Artigo Destaque dos editores

A demissão e a Lei da Ficha Limpa

14/08/2012 às 09:55
Leia nesta página:

Há hipóteses em que a demissão do serviço público não se origina de atos de improbidade ou imoralidade administrativas, estando fora do espírito da lei que atribui inelegibilidade.

A lei complementar  nº 135/2010, denominada pelo inconsciente coletivo como “Lei da Ficha Limpa”, trouxe em seu bojo a demissão do serviço público como causa de inelegibilidade, com a nova  redação dada à LC 64/90, artigo 1º, I, o.

Não aduz a lei, neste mister, a qual tipo de demissão recai a pecha de inelegibilidade. Em sua letra fria e letal a referida legislação possibilita, num primeiro momento, uma interpretação literal, estando inseridas nas inelegibilidades quaisquer formas de demissão do serviço público.

No campo da hermenêutica pura – é essa a chave alquímico-interpretativa de todas as alterações trazidas pela LC 135/2010 – estaríamos na estrita dimensão dos conceitos unívocos, ou seja, demissão seria toda e qualquer demissão e pronto! Estaria assim positivado o alcance da neófita legislação. Esse o primeiro movimento do intérprete menos avisado. Areia movediça confundida com terra firme, entretanto.

Ocorre que o termo “demissão” possui significação multiforme, extensiva, sedimentada no universo dos conceitos equívocos, segundo a Filosofia do Direito. É um termo jurídico afeto ao Direito Administrativo, ao Direito do Trabalho, ao Direito Constitucional, ao Direito Penal. Vive em sinapses epistemológicas. Não pode ser exaurido na seara térrea da exegese gramatical.

É sabido que a literalidade da norma é ponto de partida da exegese, nunca seu porto definitivo. Nas entranhas da legislação pulsa, de forma viva e cadenciada, o espírito que a informa e dá vida. Sem perceber essa realidade, viola-se a advertência de PAULO, APÓSTOLO: A LEI MATA E O ESPÍRITO DÁ VIDA. Interpretar a lei sem seu espírito é matar moral e juridicamente a pessoa humana. É olvidar o corpo vivo das normas e optar por um cadáver normativo, um esqueleto aterrador a caminhar bruxuleante pelos paramos dos tribunais.

Convém, portanto, exorcizá-lo.

A denominada pelo entusiasmo coletivo “lei da ficha limpa” evidencia, ainda neste ponto, a forma absolutamente mal feita de sua redação. Pugnando um objetivo axiológico legítimo – a moralidade pública nos certames democráticos eleitorais – em sua forma resultou num sincretismo aberrante: o moralmente correto e o constitucionalmente errado.

A justificativa evanescente de que é preciso dar uma resposta à sociedade – slogan desgastante e desgastado – não impedirá uma análise mais profunda pela jurisprudência colegiada no país. A começar pela jurisprudência de base, início e consumação de toda interpretação dos tribunais. É preciso uma hermenêutica sistêmica sob pena da letra morta da lei englobar situações totalmente alheias à mens legis, ao espírito que informa e vivifica a norma jurídica.

Pois bem.

Podem ocorrer hipóteses em que a demissão não se origina de atos de improbidade ou imoralidade administrativas. Veja-se o exemplo de quem simplesmente abandonou o serviço público, respondendo por isso um processo disciplinar e posteriormente sofrendo a pena de demissão. Nenhuma improbidade ou imoralidade administrativas podem ser apontadas. A hipótese estaria fora da mens legis, do espírito norteador da lei expresso em seu preâmbulo[1].

Neste ponto, é oportuno colacionar a doutrina hermenêutica do imortal CARLOS MAXIMILIANO[2], para quem “Interpretar é explicar, esclarecer; dar o significado do vocábulo; reproduzir por palavras um pensamento exteriorizado; mostrar o sentido verdadeiro de uma expressão; extrair de frase, sentença ou norma, tudo o que na mesma se contém”.     

E arremata o nunca assaz citado cientista do Direito[3]:

“A atividade do exegeta é uma só, na essência, embora desdobrada em uma infinidade de formas diferentes. Entretanto, não prevalece quanto a ela nenhum preceito absoluto: pratica o hermeneuta uma verdadeira arte, guiada cientificamente, porém jamais substituída pela própria ciência. Esta elabora regras, traça as diretrizes, condiciona o esforço, metodiza as lucubrações, porém não dispensa o coeficiente pessoal, o valor subjetivo; não reduz a um autômato o investigador esclarecido”.

Portanto, a demissão pode ocorrer sem ofensa aos princípios constantes na LC 64/90 e alterações trazidas pela LC 135/2010. Não há no caso espaço para interpretação literal (demissão, qualquer que seja), ou mesmo para uma exegese extensiva (toda demissão é ato de improbidade ou atentatória à moralidade administrativa). A interpretação no caso tem que ser restritiva e de acordo com o espírito da lei (demissão em razão de ato de improbidade ou atentatório à moralidade administrativa). Certeza obriga!

Cabe ao juiz verificar em instrução probatória as causas da demissão do candidato a cargo eletivo. Deverá ativar a função reconstrutiva da prova judiciária[4] e constatar se a demissão ocorreu por ato de improbidade ou atentatório à moralidade administrativa. Caso negativo, nenhum impedimento ocorrerá ao deferimento do registro do candidato.

Cumpre ainda consignar que na hipótese de demissão do serviço público a nova lei excetua apenas as hipóteses do ato demissionário estar suspenso ou anulado pelo Poder Judiciário.

Há no caso manifesta inconstitucionalidade. Do ato administrativo que ensejou a demissão pode ser interposto recurso judicial sem efeito suspensivo ou recurso administrativo detentor de suspensividade. Nas duas hipóteses – não previstas na referida lei – estamos diante da intransponível muralha da presunção da inocência e da tutela constitucional do contraditório.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Permitir que um candidato não possa obter registro para fins de candidatura em tais casos é afrontar o princípio da presunção da inocência – comum a todo ramo do Direito e não apenas aos Direito Penal e Processo Penal - e permitir a restrição de um direito constitucional antes de pronunciamento definitivo do estado.

Como se observa, a interpretação literal não é a mais segura para uma aplicação justa das alterações trazidas pela LC 135/2010. Toda lei deve ser interpretada dentro de um sistema, pois é desnecessário lembrar que nenhuma norma prevê todas as hipótese do mundo fenomênico.

Essa a exegese mais consentânea com os princípios da LC 64/90 e a proteção dos direitos subjetivos, dentre os quais o acesso aos certames democráticos como efetivação do estado de direito.


Notas

[1] Consta expressamente no preâmbulo da referida lei que são incluídas na LC 64/90 “hipóteses de inelegibilidade que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato”.

[2] MAXIMILIANO, Carlos, Hermenêutica e Aplicação do Direito, Forense, RJ, 20ª. Edição, 2011, página 7, original sem grifos.

[3] Ob. Cit.,página 9, original sem grifos.

[4] Sobre essa dimensão da atividade probatória JORGE KIELMANOVICH[4] afirma que a atividade do juiz assemelha-se à obra do historiador. Doutrina que o juiz e o historiador têm que averiguar como se sucederam os fatos no passado a partir das impressões deixadas nas pessoas e coisas. Conforme Kielmanovich, Jorge, Teoría da La prueba y médios probatórios, Buenos Aires, pág. 45:” (...) ambos – el juez y El historiador - tiendem a averiguar cómo sucedieron los hechos em El pasado a partir de los rastros o huellas que pudieron imprimirse em lãs cosas e em las personas (...)”.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Americo Abreu Costa

Juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís (MA). Professor da Escola Superior de Magistratura do Maranhão. Especialista em Processo Civil pela Universidade Federal de Pernambuco.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

COSTA, José Americo Abreu. A demissão e a Lei da Ficha Limpa. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 17, n. 3331, 14 ago. 2012. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/22406. Acesso em: 20 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos