Divórcio quais são meus direitos?

12/04/2017 às 11:41
Leia nesta página:

Artigo sobre a Ação de Divórcio e os principais direitos dos ex-cônjuges.

Quando a decisão para o divórcio é irreversível e não há qualquer possibilidade de reconciliação do casal, começam a surgir dúvidas sobre vários temas relacionados aos filhos, partilha dos bens, pensão, etc.

Para esclarecer estas dúvidas pontuamos abaixo as que consideramos serem as principais.

Qual o valor da pensão alimentícia para os filhos?

Os alimentos são direitos indisponíveis e deve ser pago obrigatoriamente por quem não está com a guarda dos filhos após a separação de fato ou divórcio.

O valor a ser pago deve ser suficiente para cobrir gastos com alimentação, lazer, educação e moradia, entre outras necessidades que os filhos possam necessitar. Para fixar o valor, o Juiz leva em consideração a necessidade dos menores e a possibilidade de quem vai pagar, ou seja, qual a condição financeira do alimentante (quem paga).

Se quem vai pagar (pai ou mãe) tem emprego fixo, em empresa particular ou serviço público, a pensão é fixada em percentual. Mas a lei não determina qual percentual deve ser fixado pelo Juiz. O Juiz vai analisar as provas do processo e a partir do seu convencimento em relação à necessidade de quem pede alimentos e a possibilidade de quem vai pagar e depois que chegar a uma conclusão, fixa o percentual, ou, quando os pais não tem emprego fixo, fixa em salários mínimos.

A guarda dos filhos ficará com o pai ou com a mãe? Quem decide?

Normalmente a guarda dos filhos menores costuma ficar com a mãe, mas não é regra. Quando há a separação sem o divórcio regulamentado pelo Juiz, a guarda é de fato e somente após o Juiz analisar o pedido de um dos pais das menores, é que ele decidirá com quem o menor deverá ficar.

O Juiz leva em consideração a situação do menor, ou seja, quem dos pais poderá oferecer melhores condições de educação, amor, afeto, segurança, etc.

A guarda poderá ser  compartilhada, ou seja, aquela em que mãe e pai dividem responsabilidades e despesas relacionadas à criação e educação dos filhos. Neste caso, nenhum dos pais detém a guarda total da criança: ela mora com um deles, mas não há regulamentação de visitas.

A outra possibilidade é a guarda unilateral, quando não existe a possibilidade de fazer a guarda compartilhada. Neste caso, o juiz define quem deve ficar com a guarda. Neste caso, após a escolha de quem vai ficar com a guarda, o Juiz regulamenta as visitas de quem não ficou com a guarda, aos filhos.

Partilha dos bens. Quais são meus direitos?

A Partilha dos bens vai depender do regime de bens adotado pelo casal, ao se casarem.

Se o Regime for o da Comunhão de Bens, serão partilhados em 50% todos os bens adquiridos por ambos, antes e depois do casamento. Inclusive os bens recebidos por herança ou doação.

Se o Regime for o da Comunhão Parcial de Bens, serão partilhados apenas os bens adquiridos APÓS O CASAMENTO em 50%. Os bens anteriores ao casamento (bens particulares, não serão partilhados.

Se o Regime for o da Separação Total de Bens, não se partilha nenhum bem adquirido após o casamento.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Alberto Araújo

Sou Advogado há 22 anos em Brasilia com atuação na advocacia consultiva e contenciosa para pessoas físicas e jurídicas. Mestre em Direitos Fundamentais. Professor Universitário.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos