Publicações de Cláudio
Como fazer e entregar o relatório RAPP do Ibama
A entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais - RAPP é obrigatória e o seu preenchimento correto é importante para evitar sanções administrativas e penais, que podem resultar, inclusive, em susp
Poluição ambiental que causa danos a saúde gera direito a indenização
A Corsan e o Município foram condenados ao pagamento de indenização por dano moral ambiental aos moradores de uma rua que sofriam com poluição, além da obrigação de fazer consistente na adequação do sistema de esgoto e obras de melhoria.
Plano Diretor não pode criar APP se ausente os critérios da Lei
Plano Diretor e as áreas de preservação permanente. Imóvel que não possui características nem os critérios da lei para ser considerado como Área de Preservação Permanente - APP pode ter seu zoneamento alterado.
Morte do autuado no curso do processo administrativo ambiental
Herdeiros podem arcar com a multa por infração ambiental cometida pelo autuado falecido, se a morte do infrator ocorrer após o julgamento do processo administrativo ambiental, ao contrário, o auto de infração ambiental deve ser extinto.
Justiça suspende execução fiscal de multa ambiental sem garantia do juízo
Autora da ação anulatória de auto de infração ambiental ajuizada contra o IBAMA obteve liminar que suspendeu execução fiscal de multa ambiental sem garantir o juízo.
Absorção do crime de uso de documento falso pelo crime ambiental
Incide o princípio da consunção entre o crime de uso de documento falso e crime ambiental de transportar madeira ilegal ou de origem ilícita. Absorção do crime de uso de documento falso pelo crime ambiental.
Saiba quando um auto de infração por desmatamento na Amazônia é nulo
Infração ambiental de destruir, danificar ou desmatar floresta ou qualquer tipo de vegetação nativa no Bioma Amazônia só se caracteriza quando houver proteção especial, não podendo ser aplicado auto de infração ambiental com base nos art. 49 e art. 50 do
Não cabe indenização por dano moral de construção em APP
Não cabe indenização por dano moral coletivo ambiental se o dano ambiental consistente na construção de edificação em área de preservação ou proteção ambiental não causou sentimento negativo ou de ofensa à coletividade.
Auto de infração ambiental pode ser anulado quando houver carência de culpa
O fato de infrator ser proprietário do bem objeto da infração, não reflete uma ação culposa em relação ao cometimento da infração ambiental que lhe for imputada.
Requerimento de suspensão do termo de embargo ambiental
Apuração de infração ambiental deve ser julgada pelo prazo máximo de 30 dias pela autoridade competente.