Tudo de Ensino Jurídico
Em tempos de súmula vinculante, um apelo a um Direito dinâmico e crítico
À custa de repetições, têm se firmado nos tribunais posicionamentos – os quais são reiterados pela doutrina – afrontando direitos básicos constitucionalmente assegurados aos cidadãos, não somente na seara penal mas referentes também a diversos e variados temas. São exemplos…
Reflexões sobre a "cola" nas avaliações do curso de Direito e a indicação de uma alternativa viável para sua superação
O trabalho buscou apontar uma alternativa para o tratamento da "cola" nas avaliações do ensino superior, demonstrando a ineficácia dos procedimentos coercitivos para impedi-la e a necessidade de meios alternativos para avaliação.
Posturas reflexivas para uma avaliação da aprendizagem no curso de Direito
O artigo apresenta uma relação de comportamentos envolvendo a prática do educador, a partir dos quais estabelece questionamentos com o intuito de permitir uma maior reflexão sobre a criação do instrumento de avaliação, sua aplicação e o "feedback" dele resultante.
O Direito enquanto modo de vida
Quando um novo aluno chega ao mundo do Direito, costuma ficar impressionado com a multiplicidade dos temas abrangidos pelo saber jurídico: do cheque pré-datado, que ele emitiu ontem, aos dilemas da clonagem de seres humanos, narrados, quem sabe, no filme…
Introdução sobre a relação entre os conceitos de Direito e de crime para a formação do bacharel em Direito
Palavras-Chave: Criminologia, Direito, Justiça social, Intervenção mínima.INTRODUÇÃOÉ recente o movimento de renovação dos paradigmas utilizados no estudo do conceito de crime. Pode-se dizer até que sua evolução vem seguindo em paralelo com as novas perspectivas acerca do próprio conceito de…
Ética e educação no século XXI
1. IntroduçãoO presente trabalho pretende sustentar que, nos correntes dias, o educador precisa adotar uma nova postura em sala de aula, tendo-se em vista a mudança de valores e de paradigmas ocorrida nas relações humanas com a entrada do século…
Educação a distância:
As tradicionais escolas e faculdades, tanto quanto as velhas, burocratizadas e inchadas orquestras, jamais enfrentaram (como agora) tantas dificuldades. Muitas estão encerrando suas atividades, outras fazendo parcerias para assegurar a sobrevivência. O provecto formato de escola e de faculdade desaparecerá…
Filhos de Coimbra.
RESUMO: Descreve-se a situação do ensino jurídico no Brasil desde o Período Colonial até a primeira metade do Século XX.1. IntroduçãoO presente artigo é uma adaptação de trecho do Trabalho de Conclusão do Curso de Direito realizado pelo Autor, com…
Ensino jurídico:
INTRODUÇÃO Este artigo propõe-se, de início, a realizar um ensaio sobre o que vem a ser uma relação tradicional de ensino, a forma como ela está calcada na reprodução de conhecimentos imobilizadores e mantenedores da situação social vigente; em um…
Introdução ao estudo do Direito:
1. IntroduçãoNas Faculdades de Direito, a Introdução ao Estudo do Direito é a matéria encarregada de fornecer ao estudante as noções fundamentais para a compreensão do fenômeno jurídico. Nessa disciplina, dois enfoques são possíveis: o estudo do Direito enquanto ciência…
Reflexões sobre ensino e aprendizagem nos cursos jurídicos
Resumo O ensino jurídico vive uma crise de identidade, a qual provoca a necessidade de que sejam repensadas as diretrizes para a lida acadêmica. O perfil crítico deve ser um objetivo, mas centrado em propostas realistas, voltadas para o comprometimento...
Aprimorando aulas expositivas de Direito com discussões em grupo
1. IntroduçãoAo cursar a disciplina "Didática do Ensino Superior", ministrada pelo Profº Joaquim Pedro de Souza Campos, na Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo – FADISP, no primeiro semestre de 2005, interessei-me por conhecer melhor o método de instrução…
A evolução do ensino jurídico no Brasil
Palavras-Chaves: Ensino Jurídico; Estado Neoliberal; Políticas Educacionais. ABSTRACT: During its historical evolution, the Brazilian Law Teach must be analyzed in three phases, theoretically separated. This delimitation has bedding in the election of three basic moments detached in the theory politics:…
A reforma do ensino livre
Em 1859, visitando o prédio da Faculdade de Direito do Recife, o Imperador D. Pedro II, estupefato, teria recomendado expressamente às autoridades locais que jamais o mostrassem a estrangeiros. Não queria que levassem de nosso país tão más impressões como…
Reflexões críticas e algumas propostas para incremento da qualidade no ensino jurídico brasileiro
Sumário:1. Introdução. 2. Dos reflexos da baixa qualidade do ensino jurídico nacional. 3. Da baixa qualidade técnico-jurídica da maioria dos bacharéis em Direito. 3.1. Da forma equivocada de recrutamento de professores. 3.2. Da hegemonia indesejada das aulas magistrais. 3.3. Da…
O advogado, o complexo de viralatas e o "você sabe com quem está falando?"
Nosso dilema é saber que sociedade queremos. Existem forças que puxam por um ideário normativo igualitário, democrático, moderno, mas, ao mesmo tempo, existem pressões para uma hierarquia brutal. Roberto DaMatta. Estamos formando em nossas universidades, bacharéis em direito com complexo…
O bacharel em Direito, o Estado e a sociedade:
Introdução A despeito de constituírem o Estado e o Direito uma díade aparentemente indissociável, nota-se que seus estudiosos, tradicionalmente (e mesmo por questões metodológicas) costumam tratar de ambos como se fossem objetos independentes. O objetivo deste trabalho é, pois, demonstrar…
Por uma ação educadora saudável
A educação inclinada tão-só à reprodução de um modelo qualquer carrega, no seu próprio eixo, o gérmen do embrutecimento. Como tal delimita, gerando o empobrecimento da operatividade e da ação dialógica. É preciso, pois, "retomar-se a estimulação plena do exercício…