Tudo de Ensino Jurídico
Novas diretrizes do ensino jurídico a partir da evolução dos escritórios de prática, suas repercussões sociais e comparação entre teoria e prática
A EVOLUÇÃO DOS ESCRITÓRIOS DE PRÁTICA JURÍDICA E SEUS ORDENAMENTOS CORRELATOSRegulamentação pelo Ministério da Educação e Cultura O Estágio de Prática forense e organização jurdiciária teve a sua regulamentação decorrente da Lei 5842/72 e da Resolução 15/73/CFE, que era de…
O ensino jurídico no limiar dos paradigmas ético-jurídicos (atuais e antigos) para (pré-)soluções de conflitos
"O professor disserta sobre ponto difícil do programa. Um aluno dorme, Cansado das canseiras desta vida. O professor vai sacudi-lo? Vai repreendê-lo? NÃO. O professor baixa a voz Com medo de acordá-lo." CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE A prevalência de uma…
Darwin, Smith e o Direito
"Na maior parte dos ofícios mecânicos, o êxito é quase certo; mas é muito incerto nas profissões liberais. Fazei o vosso filho aprendiz de sapateiro, e praticamente não tereis dúvidas de que ele aprenderá a fazer um par de sapatos;…
El rol de la universidad en los procesos de integración
Con la llegada de la globalización y con todos los cambios que trajo ella se hace urgente cambiar los esquemas tradicionales en la educación en especial la educación superior universitaria, esto en el entendido de que es la formadora de…
Teoria e técnicas didáticas propostas ao ensino de Direito
Resumo: O artigo se volta à teoria e métodos didáticos aplicados ao ensino superior, especialmente no universo jurídico, pontuando o processo ensino-aprendizagem e sugerindo, em suas fases, posturas ao educador que se insere no perfil de um formador não só…
Ensino jurídico no Brasil:
"A rigidez das aulas teóricas e no estilo em que são ministradas não conseguem fazer chegar ao aluno o ensino necessário; o estilo livre de "conversas de bar", não impondo normas castradoras, tem melhor efeito na compreensão de idéias e…
Idéias para uma nova assistência jurídica de base estudantil:
"O homem só conseguiu evoluir e mudar a realidade, no decorrer da história, no momento em que começou a ´sonhar`. O novo não pode ser fruto do passado, do velho e do ultrapassado. O novo sempre é fruto dos sonhos…
A crise (tríplice) do ensino jurídico
O ensino jurídico no nosso país acha-se submetido a pelo menos três crises: (a) científico-ideológica, (b) político-institucional e (c) metodológica. A primeira relaciona-se com o equivocado paradigma científico do qual se parte. Necessitamos na atualidade (cada vez mais) conhecer os…
A mercantilização dos cursos jurídicos frente à Portaria nº 2.402 do MEC
Já não é de hoje que se fala a respeito do problema da moralização e da qualificação dos profissionais do Direito no Brasil, contudo, quando se trata de tal assunto, há que se deixar bem claro e evidente que a…
Pesquisa, monografia e graduação
A adequação da pesquisa aos quadros gerais da ciência do Direito tem merecido injustas restrições por parte do dogmatismo positivista que compreende o Direito como um fenômeno posto, pronto e cientificamente acabado. É inegável que as teorias juspositivistas, de modo…
Em defesa da pesquisa no ensino jurídico
O ensino jurídico no Brasil não tem tradição de pesquisa. A pesquisa em direito estava associada à pós-graduação e à atividades de alguns professores, sobretudo das universidades públicas. Basta lembrar, ainda, que as entidades de financiamento apenas na década passada…
Especialização ou alienação jurídica?
Não se pretende neste modesto artigo exercitar a defesa aos aspectos positivos da especialização e, conseqüente, condenação aos aspectos negativos da mesma. O objetivo destas linhas é somente analisar tais aspectos, bem como as influências da modernidade sobre ambos. A…
A problemática do ensino jurídico
1.DIFICULDADES ATUAISDesde a instalação dos Cursos Jurídicos em São Paulo e Olinda (março e maio de 1828), afora alguns momentos pontuais de reformas e aprimoramento dos currículos de Direito, não se registra tamanha ebulição no tema como nos dias que…
"OAB Recomenda: um retrato dos cursos jurídicos".
I. ÉTICA E TRANSPARÊNCIA ?A OAB Nacional passou a anunciar na página de abertura de seu sítio na rede mundial de computadores, logo abaixo do chamamento Campanha da Ética na Advocacia, a Bandeira do Advogado, uma Lista dos Cursos Jurídicos…
A crise do ensino jurídico no Brasil e o Direito Alternativo
O ensino jurídico no Brasil passa por uma revolução, e muitas pessoas ainda não se deram conta disso. Mas, por que uma revolução? Em primeiro lugar, devemos destacar a nova ordem jurídica predominante após a volta à democracia, que se…
Pós-graduação lato sensu:
Após uma relativa consolidação dos cursos de Mestrado em Direito no Brasil, uma das principais questões passa ser a expansão dos cursos de Doutorado. Como sabemos, a área jurídica, comparativamente a outras áreas acadêmicas, revela-se retardatária com respeito a ensino…
A essência de um núcleo de prática jurídica
Com o advento da Portaria nº 1.886, de 30 de dezembro de 1994, do Ministério da Educação e do Desporto, que fixou as diretrizes curriculares e o conteúdo mínimo dos cursos jurídicos, o estágio de prática jurídica passou a integrar…
Crise do Direito e ensino jurídico
1. IntroduçãoAo longo de sua história, os cursos jurídicos no Brasil, através da formação de sucessivas gerações de bacharéis, têm alimentado as instituições, em especial as instituições constitucionais. Da mesma forma, nunca é demais salientar o papel e a importância…
A força da lei e a modernização do Direito:
Não há dúvidas de que a educação, seja a nível fundamental ou superior, representa o alicerce da evolução humana, mas é preciso que não apenas os espectadores tenham ciência de tal relevância, é preciso que todos os participantes do processo…
Qualidade no ensino jurídico noturno das instituições privadas
Em busca da qualidade É possível ensino jurídico noturno com qualidade, em especial nas universidades e faculdades privadas? "Sim, e com muita qualidade" — responderão de pronto aqueles que, de uma forma ou de outra, beneficiam-se financeira, social ou corporativamente…