Capa da publicação Adoção por casais homoafetivos: a busca de um direito

Adoção por casais homoafetivos: a busca de um direito

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

4 CONCLUSÃO

A existência de um suposto preconceito por parte do judiciário e pela sociedade diante de casos de casais homoafetivos que possuem interesse em adotar uma criança ou adolescente, faz com que o número de menores em abrigos permaneça estático ou, no mínimo, reduza a velocidade de suas saídas, consequentemente, a esperança daquelas que necessitam de uma família também se dissipa. Podemos analisar-se que a maioria dos casos de casais homoafetivos que entram com essa ação acaba se frustrando diante do impedimento desse sonho.

Há de se acrescentar ainda que a sociedade precisa de uma adequação de conceitos para a diversidade de sexualidade, para que assim possam compreender o homoafetivos e os demais. As legislações existentes só reforçam os direitos que esses cidadãos possuem, não seria necessária a existência de normas que dispõem especificamente para essa minoria de pessoas, visando a não existência de preconceito, como também se faz desnecessário o tratamento diferenciado por parte da legislação para realmente transmitir o que é de todos, o direito de liberdade, igualdade e dignidade humana, se a sociedade tivesse respeito pelo próximo.

Não menos importante, deve ser o olhar para essas crianças e adolescentes que se encontram nestas instituições precárias em relação à atenção às suas necessidades sendo afirmado pelo Estado o direito de proporcionar uma qualidade de vida para os sujeitos institucionalizados por medidas de proteção. Os debates contra o preconceito apresentam obstáculos, pois os burocráticos, conservadores de conceitos ultrapassados infelizmente muitas vezes detêm os cargos de influência e responsabilidade.

Pelo que foi analisado pode-se concluir que, o reconhecimento dos direitos dos casais homoafetivos deve ser uma prática jurídica, que deve vir pela criação de normas jurídicas que disponham claramente sobre esse assunto. Este investimento social é um dos processos necessários para que a sociedade comece a ver essas uniões com olhar mais humanizado, consequentemente, aquelas crianças que merecem uma vida digna, poderão esperar por um futuro mais próspero e serão referências futuro mais próspero e serão referências da não prática de preconceito.


REFERÊNCIAS

BRASIL. Código Civil, Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 8 de outubro de 1988. 8. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013. p.

23-24.

______.  Estatuto da criança e do adolescente: lei no 8.069, de 13 de julho 1990. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

BRITO, F. de A. União afetiva entre homossexuais e seus aspectos jurídicos. São Paulo: Ltr, 2000.  p. 46-47.

CASTRO, M. C. D. Adoção em famílias homoafetivas. Disponível em: <http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/cartilha_adocao.pdf >. Acesso em: 11 dez. 2017.

DIAS, M. B. A família homoafetivas. Disponível em: <http://www.mariaberenice.com.br/uploads/44_-_a_fam%EDlia_homoafetiva.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2017.

______. União homossexual: o preconceito e justiça. Porto Alegre: Advogado, 2001. p. 19-20.

______. União homossexual: o preconceito e justiça. Porto Alegre: Advogado, 2001. p. 29.

FIGUEIRÊDO, L. C. de B. Adoção para homossexuais. Curitiba: Juruá, 2007.

GIRARDI, V. Famílias contemporâneas, filiação e afeto. A possibilidade jurídica da adoção por homossexuais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

MITSCHERLICH, A. A ausência do pai. In: CANEVACCI, M. (Org.). Dialética da família: gênese, estrutura e dinâmica de uma instituição repressiva. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Brasiliense, 1976. p. 238.

NARVAZ, M. G.; KOLLER, S. H. Família e patriarcado: da prescrição normativa à subversão criativa. Porto Alegre, Psicologia e Sociedade, v. 18, n. 01, jan.-abr. 2006.

PEREIRA, P. J.; BOURGET, M. Família representações sociais de trabalhadores da Estratégia Saúde da Família. São Paulo: Saúde e Sociedade, v. 19, n. 3, jul.- set. 2010.

SILVA, J. A. da.  Impactos no direito do trabalho. Visão Jurídica, São Paulo, a.5, v. 63, p. 72-73, jul. 2011.

SILVA JUNIOR, E. D. A possibilidade jurídica de adoção por casais homossexuais. 4. ed. Curitiba: Juruá, 2010.

_____.  Diversidade sexual e direito homoafetivos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.p. 108.

UZIEL, A. P. Homossexualidade e parentalidade: ecos de uma conjugação. In: HEILBORN, M. L. (Org). Família e Sexualidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

ZAMBRANO, E. Mesa: Psicologia, sexualidade, novas configurações familiares e aspectos legais da promoção de direitos. In: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Psicologia e diversidade sexual: desafios para uma sociedade de direitos. Brasília: CFP, 2011.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Luiz Roberto Prandi

Doutor em Ciências da Educação-UFPE Mestre em Ciências da Educação-UNG Especialista em: Metodologia do Ensino Superior Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia Gestão Educacional Gestão e Educação Ambiental Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais Educação Especial: Com Ênfase na Deficiência Múltipla Educação do Campo Gênero e Diversidade Escolar Professor Titular/Universidade Paranaense - UNIPAR

Bárbara Cossettin Costa Beber Brunini

Psicóloga Mestre em Psicologia e Sociedade pela UNESP/ SP, docente de graduação e pós graduação, professora convidada da Escola da Magistratura do Paraná e psicóloga concursada da prefeitura de Icaraima do Estado do Paraná e cedida ao Fórum da cidade de Icaraíma onde exerce a função de psicóloga jurídica.

Vitor Marques de Paula Andrade

Bacharelando em Direito pela Universidade Paranaense - UNIPAR - Umuarama - Paraná.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos