Capa da publicação Preempção ou preferência do arrendatário no caso de venda do imóvel rural arrendado
Artigo Destaque dos editores

Preempção ou preferência do arrendatário no caso de venda do imóvel rural arrendado

Exibindo página 5 de 5
18/01/2018 às 12:10
Leia nesta página:

Referências

ALBUQUERQUE, J. B.Torres de. Direito Agrário no Brasil: Teoria, Prática, Jurisprudência e Legislação. São Paulo: Continental Jurídica Editora e Distribuidora, 2010.

 BARROS, Wellington Pacheco. Curso de Direito Agrário. 5. ed. rev. e atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

 BORGES, Paulo Torminn. Institutos básicos do Direito Agrário. São Paulo: Saraiva, 1998.

CABELEIRA, Imar Santos. Dos contratos de arrendamento rural e parceria rural. Rio de Janeiro: Aide, 1985.

COELHO, José Fernando Lutz. Contratos agrários: uma visão neo-agrarista, Curitiba: Juruá, 2006, p. 185.

COSTA, José Bezerra. Arrendamento rural: direito de preferência. Goiânia: AB, 1993.

DEMETRIO, Nelson. Doutrina e prática do direito agrário. São Paulo: Pró-livro, 1980.

FERREIRA, Pinto. Curso de direito agrário. São Paulo: Saraiva, 1994.

FERRETO, Vilson. Contratos Agrários: Aspectos Polêmicos. São Paulo: Saraiva, 2009.

LARANJEIRA, Raymundo (Coord.). Direito Agrário Brasileiro. São Paulo: LTr, 1999.

11.  GALLI, Gabriel Cardoso. Direito de preferência do arrendatário de imóvel rural em caso de venda judicial.  In http://bernardojorge.adv.br/direito-de-preferencia-do-arrendatario-de-imovel-rural-em-caso-de-venda-judicial/, acessado em 3-1-2018.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: contrato e atos unilaterais de vontade, v. III. 3ª Ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 52.

LIMA, Rafael Augusto de Mendonça. Direito agrário: estudos. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1977.

___________________________. Direito agrário. Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

 LUZ, Tobias Marini de Salles. A abrangência do termo alienação no direito de preferência do contrato de arrendamento rural. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 21, n. 4843, 4 out. 2016. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/51631>. Acesso em: 3 jan. 2018.

MACHADO, Antonio Luiz Ribeiro. Manual prático dos contratos agrários e pecuários. São Paulo: RT, 1979.

______________________________. Manual prático dos contratos agrários e pecuários. São Paulo: Saraiva, 1991.

MARQUES, Benedito Ferreira. Direito Agrário Brasileiro, 9ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2011.

OPTIZ, Oswaldo e OPTIZ, Silvia C.B. Contratos de Direito Agrário, 5ª Edição rev. e atual., Porto Alegre: Síntese, 2000.

________________________________. Curso completo de direito agrário. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil: contratos, declaração unilateral de vontade, responsabilidade civil, v. III, 12ª Ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2007, p. 38.

PETTERSEN, Altamir; MARQUES, Nilson. Uso e posse temporária da terra (arrendamento e parceria). São Paulo: Pró-livro, 1977.

RAMOS, Helena Maria Bezerra. Contrato de arrendamento rural: teoria e prática. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2013.

OPTIZ, Silvia C. B.; OPTIZ, Oswaldo. Curso completo de direito agrário. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

SILVA, De Plácido e. Vocabulário Jurídico. Rio de Janeiro: Forense, 1990. v. I a IV.

SODERO, Fernando Pereira. Direito agrário e reforma agrária. 2. ed. rev. e atual. por Fernando Pereira Sodero Filho. Florianópolis: OAB/SC, 2006.

SOUSA, João Bosco Medeiros de. Direito agrário: Lições básicas. São Paulo: Saraiva, 1994.

 TRENTINI, Flavia  e  DARIO, Bruno Baltieri. Direito do Agronegócio - Aplicação do direito de preferência no contrato de arrendamento. In https://www.conjur.com.br/2017-set-15/direito-agronegocio-aplicacao-direito-preferencia-contrato-arrendamento, acessado em 3-1-2018.

TRENTINI, Flavia. Teoria Geral do Direito Agrário Contemporâneo. São Paulo: Atlas, 2012.

VARELLA, Marcelo Dias. Introdução ao direito à reforma agrária: o direito face aos novos conflitos sociais. São Paulo: Leud, 1998.

ZENUN, Augusto Elias Jorge. O direito agrário e sua dinâmica: comentários, legislação e formulários. 2. ed. São Paulo: Leud, 1986.

_________________________. O direito agrário e sua dinâmica. Campinas: Copola, 1997.


Notas

[1] SILVA, De Plácido e. Vocabulário Jurídico. Rio de Janeiro: Forense, 1990. v. I a IV, p. 421.

[2] OPTIZ, Oswaldo e OPTIZ, Silvia C.B. Contratos de Direito Agrário, 5ª Edição rev. e atual., Porto Alegre: Síntese, 2000, p. 56.

[3] GALLI, Gabriel Cardoso. Direito de preferência do arrendatário de imóvel rural em caso de venda judicial.  In http://bernardojorge.adv.br/direito-de-preferencia-do-arrendatario-de-imovel-rural-em-caso-de-venda-judicial/, acessado em 3-1-2018.

[4] LUZ, Tobias Marini de Salles. A abrangência do termo alienação no direito de preferência do contrato de arrendamento rural. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 21, n. 4843, 4 out. 2016. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/51631>. Acesso em: 3 jan. 2018.

[5] OPTZ, Oswaldo; OPTZ, Silvia C.B. Curso Completo de Direito Agrário. Op. Cit. p. 286.

[6] PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil: contratos, declaração unilateral de vontade, responsabilidade civil, v. III, 12ª Ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2007, p. 38.

[7] GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: contrato e atos unilaterais de vontade, v. III. 3ª Ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 52.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

[8] FERRETO, Vilson. Contratos Agrários: Aspectos Polêmicos. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 153.

[9] BORGES, Paulo Torminn. Institutos básicos do Direito Agrário. São Paulo: Saraiva, 1998. p. 99.

[10] DEMETRIO, Nelson. Doutrina e prática do direito agrário. São Paulo: Pró-livro, 1980, p. 180.

[11] DEMETRIO, Nelson. Op. Cit., p. 178. “E como decorre do preceito legal, tem o arrendatário preferência na aquisição da área que arrenda, unicamente, mas não pode exercer o direito de preferência sobre a totalidade do imóvel, consequência que lhe é vedada sobre área que não arrenda, embora integrante do mesmo imóvel que é objeto do arrendamento, a Lei nº não lhe deferiu para a área remanescente, qualquer direito exclusivista de preferência”.

[12] Idem, p. 178.

[13] Idem, p. 171.

[14] ZENUN, Augusto Elias Jorge. O direito agrário e sua dinâmica: comentários, legislação e formulários. 2. ed. São Paulo: Leud, 1986, p. 317.

[15] DEMETRIO, Nelson. Op. cit., p. 173.

[16] Idem, p. 173: Carlos MAXIMILIANO escreve a respeito de eventuais antinomias entre a Lei e o respectivo regulamento: “– É possível distinguir a Lei do regulamento, desde o momento em que se note que a Lei tem por objeto declarar o direito, ao passo que o regulamento tem por objeto desenvolvê-lo e adaptá-lo à sua aplicação. Por isso, a atribuição de direitos ou a imposição de obrigações generalidades dos cidadãos é objeto da exclusiva competência da lei” (Comentários à Constituição Brasileira, p. 341). Nesse pensamento, ensina PONTES DE MIRANDA: “Onde se estabelecem, alteram, ou extinguem direitos, não há regulamentos, – há abuso de poder regulamentar, invasão da competência do Poder Legislativo. O regulamento não é mais do que auxiliar das leis, auxiliar que só pretende, não raro, o lugar delas, mas em que possa, com tal desenvoltura, justificar-se e lograr que o elevem à categoria de lei´” (Comentários à Constituição de 46, t. III, 4. ed., p. 121). Ocorridas eventuais antinomias entre a Lei e seu regulamento, afastando-se este da lei, é inconstitucional, cumprindo o Poder Judiciário dizê-lo, como precípua decorrência do judicial control, impondo o restabelecimento do equilíbrio hierárquico das leis. O regulamento discricionário quanto aos meios a proferir, tem, entretanto, natural limite, porque lhe cabe a ação de se conduzir à exata e fiel execução da lei, sem alterá-la, porque a isto cometeria grave abuso. A regra a conciliar a esse respeito, uma aparente ingerência discricionária do Poder Executivo na órbita de ação do legiferante, é a de que concede o regulamento, direito de opção do arrendatário em escolher a adjudicação do imóvel alienado, sem a devida notificação prévia, ou haver indenização por perdas e danos, derivada do descumprimento à obrigação legal, fundada nos efeitos da obrigação, como direito exclusivo. A coerência desta razão se fundamenta no fato de que o direito de preferência está, primacialmente, atendendo de forma exclusiva o corolário emanado da norma protetiva, de facultar o acesso à terra, como seu proprietário, o arrendatário que nela vem cultivando, em caráter funcional permanente, porque, em contrário, estaria patenteada a ingerência de um poder na competência exclusiva de outro, com considerável prejuízo ao princípio hierárquico das leis. Essa forma de ser considerada opção entre o direito à adjudicação ou reparação em perdas e danos pela infringência do preceito do preceito, é a mais aceita pelas doutrinas versadas da matéria e de nossa jurisprudência convergente ao assunto.

[17] ZENUN, Augusto. Op. Cit. p. 317.

[18] Recurso especial. Arrendamento de imóvel rural. Estatuto da Terra, art. 92, § 4º. Ação de preempção. Requisitos. Depósito do preço. Condição de procedibilidade da ação. 1. O art. 92, § 4º, da Lei nº 4.504/64 submete o exercício do direito de preferência do arrendatário de imóvel rural não notificado a dois requisitos, o depósito do preço e que a a ação seja ajuizada no prazo de seis meses a contar do registro da alienação no cartório imobiliário. 2. A prova do depósito do preço para adjudicação do bem, na petição inicial, é condição de procedibilidade da ação. (STJ – 3ª T. – REsp. 824.023/MS – Rel. Min. Sidnei Beneti – j. em 18.05.2010 – DJ 18.06.2010).

[19] OPTIZ, Oswaldo; OPTIZ, Silvia C. B. Op. Cit., p. 139.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Helena Maria Bezerra Ramos

Bacharel em Direito pela UFMT; Desembargadora do TJ/MT; Professora do ICEC/Cuiabá (UNIP) e Mestre em direito civil pela PUC/SP.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

RAMOS, Helena Maria Bezerra. Preempção ou preferência do arrendatário no caso de venda do imóvel rural arrendado. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 23, n. 5314, 18 jan. 2018. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/63503. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos