Guarda compartilhada

23/12/2014 às 16:02
Leia nesta página:

Nova lei da Guarda Compartilhada: maior benefício à criança.

Com a aprovação, no dia 26 de novembro de 2014, do PL 117/2013(1) que prioriza a Guarda Compartilhada muitas dúvidas surgem. Mas afinal de contas o que realmente mudou?

O conceito deste instituto ainda é o mesmo preexistente na segunda parte do § 1º do art. 1.583 do Código Civil, ou seja, “a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto [...].”. 

Primeira mudança: pelas alterações advindas com o PL 117/2013 a Justiça deverá conceder guarda compartilhada aos pais mesmo quando não houver acordo entre eles quanto à guarda do filho, só deixando de ser aplicada caso não seja possível ou um dos pais declarar ao magistrado que não deseja a guarda do menor. O argumento apresentado pelo Legislativo ante a inversão da regra é a necessidade da figura de ambos os pais ao longo do crescimento da criança (seja sob a ótica material, mas principalmente sob o aspecto psicossocial).

Segunda mudança: a base de moradia e o tempo dos pais com a criança serão estabelecidos de forma equilibrada, visando “as condições fáticas e os interesses” desta.

Quanto aos deveres dos pais prevalecem os já dispostos no Código Civil, bem como no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

Terceira mudança: os estabelecimentos públicos e privados são obrigados a prestar informações, sobre a criança, a qualquer dos pais, sob pena de multa pelo não atendimento. Tal informação antes só era percebida no ECA.

Quarta mudança: em uma separação de corpos, em sede de medida cautelar ou liminar, a guarda provisória somente será deferida pelo juiz após a oitiva dos pais.

Quinta mudança: no caso de uma guarda unilateral, o genitor que não obteve a guarda tem a obrigação de supervisionar os interesses dos filhos.

Enfim, é fundamental que o menor cresça sob os olhos e o carinho de ambos os pais. E lá no futuro cada qual admirará o sucesso de seu filho como se fosse a mais bela obra de arte.

(1) BRASIL. Senado federal. PL 117/2013. (as citações apresentadas estão compreendidas no referido projeto). Disponível em: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=115668.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Katia Ferreira

Advogada em Varginha - MG pelo escritório Macohin advogados associados . Correspondente. Pós-graduada em Direito do Trabalho e Previdenciário pela PUC MINAS. Graduada em Direito. Pós-graduada em MBA gestão empresarial pela FACECA-MG. Graduada em administração. Membro da Comissão OAB Jovem da 20ª Subseção da OABMG. Colunista do Jornal Varginha Hoje.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos