Embargos à execução: uma análise da extensão objetiva e subjetiva do efeito suspensivo

Conheça o manejo do efeito suspensivo nos embargos à execução

09/10/2017 às 17:11
Leia nesta página:

O presente ensaio tem por escopo a explanação sumária da atribuição do efeito suspensivo aos embargos à execução, sem qualquer pretensão de esgotar o tema, trazendo à luz deste artigo notas introdutórias acerca da temática processual executiva.

Os embargos à execução consistem legítimo meio de defesa do devedor dentro da sistemática do processo de execução. A natureza jurídica dos embargos à execução é de ação de conhecimento, sendo esta a forma legítima de resistência do devedor (defesa).

Ora, se a estrutura do processo de execução foi montada sob a finalidade de satisfação do credor, qualquer discussão fora dos atos de satisfação deste deve ser feita por meio de uma ação autônoma, devendo-se inaugurar uma nova relação jurídico-processual, justificando-se, pois, a natureza jurídica de ação autônoma atribuída aos embargos à execução.  

 No tange a garantia do juízo, insta salientar que a partir de 2006, tal ato deixou de ser requisito de admissibilidade dos embargos à execução, desvinculando a defesa da garantia da execução. Mas, faz-se necessária a garantia do juízo para atribuição do efeito suspensivo, de modo que em que pese a garantia do juízo não seja requisito para a admissibilidade dos embargos à execução, é condição para a concessão do efeito suspensivo da execução, bem como a presença de fundamento relevante e de receio de dano irreparável.

 Nesse elastério, o efeito suspensivo dos embargos à execução é efeito atípico diante da própria natureza de ação da medida processual em estudo. Diante disso, caso seja atribuído o efeito suspensivo aos embargos à execução, devemos nos atentar à extensão de tal efeito. Senão vejamos.

A extensão objetiva do efeito suspensivo leva em conta o título executivo extrajudicial, deve-se, portanto, analisar se a matéria alegada nos embargos à execução que gerou o efeito suspensivo controverte ou não a totalidade da execução.

Ad exemplum, se os embargos à execução atacam tão e somente os juros e a correção monetária, a suspensão não se estenderá ao processo inteiro, pois o principal não foi impugnado. Logo, suspende-se o acessório e a execução segue sobre o principal.

Em tal raciocínio, o inverso não é verdadeiro, pois caso os embargos à execução ataquem somente o principal, suspenderá também o acessório, pois este depende daquele.

Por seu turno, a extensão subjetiva do efeito suspensivo atrela-se aos sujeitos do polo passivo da execução, devendo ser analisado se a matéria alegada é comum ou não a todos os litisconsortes passivos.

Nesse sentido, se um litisconsorte passivo opõe embargos alegando matéria que diz respeito somente a ele, a extensão do efeito suspensivo não alcançará os demais, seguindo a execução em face destes. Do contrário, caso a matéria alega diga respeito a todos os devedores (matéria comum) a execução ficará suspensa em face de todos. 

Veja-se que o manejo correto do efeito suspensivo nos embargos à execução é de suma importância para a adoção da estratégia processual tanto no aspecto objetivo (título executivo extrajudicial), quanto no aspecto subjetivo (condição de executado).  

Assuntos relacionados
Sobre o autor
EBRADI

Escola Brasileira de Direito - www.ebradi.com.br A EBRADI – Escola Brasileira de Direito tem como missão transformar a educação jurídica, colaborar para humanização do direito e alçar nosso aluno a um patamar de excelência no mercado de trabalho, e tem como visão ser referência nacional e internacional de qualidade no ensino do direito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos