A Comercialização de mercadorias contrafeitas no Brasil.

Breve análise sobre a prática habitual da comercialização de mercadorias contrafeitas no Brasil.

10/04/2018 às 15:22
Leia nesta página:

Por que são comercializadas mercadorias falsificadas de diversas marcas em vários pontos do país, e a prática não é coibida e nem erradicada? Onde o sistema jurídico está sendo omisso?

Você já se perguntou por que anda nas ruas das cidades brasileiras e encontra vasto comércio de produtos falsificados a venda?

Hoje, nossa legislação para coibir essa pratica ainda não é suficiente.

No Código Penal temos o artigo 334-A, que fora atualizado no ano de 2014, com o advento da Lei 13.008, onde adulterou a tipificação dos crimes de contrabando e descaminho, fazendo com que cada um tenha suas próprias distinções e possam tutelar seus bens jurídicos, que se diferem.

O descaminho é o crime cometido quando um agente comercializa mercadorias que não são proibidas, mas tenta se livrar, ilude, engana, frauda o pagamento de direito ou imposto que normalmente recairia sobre as elas. Esse tipo de prática causa dano ao erário.

Diferentemente do Contrabando (art. 334-A CP - Lei 13.008/14), que ocorre quando inserida, exportada, vendida, adquirida, exposta ou mantida em depósito mercadorias contrafeitas. O que se tutela aqui é a Administração Pública, as fronteiras e os interesses da união, bem como, saúde pública, isonomia na concorrência de mercado e etc.

Mas, se temos o desmembro dos crimes, realizado recentemente (em 2014) para que o crime tipificado no art. 334-A do CP tivesse penas mais severas, porque ainda sim houve avanço na referida prática?

O debate está em torno do entendimento jurisprudêncial do nosso Supremo Tribunal Federal.

Para tanto, a jurisprudência é no sentido de que quando ocorre uma apreensão de roupas, acessórios, produtos e diversas mercadorias contrafeitas o Supremo entende que não é a União interessada na conduta. E sim as indústrias que obtém marcas que são o objeto da falsificação.

A Lei 9279/96 é a lei de proteção a propriedade industrial e em seu artigo 190 prevê:

Art. 190. Comete crime contra registro de marca quem importa, exporta, vende, oferece ou expõe à venda, oculta ou tem em estoque:
I – produto assinalado com marca ilicitamente reproduzida ou imitada, de outrem, no todo ou em parte; ou
II – produto de sua indústria ou comércio, contido em vasilhame, recipiente ou embalagem que contenha marca legítima de outrem.
Pena – detenção de 1 (um) a 3 (três) meses, ou multa.

Assim, a Lei de Proteção a Propriedade Industrial, pelo principio da especialidade, é arguida em sede de defesa contra quem comete o crime de contrabando, isso porque o entendimento é que a indústria deve ter seu bem jurídico protegido, para não ocorrer a incerteza no mercado para investidores.

O ponto prejudicial desse entendimento é que, a ação nos casos da Lei 9279/96 é originária de ação privada, ou seja, somente a parte ofendida (a indústria que sofreu falsificação em sua marca) é que pode demandar juridicamente. Fato que não acontece, seja por as empresas acharem irrelevantes o dinheiro e tempo gasto com ações desse tipo, seja por falta de conhecimento da apreensão de produtos contrafeitos.

E é por esse fundamento, que os comércios de mercadorias contrafeitas crescem, e lucram, no país.

O pensamento crítico divaga nesse ponto: A União não tem interesse em receber impostos sob essas mercadorias comercializadas em toneladas pelo país? A saúde pública não teria que ser primazia nos interesses públicos, pois muitas mercadoras contrafeitas causam danos aos que utilizam? O mercado não fica mais incerto para investimento, uma vez que a cultura da população em geral é utilizar o critério do valor, e não da qualidade, em sua maioria?

Apesar de modificado a tipificação do crime de contrabando, e ter sido posto de maneira mais severa, ainda o princípio da especialidade das normas prevalece, afagando o bem jurídico que deveria ser tutelado em prol da nação.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos