Artigo Destaque dos editores

As quarenta recomendações do GAFI: hard law ou soft law?

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

[1] Luigi FERRAJOLI, jusfilósofo italiano, por exemplo, defende a relativização do Estado e da sua Soberania em prol dos direitos humanos, fazendo valer as normas internacionais frente aos comportamentos estatais contemporâneos. Segundo ele: “Repensar o Estado nas suas relações externas, à luz do Direito Internacional de hoje não é diferente de pensar o Estado na sua dimensão interna à luz do Direito Constitucional. Isso significa ler a conduta dos Estados em suas relações entre si e com os seus cidadãos – as guerras, massacres, tortura, opressão da liberdade, as ameaças ao ambiente, as condições de pobreza e de fome em que vivem massas exterminadas pelos homens – não como males naturais, nem como mera ‘injustiça’ contra um utópico dever moral ou político, mas com tantas violações legais têm de ser comparados com o Direito Internacional existente que já está inscrito em seus princípios fundamentais”. Tradução nossa. (FERRAJOLI, Luigi. La sovranità nel mondo moderno. Nascita e crisi dello Stato nazionale. Roma-Bari: Gius. Laterza & Figli Spa, 1997. p. 45).

[2] MENDONÇA, Alberico. As Recomendações da FATF/GAFI: soft ou hard law? Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília. Disponível em file:///C:/Users/Deolpol%20UIP/Downloads/2618-8725-1-PB.pdf. Acesso em 11.05.2021.

[3] CORRÊA, Luiz Maria Pio. O Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI): Organizações Internacionais e crime transnacional. Brasília: ed. FUNAG, 2013, p. 86.

[4] Carta das Nações Unidas. Artigo 25. Os Membros das Nações Unidas concordam em aceitar e executar as decisões do Conselho de Segurança, de acordo com a presente Carta. Artigo 103. No caso de conflito entre as obrigações dos Membros das Nações Unidas, em virtude da presente Carta e as obrigações resultantes de qualquer outro acordo internacional, prevalecerão as obrigações assumidas em virtude da presente Carta.

[5] A Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados é a Convenção das Convenções, tendo sido promulgada no Brasil por meio do Decreto Presidencial n. 7.030/09. Logo no seu Preâmbulo, um dos seus Considerandos esclarece: "Constatando que os princípios do livre consentimento e da boa fé e a regra pacta sunt servanda são universalmente reconhecidos". 

[6] O artigo 26 da Convenção de Viena sobre o Direitos dos Tratados consagra justamente o pacta sunt seranda, segundo o qual: "Todo tratado em vigor obriga as partes e deve ser cumprido por elas de boa fé". Já o artigo 27, pface ao exposto, or sua vez, densifica o denominado monismo internacionalista, no sentido de que um Estado não pode invocar o seu direito interno para descumprir normas de direito internacional. Vejamos: "Uma parte não pode invocar as disposições de seu direito interno para justificar o inadimplemento de um tratado. Esta regra não prejudica o artigo 46". 

[7] A Recomendação n. 30 trata das "responsabilidades" das autoridades de investigação e de aplicação da lei, as quais, nos casos relacionados aos crimes que geram produtos relevantes, "devem" conduzir uma investigação financeira paralela proativa quando investigarem crimes de lavagem de dinheiro, crimes antecedentes a ela associados e financiamento do terrorismo. Já a de n. 31, por esse turno, veiculando os "poderes" das autoridades de investigação e de aplicação da lei, preleciona que estas "deveriam" ter acesso a todos os documentos e informações necessários para as investigações, bem como para as ações penais e outras ações a elas relacionadas, incluindo o poder de adotar medidas compulsórias para a requisição de registros mantidos por instituições financeiras, APNFDs e outras pessoas físicas ou jurídicas, bem como para a busca de pessoas e propriedades, para a tomada de declarações de testemunhas, e para a busca e obtenção de provas, dentre outros pontos.


Referências bibliográficas

ACCIOLY, Hildebrando; SILVA; CASELLA, Paulo Borba; Geraldo Eulálio do Nascimento e. Manual de direito internacional público. 17ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 19ª ed. Malheiros: São Paulo, 2006.

CORRÊA, Luiz Maria Pio. O Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI): Organizações Internacionais e crime transnacional. Brasília: ed. FUNAG, 2013.

FERRAJOLI, Luigi. La sovranità nel mondo moderno. Nascita e crisi dello Stato nazionale. Roma-Bari: Gius. Laterza & Figli Spa, 1997.

MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Direito internacional público: parte geral. 4ª ed. São Paulo: editora Revista dos Tribunais, 2008.

MAZZUOLI, Valério; FACHIN, Melina Girardi; PIOVESAN, Flávia. Comentários à Convenção Americana Sobre Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Ed. Forense. 2019, p. 26. E-book Kindle.

MENDONÇA, Alberico. As Recomendações da FATF/GAFI: soft ou hard law? Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília. Disponível em file:///C:/Users/Deolpol%20UIP/Downloads/2618-8725-1-PB.pdf. Acesso em 11.05.2021.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

PORTELA, Paulo Henrique Gonçalves. Direito Internacional Público e Privado. 5ª ed. Bahia: JusPodivm, 2013.

RAMOS, André de Carvalho. Teoria Geral dos Direitos Humanos na Ordem Internacional. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.

RODAS, João Grandino. Tratado internacional só é executório no Brasil depois da promulgação e publicação. CONJUR, 24.12.2015. Disponível em https://www.conjur.com.br/2015-dez-24/. Acesso em 11.05.2021.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
Assuntos relacionados
Sobre os autores
Alexandre Batalha

Delegado de Polícia no Estado de São Paulo.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

BATALHA, Alexandre ; SOUZA, Ana Lúcia Souza et al. As quarenta recomendações do GAFI: hard law ou soft law?. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 26, n. 6622, 18 ago. 2021. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/92202. Acesso em: 23 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos