Capa da publicação Delito de hermenêutica e o uso seletivo da ação de improbidade
Capa: pixabay @succo
Notícia Destaque dos editores

O delito de hermenêutica instituído e punido, no Brasil, por meio da Lei de Improbidade Administrativa

15/07/2017 às 13:13
Leia nesta página:

O texto representa uma crítica ao comportamento, no Brasil, relacionado ao delito de hermenêutica, que existe, dependendo de quem é o intérprete da lei.

A lei de abuso de autoridade está tramitando no Congresso Nacional e surgiu por lá um dispositivo que foi interpretado como o malfadado “delito de hermenêutica”. Houve um autêntico levante do Poder Judiciário e do Ministério Público, seus sindicatos, associações, entidades de bairro etc. e tal, contra o dispositivo, chegando ao ponto de o Juiz Sérgio Moro ir às mídias criticar  a norma. Segundo todos eles, interferia na independência do juiz e do promotor, era um grave atentado ao judiciário e ao MP, que o demônio estava se transferindo para o Brasil com seus piores diabos.

No julgamento da chapa Dilma-Temer, a sociedade inteira esperava a cassação dela, mas os brasileiros tiveram de suportar o “voto de Minerva” do Presidente do TSE, contrário a tudo e a todos. De quebra, um Ministro deu chilique lá porque também é fruto de delação premiada. Fez gestos de cortar a cabeça com as mãos e tudo mais. A interpretação da lei que eles fizeram não foi considerada “delito de hermenêutica” e ninguém foi submetido a ação de improbidade administrativa.

A presidente Dilma Roussef foi cassada, mas o presidente do Supremo Tribunal Federal fez uma interpretação que a comunidade jurídica considerou inconstitucional, porque ele não cassou os direitos políticos dela. Inédito! Perplexidade total! A interpretação da lei não foi considerada “delito de hermenêutica”, e ninguém foi submetido à ação de improbidade administrativa.

A Constituição da República diz que “ninguém será considerado culpado antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória”. Surgiu dissídio jurisprudencial de que, a partir da confirmação da condenação em segunda instância, era possível o cumprimento de mandado de prisão, mesmo sem o tal “trânsito em julgado”, mesmo contra o teor literal da Constituição. A celeuma foi submetida ao plenário do STF e, por maioria de votos, foi decidido que era possível o cumprimento do mandado de prisão. Pois bem! Apesar dessa interpretação ser contra o texto literal da Constituição, não foi considerada “delito de hermenêutica”, e ninguém foi submetido à ação de improbidade administrativa.

Chegou um recurso ou Habeas Corpus – não me lembro bem – e o decano do STF mandou soltar o preso, dizendo que não havia ocorrido o trânsito em julgado, e ele não era “considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória”. Ocorre que o decano participou da votação no plenário que decidiu que era possível o cumprimento do mandado após confirmação da condenação em segunda instância. Porém, o decano foi voto vencido. Então, mesmo tendo sua interpretação monocrática sido contra a majoritária do pleno do STF, isso não foi considerado “delito de hermenêutica”, e ele não foi submetido à ação de improbidade administrativa.

 O Ministério Público Federal entendeu que pode dar imunidade absoluta em caso de delação premiada, tese que não coaduna com qualquer comentário sério sobre este instituto, contra suas origens norte-americanas, de onde foi importado e ao arrepio do que os juristas brasileiros propalam sobre ela. Concedeu a impunidade descaradamente à JBS, diante dos brasileiros atônitos, que tinham esperanças que o STF fosse determinar limites e definir parâmetros afim de corrigir esse equívoco. O STF sufragou tudo que o MPF fez. A interpretação do MPF, tanto quanto a interpretação do STF foi considerado “delito de hermenêutica, ninguém foi submetido à ação de improbidade administrativa.

Lá no Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo, existe um Delegado em fim de carreira.

Delegado é aquele personagem cuja existência está expressa na Constituição Federal. Sua atividade e atribuições têm assento constitucional; aliás, é o único servidor policial que, na Carta Magna, tem assento. Além da direção da Polícia Judiciária, a  atividade do Delegado é expressa nos artigos 4º a 23 e 301 a 309, do Código de Processo Penal, Decreto-Lei 3689/1941, entre outras disposições deste mesmo Estatuto. Sua atividade é supinamente jurídica, como se pode perceber, inclusive, pela resolução do CNJ, que diz o que é e o que não é atividade jurídica. A menção expressa de que a atividade do Delegado é Jurídica não consta apenas de diversas Constituições dos Estados Federados Brasileiros, sua autonomia está expressa pelo Estatuto da Investigação Criminal Brasileira, Lei 12.830/2013.

Então, lá no Mogi, realmente, o Delegado encontrou sua cruz.

Ele acreditou que a Constituição, o Código de Processo Penal, o Estatuto da Investigação Criminal Brasileira e tantas outras normas que disciplinam sua atividade, garantindo sua autonomia em prol da sociedade, estão em vigor. Ledo engano!

Chegou uma ocorrência envolvendo drogas que ele RESOLVEU e DECIDIU que era infração de menor potencial ofensivo, que não se tratava de tráfico de drogas. Fundamentou sua decisão e decidiu o fato que lhe foi apresentado.

Adivinhem o que aconteceu?

Vamos lá... ganha um doce quem conseguir....

Uma paçoquinha...

Vamos! Você consegue...

Sim, isso mesmo!

O Ministério Público decidiu que ele cometeu “delito de hermenêutica”, e interpôs ação de improbidade administrativa.

O Poder Judiciário, por sua vez, sentenciou que era... vamos lá... duas paçoquinhas, agora.... Delito de hermêutica!

O Delegado foi condenado, perdeu o cargo, foi proibido de contratar com o Poder Público e tem de pagar multa.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Captaram?

Delito de hermenêutica não pode...

... dependendo do lugar em que você está!


http://www.conjur.com.br/2017-jul-10/delegados-repudiam-condenacao-colega-perdeu-cargo

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Luís Carlos de Almeida Hora

Delegado de Policia em Rondônia

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

HORA, Luís Carlos Almeida. O delito de hermenêutica instituído e punido, no Brasil, por meio da Lei de Improbidade Administrativa. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5127, 15 jul. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/noticias/59072. Acesso em: 23 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos