Artigo Destaque dos editores

Lei nº 11.382/06: a penhora on-line na sistemática civil

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao longo do trabalho constatam-se os esforços do legislador no sentido de caminhar ao encontro da nova tendência mundial do processo, diz-se, de busca incessante pela celeridade e satisfatividade daquele que procura o manto protetor na jurisdição.

A inclinação legislativa não é sentida apenas com a normalização da Penhora On-line, mas também, a semelhança daquele, no convênio assinado entre Judiciário e o Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, possibilitando a efetivação de ordens judiciais de restrição de veículos cadastrados no Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM, o chamado RENAJUD.

A tendência à troca de informações por meio digital é vista como reflexo também da criação, ainda em fase experimental, do Processo Digital ou e-Processo, que insere definitivamente o Poder Judiciário na era da informática.

Foram alguns posicionamentos arcaicos, como aquele que apontava o instituto não como propriamente uma Penhora, mais apenas bloqueio da conta do executado. Foram também postos à análise o conceito, a natureza jurídica e os efeitos da modalidade virtual.

Por derradeiro, o trabalho versa sobre as mais relevantes críticas da doutrina, como o debate entre o princípio constitucional da duração razoável do processo, recentemente inserido em nosso corpo legislativo pela EC nº 45, e os princípios da proporcionalidade e da menor onerosidade, que na maioria das vezes não andam de lados opostos ao princípio constitucional, mais em verdade os complementam na busca do devido processo legal.

Enfrentou-se objurgações quanto ao excesso de Penhora e a multiplicidade de bloqueios, que ainda acontecem, porém em uma margem diminuta no sistema digital, levando os operadores do direito a se posicionarem favoravelmente a prática da modalidade, já a multiplicidade de bloqueio já são quase inexistentes devido às precauções tomadas no bojo da versão 2.0 do sistema Bacen Jud.

Também com a Penhora On-line devem ser resguardados os direitos de terceiros, contudo, sem afetar a fruição dos trâmites processuais da Execução, onde se busca a satisfação do direito do executado.

A última crítica, e mais atual e pertinente, é quanto à possível violação do sigilo bancário do executado pelos utensílios disponibilizados pelo convênio Bacen Jud. Restou translúcido que a disponibilidade do extrato bancário do executado, apesar de grande utilidade prática, ainda não foi contemplado com lei que autorize o procedimento.

As proposições iniciais foram atingidas ao longo de três capítulos, onde se repartem as informações capitaneadas em jurisprudência, doutrina e na própria vivência em ambientes jurídicos. As informações colhidas dentre as diversas fontes foram interpretadas ao longo de aproximadamente um ano de interação entre aluno e professor na feitura deste modesto trabalho acadêmico.


REFERENCIAS

AGUIAR, Alexandre Magno Fernandes Moreira. A compatibilidade entre a penhora on-line e o princípio da menor onerosidade para o executado. Disponível em: http://jus.com.br/artigos/9935. Acessado em: 02-04-2009.

AZEVEDO, Luiz Carlos de. Da Penhora. Fundação Instituto de Ensino para Osasco- FIEO: Resenha Tributária, 1994.

DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. 9. ed. Vol. I. Salvador: Editora JUSPODIVM: 2008.

GOLDSCHMIDT, Guilherme. A Penhora On-line do Direito Processual Brasileiro. Guilherme Goldschmidt. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2008.

GÓMES, Lineu Miguel. Penhora on-line. Disponível em: http://jus.com.br/artigos/4861. Acessado em: 01-04-09.

KELSEN, Hans. O que é justiça? Trad.Luís Carlos Borges e Vera Barkow. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MARINONI, Luiz Guilherme. Curso de Processo Civil. 2. ed. rev. e atual. volume 3: Execução / Luiz Guilherme Marinoni, Sérgio Cruz Arenhart. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.

NUNES, Rizzatto: Manual da Monografia Jurídica: como se faz: uma monografia, uma dissertação, uma tese. 6. ed ver. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.

PINTO, Antonio Luiz de Toledo; WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos; CÉSPEDES, Lívia. (org.). Vade Mecun. 5. ed. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2009.

PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Comentários ao Código de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, 1976, pg.160.

REDONDO, Bruno Garcia; LOJO, Mário Vitor Suarez. Penhora: exposição sistemática do procedimento, de acordo com a lei 11.232/05 e lei 11.382/06, bens passíveis de penhora, impenhorabilidade absoluta, relativa e o bem de residência. In: Coleção Professor Arruda Alvim. São Paulo: Método, 2007.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual CivilProcesso de Execução e Cumprimento da Sentença, Processo Cautelar e Processo de Urgência. 42. ed. v. II . Rio de Janeiro: Forense, 2008.

_______. Introdução ao Sistema Bacen Jud. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/ BCJUDINTRO. Acessado em 02/04/2009.


Notas

I-Possibilidade de sua utilização desde que esgotados todas as medidas extrajudiciais disponíveis para a localização de bens do devedor. (...)

1."Esta Corte tem assente o entendimento de admitir o bloqueio de ativos financeiros em conta corrente do devedor, com a conseqüente quebra do sigilo bancário, desde que esgotados todos os meios para localizar bens passíveis de penhora." (...) (Processo AgRg no REsp 806064 / PE; Relator(a) Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES; Órgão Julgador, T2 - SEGUNDA TURMA; Data do Julgamento 04/09/2008; Data da Publicação/Fonte: DJe 06/10/2008)

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
  1. Art. 8º As partes serão intimadas da sentença, quando não proferida esta na audiência em que estiver presente seu representante, por ARMP (aviso de recebimento em mão própria).
  2. (...)
  3. § 2o Os tribunais poderão organizar serviço de intimação das partes e de recepção de petições por meio eletrônico.
  4. Esta digitalização do processo foi introduzida como uma faculdade pela lei 11.419/06, Art. 8º Os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas.
  5. GOLDSCHMIDT, Guilherme. A Penhora On-line do Direito Processual Brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2008. Pg. 51
  6. MARINONI, Luiz Guilherme e ARENHART, Sérgio Cruz. Curso de Processo Civil, volume III: Execução.2 ed. Ver. Atul. – São Paulo: Editora: Revista Dos Tribunais, 2008. Pg.254.
  7. THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual CivilProcesso de Execução e Cumprimento da Sentença, Processo Cautelar e Processo de Urgência, volume II. Pg. 328 apud SANTOS, Amaral. Primeiras Linhas de Direito Processual Civil. 4 ed. , v. III, nº 837. Santos, Ed. Forense: 2008, pg. 276
  8. MARINONI, Luiz Guilherme. Curso de Processo Civil. 2. ed. rev. e atual. volume III: Execução / Luiz Guilherme Marinoni, Sérgio Cruz Arenhart. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008, pg.254.
  9. Nesse sentido ver Alexandre Freitas Câmara; Araken de Assis; Enrico Tullio Liebman; Guilherme Godschimidt; José Carlos Barbosa Moreira; dentre outros.
  10. Neste sentido: Agravo de Instrumento. Execução Fiscal. Penhora On-line. Art. 655-A do CPC. Deferimento. (AGRAVANTE: Viação Guajará Ltda; AGRAVADO: Estado do Pará; RELATORA: Desa. Sonia Maria de Macedo Parente; julgado em 14/02/2008)
  11. Nesse sentido, sugere-se leitura do texto de Jocélia Marcimiano da Silva, "Da Penhora on-line", constante no sitio <http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1942>
  12. Nos julgamentos de fatos anteriormente a promulgação da Lei 11.382/06, o posicionamento dominante da corte é no sentido de apenas se utilizar a Penhor On-line, após esgotarem outros meios de busca de bens penhoráveis em nome do executado, como nos seguintes precedentes: AGRG NO RESP 737002-SP, AGRG NO RESP 879487-RS, AgRg no Ag 985614 / SC, AgRg no Ag 936848 / BA, RESP 649535-SP, RESP 601352-RS.
  13. DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. Vol. I. 9. ed. Salvador: Editora JUSPODIVM: 2008. Pg. 39.
  14. A SUPREMACIA HIERÁRQUICA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS. Disponível em: http://www.oab-ms.org.br/artigo/superioridade_das_normas_constitucionais.pdf. Acesso em 28.06.2009.
  15. Em 07.11.08, contados 30 dias de sua publicação.
  16. Seção de Precatórios enfoca na solução de pendências de crédito. Disponível em http://www.tjms.jus.br/noticias/materia.php?cod=13622. Acesso em 02.05.09.
  17. art. 5º, X e XII da CF/88
  18. Neste sentido, EMENTA: PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL. EXECUÇÃO FISCAL. BLOQUEIO DE ATIVOS FINANCEIROS. COMPROVAÇÃO DE ESGOTAMENTO DOS MEIOS PARA A LOCALIZAÇÃO DE BENS PENHORÁVEIS. VERIFICAÇÃO. IMPOSSIBILIDADE. SÚMULA 7/STJ. DECISÃO PROFERIDA ANTES DA LEI 11.382/2006.
  19. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/fis/pedjud/ftp/manualbasico.pdf>, III. OPERAÇÕES DO SISTEMA; 2 – Etapas Operacionais. Pg. 12, acessado em 05.07.2009
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Guilherme Mello Paiva Roidrigues Neto

Advogado. Pós-graduando em Processo Civil e Civil pelo curso Marcato/UCDB.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

ROIDRIGUES NETO, Guilherme Mello Paiva. Lei nº 11.382/06: a penhora on-line na sistemática civil. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15, n. 2427, 22 fev. 2010. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/14377. Acesso em: 27 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos