de Berlim divide a Alemanha, os norte-americanos ainda estão na Coréia e no Vietnã, os soviéticos comem criancinhas, matam [Stalin] centenas de milhares de pessoas. O Ocidente é uma maravilha, jamais houve violações de direitos humanos.

Jandira e Carlos exerceram algo que está muito, mas muito escasso: cidadania. Aliás, a cidadania que os defensores da pátria defendem é o Utilitarismo antes de 1988: mulheres, negros, indígenas, LGBTs e religiões diversas sem quaisquer direitos humanos. Os utilitaristas que pregam o darwinismo social, a eugenia e EUA versus Comunistas.

A REALIDADE, E NÃO A FANTASIOSIDADE

No artigo Profissionais da área de saúde e as entidades de atendimento médico-hospitalar emergencial diante do CDC, da CF/1988, do CP e do CC, dissertei sobre as responsabilidades dos profissionais da área de saúde. Primeiramente, todos os profissionais dessa área fazem juramentos, que é o juramento de Hipócrates. Também existe o Juramento do Médico (Declaração de Genébra).

Pela legislação pátria:

1) Código Civil (LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002):

“Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.

2) Código Penal (DECRETO-LEI Nº 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940)

“Lugar do crime (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 1984)

Art. 6º - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 1984)”.

“Relação de causalidade (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

Art. 13 - O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)”.

“Relevância da omissão (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

§ 2º - A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

a) tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

Os candidatos que socorreram o filho de Bolsonaro agiram com honra, dever cívico. As normas transcritas acima não perguntam, previamente, as intenções reais de quem socorre. Apenas obrigam [art. 5, II, da CF/88] todos os cidadãos brasileiros, natos ou naturalizados, e os estrangeiros turistas, a exercer a cidadania, a civilidade.

Segundo Jandira, o seu auxílio foi recusado pelo pai do candidato, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC). Quais os motivos? Os candidatos estão disputando o cargo executivo municipal do Rio. Jair Bolsonaro é ex-militar e defensor do Golpe de Militar de 1964. Para ele, Jandira é comunista, e, sendo comunista, não presta. Ou seja, por não prestar, não deve tocar em seu filho, algo como "contaminação". Também, por questões estratégicas, a ajuda de Jandira pode influenciar os leitores, já que a ajuda de Jandira colocaria a seguinte pergunta: comunistas são realmente ruins?

Fato interessante foi o episódio em que Jair Bolsonaro entra no avião e vê, sentado numa poltrona, o deputado Jean Wyllys. Por ironia do destino, o número da poltrona na qual Jair se acomodaria era justamente ao lado de Jean. Jair sentou, Jean saiu. Bolsonaro filmou o acontecimento dizendo quem Jean cometera "heterofobia".

A MÁQUINA ANTROPOFÁGICA

O Brasil vivencia "fobias", "centrismos". Cada qual se julga melhor do que o outro, cada qual defende [utilitarismo] o que seja felicidade para todos. A CF/88 serve para consultas e defesas aos interesses de grupos, não de todos os brasileiros. Pega-se alguma norma constitucional para se defender ato considerado "legal", "justo". A interpretação constitucional não é o procurar de alguma norma para se defender o utilitarismo.

Poucos, ou quase ninguém, tentam defender o art. 3º, da CF/88, muito menos os §§ 2º e 3º, da CF/88.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Sérgio Henrique da Silva Pereira

Articulista/colunista nos sites: Academia Brasileira de Direito (ABDIR), Âmbito Jurídico, Conteúdo Jurídico, Editora JC, Governet Editora [Revista Governet – A Revista do Administrador Público], JusBrasil, JusNavigandi, JurisWay, Portal Educação, Revista do Portal Jurídico Investidura. Participação na Rádio Justiça. Podcast SHSPJORNAL

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos