Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/60606
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

AFRÂNIO SILVA JARDIM E SUA CRÍTICA AO “QUARTO PODER ONIPOTENTE DA REPÚBLICA”

AFRÂNIO SILVA JARDIM E SUA CRÍTICA AO “QUARTO PODER ONIPOTENTE DA REPÚBLICA”

Publicado em . Elaborado em .

Comentários sobre a crítica de Afrânio Silva Jardim à ilimitação da transação penal pelo MP por meio de Resolução, infringindo a Constituição Federal e a Lei 9099/95.

Eduardo Luiz Santos Cabette, Delegado de Polícia, Mestre em Direito Social, Pós graduado em Direito Penal e Criminologia, Professor de Direito Penal, Processo Penal, Criminologia e Legislação Penal e Processual Penal Especial na graduação e na pós – graduação do Unisal e Membro do Grupo de Pesquisa de Ética e Direitos Fundamentais do Programa de Mestrado do Unisal.

Mais uma manifestação excelente de Afrânio Silva Jardim acerca da nefasta, inconstitucional e ilegal resolução. [1] Como é possível, à margem da constituição (que só admite transação em infrações de menor potencial expressamente), da lei 9099/95, e do CPP, permitir que o membro do MP transacione em qualquer crime sem violência ou grave ameaça? Inclusive se sobrepondo ao Judiciário, à obrigatoriedade da ação penal, ao Legislativo, legislando por resolução contra a lei e a constituição? Não é possível que os fiscais da lei se convertam, novamente, nos primeiros infratores e deturpadores da própria lei e da constituição! O poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente, é preciso lembrar esse lugar comum! É preciso lembrar a sábia frase de Oliver Wendell Holmes jr.: "O segredo do meu sucesso é que ainda jovem descobri que não era deus". [2] Afrânio foi membro do MP, por isso, sua advertência é motivo de esperança. Não é possível que uma instituição como essa, com tanto prestígio e confiança popular conquistados, pretenda se autodestruir, descumprindo suas funções, mais que isso, agindo de forma contrária a elas, criando mecanismos que podem gerar suspeitas em sua atuação, tudo isso gratuitamente! É bem verdade que essa não é a primeira vez. A investigação criminal por resolução é uma reincidência nessa imoralidade, irresponsabilidade e ilegalidade. [3] Mas, certamente há integrantes do MP que irão se mobilizar contra isso, inclusive no próprio CNMP, e retomar a constitucionalidade, a legalidade, enfim, o estado de direito. Certamente, haverá juízes no brasil. Talvez ainda possamos crer, um pouquinho que seja, na recuperação das instituições, de seu prestígio e na não decadência "sponte propria" de algumas instituições (são chamados à baila o poder judiciário, principalmente o STF; o poder legislativo; a OAB; os Partidos Políticos e o próprio Ministério Público, entre outros). Pode ser somente uma questão de fé, mas há esperança. Lembremos Mateus (9,24): "Eu creio, ajuda-me na minha falta de fé".

REFERÊNCIAS

CABETTE, Eduardo Luiz Santos. A Teoria do “Domínio de Tudo” e o Ministério Público”. Disponível em www.jusbrasil.com.br , acesso em 17.09.2017.

__________. O Ministério Público e o Mergulho Deliberado na Lama: o início da mácula dos imaculados. Disponível em www.jusbrasil.com.br , acesso em 17.09.2017.

__________. O Papel do Inquérito Policial no Sistema Acusatório: o modelo brasileiro. Disponível em www.jusbrasil.com.br , acesso em 17.09.2017.

 ECO, Humberto. Pape Satan Aleppe. Trad. Eliana Aguiar. 2a. ed. Rio de Janeiro: Record, 2017.

JARDIM, Afrânio Silva. Quarto Poder da República? Disponível em https://www.facebook.com/afraniojardim/posts/868619783287315 , acesso em 17.09.2017.


[1] JARDIM, Afrânio Silva. Quarto Poder da República? Disponível em https://www.facebook.com/afraniojardim/posts/868619783287315 , acesso em 17.09.2017.

[2] Apud, ECO, Humberto. Pape Satan Aleppe. Trad. Eliana Aguiar. 2a. ed. Rio de Janeiro: Record, 2017, p. 51.

[3] CABETTE, Eduardo Luiz Santos. O Papel do Inquérito Policial no Sistema Acusatório: o modelo brasileiro. Disponível em www.jusbrasil.com.br , acesso em 17.09.2017. IDEM. A Teoria do “Domínio de Tudo” e o Ministério Público”. Disponível em www.jusbrasil.com.br , acesso em 17.09.2017.  IDEM. O Ministério Público e o Mergulho Deliberado na Lama: o início da mácula dos imaculados. Disponível em www.jusbrasil.com.br , acesso em 17.09.2017. 


Autor

  • Eduardo Luiz Santos Cabette

    Delegado de Polícia Aposentado. Mestre em Direito Ambiental e Social. Pós-graduado em Direito Penal e Criminologia. Professor de Direito Penal, Processo Penal, Medicina Legal, Criminologia e Legislação Penal e Processual Penal Especial em graduação, pós - graduação e cursos preparatórios. Membro de corpo editorial da Revista CEJ (Brasília). Membro de corpo editorial da Editora Fabris. Membro de corpo editorial da Justiça & Polícia.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.