Efeitos jurídicos do Registro Imobiliário

18/10/2017 às 14:07
Leia nesta página:

O atual artigo visa ao esclarecimento quanto aos efeitos efeitos jurídicos do Registro Imobiliário. Visto que o registro inadequado da propriedade por trazer mazelas significativas ao indivíduo.

Antes de adentrarmos especificamente em todos os efeitos produzidos após o registro imobiliário, resta oportuno salientarmos que a classificação pode variar de doutrinador para doutrinador. Posto isso, é chegada a hora de elencarmos e dissecarmos os efeitos ou princípios inerentes ao registro imobiliário.

1)Publicidade

Realizado o registro, esse ato permite que a população tome ciência das condições específicas em que se encontra o imóvel e a quem ele pertence. Nessa toda, a publicidade possibilita ao titular do imóvel realizar a oposição contra terceiros, caso tentem restringir ou impedir o seu exercício de domínio.

2)Legalidade

A Legalidade determina que é imprescindível a observância as formalidades documentais para a devida incidência dos demais efeitos jurídicos do registro imobiliário. Isto é, para que o registro seja concretizado, resta fundamental a entrega de todos os documentos descritos na legislação específica.

3)Força probante

Nosso país aderiu a linha interpretativa chamada presunção “iuris tantum” da propriedade, ou seja, o ato do registro gera uma presunção relativa de propriedade, pois esta admite prova em sentido contrário.

4)Continuidade

A partir desse efeito temos a tão conhecida cadeia ou corrente registral, constituída pela totalidade das transferências realizadas que envolvam o determinado imóvel.

5)Obrigatoriedade

A Obrigatoriedade aludi a essencialidade do registro imobiliário para a aquisição derivada do imóvel, sendo o registro também um pressuposto para regularizar a propriedade usucapida.

6)Prioridade

De acordo com a Prioridade, é necessária a prenotação no registro imobiliário, tendo prioridade ao registro final aquele que o primeiro prenotou o título. Registra-se o minuto, a hora, o dia, o mês e o ano que o título foi prenotado, possuindo uma eficácia de até 30 dias.

7)Territorialidade

O registro imobiliário obedece um critério de competência segundo uma determinação legal, tendo-se em vista a localização geográfica da coisa na comarca em que ela se encontra.

8)Especialidade

Segundo o princípio da Especialdiade, é fundamental individualizar o imóvel no ato do registro, isto é, deverá conter, minuciosamente, permitindo a sua diferenciação em relação aos demais imóveis existentes.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
EBRADI

Escola Brasileira de Direito - www.ebradi.com.br A EBRADI – Escola Brasileira de Direito tem como missão transformar a educação jurídica, colaborar para humanização do direito e alçar nosso aluno a um patamar de excelência no mercado de trabalho, e tem como visão ser referência nacional e internacional de qualidade no ensino do direito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos