NOTÍCIA - PORTAL IG

COMO E QUANDO MUDAR O PRENOME OU SOBRENOME - Notícia do Portal IG

CASOS EM QUE A MUDANÇA SE JUSTIFICA

Os pedidos de alteração oficial são os mais diversos, "e, em geral, podem ser solicitados em um cartório de registro civil, que encaminhará o pedido ao Ministério Publico e ao juiz competente", diz o advogado Cassio Wasser Gonçales, do escritório Wasser Sociedade de Advogados, de São Paulo. Ele também explica que, "em caso de prenome que exponha a pessoa ao ridículo, o interessado poderá entrar com um pedido judicial", valendo o mesmo quando se trata de "alteração ou inclusão de sobrenome [apelido de família]". Maria Terezinha Parolin, oficial substituta no 34º cartório de registro civil de São Paulo, diz que, "os casos mais comuns são de correção de grafia, como a troca de uma letra ["s" por "z" por exemplo]". Ela também lembra de pedidos de mudança solicitados por descendentes de estrangeiros que, com o sobrenome "abrasileirado", têm mais chance para obter uma segunda cidadania.

O MOMENTO CERTO PARA ENCAMINHAR PEDIDOS DE MUDANÇA

Para Wasser, "não há impedimento no direito à retificação de registro civil", nome oficial para alteração de nome ou sobrenome. Entretanto, alguns procedimentos devem ser entendidos. A advogada Lorena Carneiro Vaz explica que, "a alteração do nome antes de completar a maioridade pode ser realizada desde que o menor seja devidamente representado", logo, a solicitação deverá ser feita pelo responsável legal do menor. Entretanto, entre 18 e 19 anos, ou seja, da maioridade até um ano depois, o interessado poderá alterar seu nome "desde que não prejudique os apelidos de família", explica Lorena. Porém, "após este período, toda e qualquer alteração pretendida será judicialmente vista como exceção", ressalta a especialista. Este foi o caso de Raquel Cristina Pereira que, ao completar 18 anos, solicitou a inclusão do sobrenome do bisavô paterno, Marcon. “Estou mais contente, principalmente porque é uma maneira de dar continuidade ao sobrenome da minha família. E é uma maneira de homenagear meu bisavô”, diz a jovem.. Mas para Wasser "pode haver situação em que a pessoa desconheça esta possibilidade e não tenha solicitado a alteração dentro do prazo legal, mas isto não pode ser obstáculo para exercer um direito".

SOU UMA NOVA MULHER

Claudinei Melo Ribeiro, 48 anos. Tudo estaria correto se Claudinei fosse um homem, mas como ela é mulher o nome sempre foi um motivo de sofrimento. "Sempre tive vergonha, não contava nem para os namorados. Me apresentava como Cláudia", confessa. A alteração no nome aconteceu apenas em 1994, quando ela já não estava entre 18 e 19 anos. Apesar de ter driblado os constrangimentos com o apelido, hoje Claudine [sem a letra "i"] sente orgulho do seu nome "mais feminino". "Todas as vezes em que eu ia retirar um talão de cheques, por exemplo, era uma vergonha. E eu ainda tinha que provar a todo momento que eu era eu", conta. Ela queria que, de Claudinei, o nome fosse alterado para Cláudia, mas "o juiz disse que não poderia ser uma mudança tão grande". Foi meu marido que sugeriu Claudine. "Ele costuma brincar dizendo que me batizou", conta. Ao todo, foram atualizados seis documentos de Claudine. E, apesar de também ter tido que atualizar os documentos dos filhos, acha que valeu a pena: "me sinto muito melhor, mais feminina, e muito mais leve ao pronunciar meu nome, e sempre comentam que é bonito". Para ela, "faz muita diferença, sou uma nova mulher". Da solicitação à alteração, Claudine conta, foram seis meses para tudo ser regularizado. Esse também é o tempo médio sugerido por Wasser.

NÃO ESQUEÇA OS DOCUMENTOS

O advogado também explica que, “a pessoa interessada deve reunir os documentos que comprovem sua pretensão de alteração de prenome ou sobrenome [para erro de grafia, por exemplo, certidão de nascimento, RG, etc.] e no caso de prenome constrangedor, documentos e/ou testemunhas que demonstrem o constrangimento e, quando for para incluir ou alterar o sobrenome, não se esqueça dos documentos pessoais e dos documentos de pais, avós etc. que justifiquem o pedido”.

CAPRICHO NÃO VALE

Na hora de fazer alterações oficiais, argumentos como 'não gostei' ou 'não me acostumei com meu nome” não servem. O mero desconforto não é identificado como suficiente para o aval da justiça", explica Lorena. É preciso provar que o nome implica em constrangimentos e até humilhações, para dar início aos procedimentos oficiais. "O nome tem um significado social e a sociedade determina o que é feio ou bonito. Isto vai refletir na nossa imagem, e, por consequência, na nossa personalidade", explica a psicóloga Simone Domingues, coordenadora do curso de psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul. A psicóloga alerta, por exemplo, para o momento de colocar o nome nos filhos, "ao escolher um nome, é interessante pensar nos significados que a sociedade atribui para aquela palavra". A mudança de nome é algo delicado, mas se a pessoa não se reconhece no próprio nome pode ser a única forma de resolver o conflito interno. É importante pensar no contexto posterior, como por exemplo, a dificuldade de aceitação desse novo nome pelas pessoas do convívio social, o que pode não resolver o problema se a mudança for radical. "Isto pode gerar conflitos de relacionamento, e a pessoa pode até continuar a ser chamado pelo nome antigo".

HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com

Respostas

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 04 de agosto de 2013, 7h13min

    ANONYMO

    Nos foruns onde eu ajuizo meus pedidos de mudança de prenome e/ou sobrenome a AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL é julgada em 2 meses e não há audiência. No seu caso, se o juiz indeferir sua pretensão, será possível ajuizar outro processo por outro forum.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 04 de agosto de 2013, 7h32min

    ANONYMO

    Veja abaixo alguns LINKS SOBRE MUDANÇAS DE PRENOMES E SOBRENOMES que respondi:

    jus.com.br/forum/192618/dr-herbert-c-turbuk-alteracao-de-prenome-pela-lei-907898/

    jus.com.br/forum/280155/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenomes-de-avos-falecidos/

    jus.com.br/forum/284098/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-apelido-ao-nome-pela-lei-907898/

    jus.com.br/forum/280120/dr-herbert-c-turbuk-transposicao-da-ordem-dos-sobrenomes/

    jus.com.br/forum/280118/dr-herbert-c-turbuk-casamento-no-exterior-transcricao-no-livro-e/

    jus.com.br/forum/169326/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nome-e-sexo-de-transexual/

    jus.com.br/forum/269484/dr-herbert-c-turbuk-como-e-quando-mudar-prenome-e-sobrenome/

    jus.com.br/forum/299708/dr-herbert-c-turbuk--nome-errado-no-registro-tem-como-corrigir/

    jus.com.br/forum/153705/dr-herbert-c-turbuk-origem-e-mudanca-de-nomes-catolicos/

    jus.com.br/forum/292528/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nomes-religiosos/

    jus.com.br/forum/153676/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-do-padrasto-no-enteado/

    jus.com.br/forum/305324/dr-herbert-c-turbuk-incluir-sobrenome-do-conjuge-apos-o-casamento/

    jus.com.br/forum/158781/dr-herbert-c-turbuk-retificacao-de-sobrenome-para-cidadania-italiana/

    jus.com.br/forum/174841/dr-herbert-c-turbuk-manual-de-atuacao-do-promotor-em-registro-civil/

    jus.com.br/forum/280842/dr-herbert-c-turbuk-correcao-de-sobrenome-estrangeiro-ou-abrasileirado/

    jus.com.br/forum/153645/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-de-ascendentes-em-linha-reta/

    jus.com.br/forum/280197/dr-herbert-c-turbuk-troca-de-prenome-e-sobrenome-por-constrangimento

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    A

    ANONYMO Domingo, 04 de agosto de 2013, 19h06min

    Obrigado Doutor pelas informações foram de grande importância e esclareceram minhas duvidas.

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 06 de agosto de 2013, 5h52min

    ANONYMO

    Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    Jadson Marques Sexta, 09 de agosto de 2013, 16h25min

    Olpa Dr. Herbert C. Turbuk

    Meu nome é Jadson Cordeiro, nunca gostei do meu prenome nem mesmo do sobrenome, mas enfim, gostaria de ver alguma possibilidade de qualquer alteração. Quase ninguem pronuncia meu nome corretamente, sou chamado de: Jackson, Jadilson, etc. e sempre sofro com isso. A pronuncia do meu nome é complicada devido a ausência na lingua portuguesa do "D" mudo, e também trata-se de um nome muito incomum. Geralmente me identifico como Alisson. Há alguma possibilidade de eu trocar por Alisson ou fazer qualquer outro tipo de alteração? qualquer uma? já tenho 29 anos.
    Grato.

    E

    Erich Ludendorff Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 09 de agosto de 2013, 16h42min

    JADSON

    Seu prenome JADSON não é juridicamente constrangedor para ser substituído por este fundamento. A única maneira de poder substituí-lo por outro prenome será comprovando com declarações de conhecidos com firma reconhecida que atestam que você é conhecido socialmente por outro nome, de forma pública e notória. Esclareço que o prenome ALISSON pode não ser aceito por ser ambíguo de gênero (não identifica se é homem ou mulher). Quanto a idade não é problema, mudamos nomes de pessoas que acabaram de nascer até as que já morreram.

    ERICH. L. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Me Chamo Tanara Domingo, 11 de agosto de 2013, 18h13min

    Olá!

    Tenho 18 anos e possuo 2 sobrenomes que juntos me causam muito constrangimento ao serem pronunciados e isto já está começando a me causar transtornos psicológicos. Gostaria de saber se posso altera-los ou "mudar" de sobrenome.

    O que devo fazer? Devo ir ao Cartório? Devo procurar um fórum e conversar com um promotor para ter uma audiência com um juiz? Quanto tempo demora?

    E

    Erich Ludendorff Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 11 de agosto de 2013, 18h19min

    TANARA

    Excluir sobrenome é pouco provável. Mas é possível fazer a transposição da ordem destes sobrenomes ou também incluir algum sobrenome de avós entre eles. Será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado.

    ERICH L. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    M

    Me Chamo Tanara Segunda, 12 de agosto de 2013, 11h28min

    Doutor,

    É pouco provável a remoção de um apenas?

    Esta causa de retificação de registro civil é demorada?

    Obrigada pela atenção!

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 12 de agosto de 2013, 12h31min

    TANARA

    É pouco provável a exclusão de um ou mais sobrenomes de seus ascendentes. Sobrenomes somente são excluídos por INDIGNIDADE (pai que estupra filha) e CONSTRANGIMENTO (sobrenome abominável, por ex: Ratazanna).

    A demora da AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL dependerá do forum que ela for ajuizar. Por exemplo: forum central de São Paulo (demora 2 meses) e foruns Regionais de São Paulo (demora 12 meses) foruns do Interior do Estado de SP (16 meses).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    Lucas Raniere Repolho Terça, 13 de agosto de 2013, 13h12min

    Olá. Referente a mudança de sobrenome. Quero modificar meu sobrenome por parte do meu pai e muda-lo para o original . Pois segundo pesquisas ele foi abrasileirado na vinda dos alemãs para o brasil. Lucas raniere de souza repolho. Não preciso nem justifcar muito que é devido a constrangimentos a causa da mudança. No caso a alteração é que é a dulvida pois está entre Kohl ou Kohwater que o primeiro é referente a nome traduzido para o alemão e o segundo é a junção da posvel profissão com o nome da familia water (trabalhavam com o cultivo do repolho) assim eram os sobrenomes alemãs. Então com base nisso posso sem problema modificr meu sobenome?

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 13 de agosto de 2013, 13h36min

    LUCAS

    Já modifiquei dezenas de sobrenomes com base no ESTATUTO DO IMIGRANTE, que prevê a internacionalização de sobrenomes que foram nacionalizados (abrasileirados ou traduzidos) devido o receio de perseguição nazista ou comunista após a II GUERRA MUNDIAL.

    Mas o principal documento para que este processo tenha êxito é a apresentação de pelo menos um REGISTRO CIVIL (de nascimento ou de casamento ou de óbito) de algum ascendente em linha reta que possuiu este sobrenome. Pesquisa não força suficiente.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 13 de agosto de 2013, 13h43min

    LUCAS

    Mas observe que a palavra REPOLHO em alemão é WEIßKOH
    (lê-se este "B" alemão como se fosse "SS")

    D

    Dulce Aguiar Quinta, 12 de setembro de 2013, 10h00min

    Bom dia, Dr.
    Meu nome é Dulce Soares Aguiar, e eu gostaria de retirar o Aguiar e colocar outro sobrenome, que não existe na minha família, tenho 19 anos. Isso é possivel?
    Obrigada!

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 12 de setembro de 2013, 11h13min

    DULCE

    É possível incluir qualquer sobrenomes de ascendente em linha reta (pais, avós, bisavós). Mas não é possível excluir sobrenomes que você já possua. Exceto em raríssimas situações. Que não é o caso do sobrenome que pretende excluir.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    E

    Erich Ludendorff Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 13 de setembro de 2013, 18h54min

    DULCE

    É possível excluir o sobrenome AGUIAR quando você se casar, desde que inclua o sobrenome do futuro marido.

    ERICH L. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    A

    Angela2323 Domingo, 20 de outubro de 2013, 4h23min

    Olá, doutor

    Completei 19 anos em abril de 2013. Gostaria de saber se posso acrescentar um nome ao meu prenome (formar um nome composto) sem a necessidade de advogado, apenas indo ao cartório (ouvi algo a respeito da possibilidade dessa mudança após 1 ano da maioridade). Acontece que eu gostaria de formar um nome composto com um nome que parece um sobrenome. Já vi casos de pais que colocaram um nome composto na criança que é um sobrenome, na verdade. Ficaria Angela Romanov (incluiria, no caso, o Romanov). Seria possível fazer isso no cartório com a minha idade? Se não, seria possível com advogado?

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 20 de outubro de 2013, 8h46min

    ANGELA

    O artigo 56 da Lei de Registros Públicos trata da possibilidade de pequenas mudanças no nome no primeiro ano após a maioridade, ou seja, entre 18 até 19 anos de idade. Portanto, você já estaria fora da idade. De qualquer forma, no Estado de SP este artigo não pode ser aplicado devido as normas da corregedoria que dizem que qualquer alteração no nome deve ser por odem judicial proferida em AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    J. Gabriel Segunda, 02 de dezembro de 2013, 13h21min

    O nome Josynaldo pode ser alterado para José Gabriel? todos me conhecem por Netto ou Biel já que não me apresento pelo nome contido na certidão. Sou o primogênito de Josinaldo José Amorim de Lima que por orgulho colocou meu nome como Josynaldo Batista Amorim de Lima, mas deixou o lar após eu ter completado 9 anos o que me causou alguns traumas ate pra me socializar com as pessoas, fora o fato do avô paterno não me reconhecer como neto dele. Por parte materna só tenho o Batista e gostaria de ter o nome dos meus avós maternos em meu nome isso é possível?

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 02 de dezembro de 2013, 14h28min

    JGABRIEL

    É possível a inclusão dos sobrenomes avoengos. Quanto a modificar seu prenome Josynaldo para Netto ou Biel não será possível por ausência de motivo jurídico.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com