Ações de despejo

03/07/2018 às 09:57
Leia nesta página:

Ação de despejo e espécies previstas em lei. Por falta de pagamento, descumprimento de cláusula contratual, com retomada imotivada (denúncia vazia) e com retomada motivada (motivos previstos em lei).

A ação de despejo

Trata-se de medida judicial para reaver o imóvel locado, independente do fundamento (art. 5º, da Lei n.° 8.245/91). Ressalvadas as exceções para a imissão de posse (concedida em casos de desapropriação - artigo 5º, parágrafo único, da Lei n.° 8.245/91), assim como na reintegração de posse concedida nos casos de locação para empregado).

Espécies de Ações de Despejo

As ações de despejo poderão apresentar espécies variadas, conforme é possível aferir da leitura do artigo 59, da lei Lei n.° 8.245/91. São elas:

· Ação de despejo por falta de pagamento.

· Ação de despejo por descumprimento de cláusula contratual.

· Ação de despejo com retomada imotivada (denúncia vazia).

· Ação de despejo com retomada motivada (motivo previsto em lei).

Ação de Despejo por Falta de Pagamento

As ações por falta de pagamento refletem a ausência de cuidado dos administradores na escolha de cuidado dos administradores na escolha do locatário, bem como da indicação das garantias locatícias.

O ajuizamento da ação de despejo por falta de pagamento poderá ser realizado no dia seguinte à data fixada para o pagamento. A partir desta data, o locatário estará responsável por todos os ônus contratuais decorrentes da mora.

Todavia, se o locatário almejar continuar com a locação, deverá servir-se da “purgação da mora” (artigo 62, II, III, da Lei n° 8.245/91).

O prazo para “purgar a mora” é de 15 dias, contados da citação. Nesse prazo, o locatário poderá depositar o valor total da dívida, incluídos os aluguéis vencidos, as custas judiciais, a multa, os juros e os honorários advocatícios.

Uma vez quitada a dívida, a locação prosseguirá como se em nenhum momento tivesse ocorrido a falta de pagamento.

Se houver a promoção da ação de despejo por falta de pagamento e houver a comprovação do locativo já tiver sido pagou, ou houver a necessidade da compensação pelos valores das contribuições condominiais extraordinárias pagas pelo locatário, inexistirá objeto para o locatário “purgar a mora”.

Número de vezes para purgar a mora, nos termos do artigo 62, parágrafo único, da Lei nº 8.245/91, o locatário poderá proceder dessa forma 2 vezes no período de 2 meses.

Ação de Despejo por Descumprimento Contratual

O descumprimento contratual, de acordo com o artigo 9°, II, da Lei nº 8.245/91 é uma das motivações da ação de despejo. Trata-se de uma ação complexa, demorada e onerosa, ensejando a comprovação do argumento apresentado.

Ao lado da comprovação do descumprimento contratual, o magistrado verificará se a condição imposta é justa, lícita, sanável ou insanável. Em alguns casos, como por exemplo a realização de obras, será necessária a apreciação por um perito, acarretando onerosidade processual.

Figurando como descumprimento contratual, tem-se a locação de bem mobiliado, sendo entregue sem a sua complementação; a sublocação não autorizada; a realização de alterações ou obras sem autorização do locador e a alteração da finalidade da locação contratada.

Ação de Despejo por Denúncia Vazia Simples

Para a ação de despejo motivada pura e simplesmente nas previsões legais, bastará a apresentação da fundamentação para que a mesma seja acatada. O prazo para o oferecimento da contestação será de 15 dias e somente terá eficácia no mérito se for centrada nos seguintes motivos:

· Inexistência ou vício de notificação premonitória.

· Ausência das hipóteses previstas em lei

· Ajuizamento da ação fora do prazo legal.

· Existência de vícios processuais.

Há de se atentar, no entanto, para os contratos que vigeram com prazo superior a 30 meses e que se tornaram por prazo indeterminado: o locatário, através da faculdade que lhe concede a lei, poderá acatar a desocupação do imóvel, sendo-lhe concedido, como prêmio geral, o prazo de 6 meses para tanto, ademais da liberação dos ônus do pagamento das custas e honorários advocatícios (artigo 61, da Lei n° 8.245/91).

Ação de Despejo por Denúncia Motivada

O artigo 47 da Lei nº 8.245/91 elenca as inúmeras hipóteses em que o locador poderá pedir o imóvel para o locatário. São elas:

· Uso próprio, ascendente ou descendente, cônjuge ou companheiro.

· Realização de obras ou alteração das características essenciais do imóvel.

Frisamos que os motivos deverão ser verdadeiros e devidamente comprovados desde a propositura da ação. Presumem-se verdadeiros os motivos fundados no uso próprio ou familiares, que comprovadamente não possuam imóvel residencial próprio no mesmo município. Mas cuidado, se a motivação for julgada improcedente e houver o reconhecimento da má fé do locador, ele poderá vir a ser responsabilizado através de sanções financeiras e criminais.

Ação de Despejo Compulsório

Nos termos do artigo 65 da Lei nº 8.245/91, o magistrado poderá determinar o despejo compulsório, através de oficial de justiça, o qual poderá valer-se do auxílio policial e arrombamento se necessários.

Tal procedimento somente será cabível após a decisão de primeiro grau e depois de notificado o locatário para que proceda à desocupação do imóvel no prazo de 15 ou 30 dias (artigo 63, da Lei nº 8.245/91). O prazo da notificação será variável, conforme tenha perdurado a tramitação do processo até a sentença.

Os bens que guarnecem o imóvel, pertencentes ao locatário, serão colocados num depósito público ou guarda-móveis particular (artigo 65, § 1° da Lei n° 8.245/91) e somente poderão ser retirados mediante pagamento das despesas de armazenamento e autorização judicial.

Ação de Despejo Compulsório Liminar

Embasado no artigo 59, §1º, da Lei nº 8.245/91, o despejo poderá ser decretado sem a prévia manifestação do locatário, no prazo de 15 dias, para que proceda a desocupação voluntária. Não sendo cumpridas as determinações legais, o despejo será compulsório, já que a contestação somente será efetivada após a decretação do despejo.

Nesse diapasão, as hipóteses para a incidência do despejo compulsório liminar são as seguintes:

· Quando o locatário descumprir o acordo escrito celebrado pelas partes e com a assinatura de duas testemunhas, no qual tenha sido ajustado um prazo de 6 meses para a desocupação do imóvel, contados da data da assinatura do acordo.

· Quando, comprovadamente, ocorrer a rescisão do contrato de trabalho nas locações realizadas pelo empregador em favor do empregado.

· Quando do término da locação por temporada, desde que não haja decorrido o prazo de 30 dias entre o vencimento do contrato e ajuizamento do despejo.

· Quando falecer o locatário sem deixar sucessor legítimo na locação, permanecendo no imóvel pessoas não autorizadas por lei.

· Quando o sublocatário permanecer no imóvel depois da extinção do contrato de locação.

Observe-se que a retomada compulsória somente ocorrerá em casos excepcionais, não figurando a mesma como regra primordial.

Ação de Despejo por Abandono do Imóvel pelo Locatário

Por vezes, o locatário abandona o imóvel depois de ajuizada a ação de despejo.  Nesses casos, após a verificação pelo oficial de justiça do abandono do imóvel, o magistrado viabilizará a imissão na posse do mesmo (artigo 66, da Lei n° 8.245/91), decretando a extinção do processo.

De outra banda, se o locatário abandonar o imóvel antes do ajuizamento da ação de despejo, o locador, ainda assim, deverá ajuizar a ação de despejo, visto ser essa a única forma de extinguir o contrato de locação. Frisamos que o abandono do imóvel não traz consigo a presunção da existência de rescisão contratual.

Há de se observar, no entanto, que o locador somente poderá ingressar no imóvel mediante ordem judicial. Se houver a retomada do imóvel sem a autorização judicial, o locador correrá o risco de ser responsabilizado por danos praticados, como a invasão de domicílio.

Créditos: ULBRA

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Francisco Machado Egito

Advogado com pós-graduação em Direito Imobiliário e pós-graduação em Direito Notarial e Registral. Graduado em Gestão de Negócios Imobiliários. Administrador de condomínios e imóveis. Graduado em administração e contabilidade. Sólida experiência em negócios imobiliários. Professor universitário nas disciplinas de Direito Condominial, tributação em negócios imobiliários e Aspectos contábeis, tributários e previdenciários em condomínios. Coordenador da pós graduação em Direito e Gestão condominial e da pós graduação em Direito Condominial. Mestrando em administração pela UFF. Presidente da comissão de Direito Condominial da ABA-RJ. Coordenador da Comissão de Contabilidade Condominial do CRC-RJ. Membro das comissões de Direito Imobiliário da OAB Niterói e OAB RJ.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos