Ilegalidade na compensação de “seguro-desemprego indevidamente recebido” já prescrito

15/07/2018 às 18:36
Leia nesta página:

O MTE decide que parcelas foram recebidas indevidamente e suspende o pagamento em futura nova requisição de seguro-desemprego, inclusive aquelas prescritas, onde o presente texto irá tratar da sua (i)legalidade.

O Ministério do Trabalho e Emprego tem adotado formas pouco ortodoxas de promover a cobrança da restituição de valores do seguro-desemprego recebidos indevidamente.

A despeito de qualquer procedimento administrativo que forneça ao trabalhador a chance defender-se das imputações que recaem sobre si, o MTE decide que parcelas foram recebidas indevidamente e suspende o pagamento em futura nova requisição de seguro-desemprego.

Posteriormente, ingressado com pedido de seguro-desemprego pelo trabalhador, o MTE lhe oportuniza duas escolhas para receber as novas parcelas: ou paga de uma só vez o total do débito ou aceita a compensação (está sendo possível por força do art. 2º da Resolução nº 619/2009 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador-CODEFAT).

Não aceitando nenhuma das duas hipóteses, o trabalhador não recebe seu benefício, ficando sem escolha e acatando, via de regra, a compensação, por lhe ser menos danosa.

No entanto, vem ocorrendo casos de cobrança mediante compensação referente a valores recebidos indevidamente a título de seguro-desemprego a mais de 05 (cinco) anos.

No entanto, segundo a Resolução nº 91 do CODEFAT, em seu art. 1º, é de 5 (cinco) anos o prazo para restituição de parcelas de seguro-desemprego recebidas indevidamente, decorrido esse prazo, prescreve o direito da União em haver referidos valores.

Ainda que se diga que o trabalhador, ao assinar qualquer documento autorizando a compensação, a tenha consentido, cabe salientar que ele ficou sem opção de opor-se à conduta do MTE; ou aceita a proposta, ou fica sem receber o recurso. Em casos como tal, preceitua o art. 151, caput, do Código Civil que “A coação, para viciar a declaração da vontade, há de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens”. Além disso, preceitua o art. 171 do mesmo Diploma que além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio por vício resultante coação.

Outrossim, o Código Civil, em seu art. 214, define que “A confissão é irrevogável, mas pode ser anulada se decorreu de erro de fato ou de coação”, e em seu art. 849, diz que “A transação só se anula por dolo, coação, ou erro essencial quanto à pessoa ou coisa controversa”.

Assim, havendo a cobrança desses valores prescritos, tal atitude é contrária à lei, de modo que configura ilegalidade, passível de reversão judicial, por Mandado de Segurança (Lei 12.016/09), se dentro do prazo de 120 dias da negativa, ou ação de obrigação de fazer após esse interregno.

Veja-se precedente em caso semelhante:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. SEGURO-DESEMPREGO. PARCELAS RECEBIDAS INDEVIDAMENTE. COMPENSAÇÃO. PRESCRIÇÃO. . Segundo entendimento desta Corte é devida a restituição de eventual indébito relativo a pagamento indevido de seguro-desemprego, mediante a compensação com valores relativos a novo benefício. . Ocorre que a Resolução CODEFAT nº 91 prevê em seu art. 1º o prazo de 5 anos para restituição de parcelas de seguro-desemprego recebidas indevidamente. Na hipótese, tais parcelas referem-se ao período de 19/12/1994 a 20/03/1995, de modo que é evidente a ocorrência da prescrição. . Mantida a liberação do benefício.

(TRF4, AG 5047272-91.2016.4.04.0000, QUARTA TURMA, Relator LUÍS ALBERTO D'AZEVEDO AURVALLE, juntado aos autos em 26/01/2017)

Sendo assim, a cobrança mediante a compensação de parcelas do “seguro-desemprego recebidas indevidamente” a mais de 05 (cinco) é ato ilegal, passível de revisão pelo Poder Judiciário para liberação do benefício.

Imagem: pixabay

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Aphonso Vinicius Garbin

Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos