Tudo de O Príncipe
O pensamento político de Maquiavel: mais atual do que nunca
A obra de Maquiavel – polêmica, mas sempre presente no discurso político – embora produzida há mais de meio milênio, ainda pode ensinar, e muito, a sociedade marcada pelo frenesi do imediatismo.
Se Maquiavel vivesse no Brasil, em 2018...
O que nos diria?
Maquiavel e o sonho italiano
A proposta é discorrer sobre o papel desempenhado por Maquiavel para o desenvolvimento da ciência política. Abordam-se aspectos de sua biografia, do ambiente político da época e alguns conceitos essenciais de seu legado.
Maquiavel e Hobbes e a importância para o Direito
Maquiavel e Hobbes: a importância de suas ideias para o entendimento e evolução do Estado.
O Anti-Maquiavel
Resenha crítica da obra de Frederico II.
Misoginia
O machismo no Brasil alimenta a luta de classes e a violência contra a mulher. A misoginia é um sentimento retrógrado que reflete a repulsa pelo sucesso feminino.
O pensamento de Nicolau Maquiavel
Maquiavel inovou ao afastar a ética e a religião da política, apresentando um racionalismo e realismo únicos. O príncipe deve agir de acordo com a necessidade, não apenas com a moral social.
Virtù e Fortuna em Maquiavel
Resultado de um pensamento efetivo dos assuntos de Estado, Maquiavel expressa as necessidades de um governante na obtenção e manutenção do poder, sem influências do moralismo tradicional, medieval.
Bem comum e interesse público em Maquiavel
A relação entre os conceitos de bem comum e interesse público, pela via da noção de moralidade política proposta por Nicolau Maquiavel, oportuniza uma ampla reflexão acerca da ação política e da legitimação dos governos.
Maquiavel: 500 anos
Maquiavel foi o criador da Ciência Política e produziu um manual, um texto brilhante, um clássico que não tem fim, sobre a formação da Razão de Estado.
Raízes da improbidade: a teoria da transmutação do Pequeno Príncipe no Príncipe
Será feito um breve escorço histórico da origem da improbidade e a compreensão dos indícios práticos da improbidade por meio de uma analogia entre Saint-Exupéry e Maquiavel.
Nada começou com Maquiavel
Ciência política. Há autores e autores. Quando o professor pede, quem recusar há de? Tomei nas mãos Tudo começou com Maquiavel, de Luciano Gruppi, e as lavei, depois.É um livresco em que o autor pretende contar a origem do Estado...