Plano de saúde:benefício DEMAP

13/01/2017 às 23:24

Resumo:


  • O DEMAP é um benefício para empregados demitidos sem justa causa ou aposentados que contribuíram para o plano de saúde empresarial, permitindo a manutenção da cobertura mediante pagamento integral da mensalidade.

  • Empregados demitidos sem justa causa podem manter o plano de saúde por um terço do tempo de contribuição, com um mínimo de seis meses e um máximo de 24 meses.

  • Aposentados que contribuíram por dez anos ou mais podem manter o plano de saúde indefinidamente, enquanto aqueles com menos tempo de contribuição têm direito a um ano de plano para cada ano de contribuição.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

O DEMAP consiste em benefício concedido a empregados demitidos sem justa causa, bem como a empregados aposentados que contribuíram com plano de saúde empresarial por força de vínculo empregatício. No artigo, constam informações a respeito do benefício.

O DEMAP consiste em um benefício concedido a empregados demitidos sem justa causa, bem como a empregados aposentados que contribuíram com plano de saúde empresarial por força de vínculo empregatício. 

Ao empregado demitido sem justa causa que contribuiu com plano de saúde empresarial por força de vínculo empregatício é assegurado o direito ao benefício do DEMAP, em que o empregado demitido é mantido no plano com as mesmas condições de cobertura assistencial de que se beneficiava, desde que se responsabilize pelo pagamento integral das mensalidades.

O período que o beneficiário tem direito a se manter no plano será de um terço do tempo de permanência no plano de que se beneficiava, sendo o tempo mínimo de benefício de seis meses e máximo de vinte e quatro meses.

Já ao empregado que se aposentar e contribuiu com o plano de saúde por força do vínculo empregatício durante o período mínimo de dez anos, é assegurado o direito de se manter no plano por tempo ilimitado, gozando das mesmas condições assistenciais, desde que assuma o pagamento integral das mensalidades.

Caso o aposenatado tenha contribuído por período inferior a dez anos, o beneficário terá direito a se manter no plano pelo período de um ano para cada ano de contribuição, desde que assuma o pagamento integral das mensalidades.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Eloise Marcon

Advogada atuante na área cível, graduada na PUCRS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos