Artigo Destaque dos editores

O papel da religião no combate à criminalidade

Exibindo página 2 de 2
05/03/2014 às 10:10
Leia nesta página:

Referências

ARAÚJO, Luiz Bernando Leite. Religião e Modernidade em Habermas. 1. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

BOFF, Leonardo. Ethos mundial: um consenso mínimo entre os humanos. Rio de Janeiro: Record, 2009.

_____, Ética e moral: a busca dos fundamentos. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

BRANT, Vinícius Caldeira. O trabalho encarcerado. Rio de Janeiro: Forense, 1994.

BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito penal: parte geral. 17ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013. V.I.

CIPRIANI, Roberto. Manual de sociologia da religião. São Paulo: Paulinas, 2007.

CHAUI, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 14ª.ed. São Paulo: Atica, 2010.

Durkheim, Émile. As formas elementares da vida religiosa, o sistema totêmico na Austrália. São Paulo, Paulus, 2008.

DUSSEL, Enrique D. Para uma ética da libertação latino americana: eticidade e moralidade II. São Paulo: Loyola, 1977

FERNANDES, Newton; FERNANDES, Valter. Criminologia integrada. 2.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

FILHO, Nestor Sampaio Penteado. Manual esquemático de criminologia. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

FREITAS, Lucas Tiago Rodrigues de. Religião e Criminalidade, Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação estrito sensu, em Administração de Empresas. Vitória: Fucape, 2012.

GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal: parte geral. 15ª ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2013.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O desenvolvimento da experiência religiosa. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

HABERMAS, Jürgen. Entre Naturalismo e Religião: Estudos Filosóficos. 1.ed. Tradução de Flavio Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KUNG, Hans. Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista das sobrevivência humana. 4.ed. Tradução Haroldo Reimer. São Paulo: Paulinas, 2003.

______. Religiões do mundo: em busca dos pontos comuns. Campinas: Verus, 2004. 

______. Uma Ética global para a política e a economia mundiais. Petrópolis: Vozes, 1999.

LIMA VAZ, Henrique Claudio de. Escritos de filosofia II – Ética e Cultura. São Paulo: Loyola, 2000.

LONGHI, Miguel. Ethos no ensino religioso. 1. ed. Curitiba: Vicentina, 2005.

MATOS, Olgária Chain Féres. Ethos e amizade: a morada do homem. In: DOMINGUES, Ivan (Org.). Conhecimento e transdisciplinaridade. 1.ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

MASCARO, Alysson Leandro. Filosofia do Direito. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MOLINA, Antonio Garcia-Pablos de; GOMES, Luiz Flávio. Criminologia. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

MOREIRA, Alberto da Silva & OLIVEIRA, Irene Dias (Org.). O futuro da religião na sociedade global. São Paulo: Paulinas, 2008.

OLIVEIRA, Nythamar Fernandes. Habemus Habermas: o universalismo ético o naturalismo e a religião. Revista Ethica, Florianópolis, v.8, n.1, p.31-50, 2009.

PANUCCI, Laís Flávia Arfeli. Aumento da criminalidade: causas. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, Presidente Prudente, São Paulo, 2004.

SHIKIDA, ARAUJO Jr., SHIKIDA, BORILLI. Determinantes do Comportamento Criminoso: Um Estudo Econométrico nas Penitenciárias Central, Estadual e Feminina de Piraquara (Paraná). Pesquisa e Debate. Vol.17, p.125-148, 2006.

SILVA, Valmor. Ensino Religioso: educação centrada na vida. Subsídios para formação de professores. 1.ed. São Paulo: Paulus, 2004.

WEBER, Max. Ética protestante e o espírito do capitalismo. 2.ed. São Paulo: Thomson Pioneira, 2008.

____, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. v. 1, 4. ed. Brasília: UnB : São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999, p. 279-418.


Sites consultados

BOEING, Antônio. Quatro Funções Sociais Básicas das Religiões. Associação de Educação Católica de São Paulo (AEC-SP). Disponível em <http://pt.scribd.com> Acesso em 22 nov.2013.

BRASIL, Governo do. Plano Brasil sem miséria. Disponível em <http://www.brasilsemmiseria.gov.br> Acesso em 22 nov.2013.

CRIMES, Escritório das Nações Unidas para Drogas e. Estudo Global sobre criminalidade. Disponível em <http://www.onu.org.br> Acesso em 22 nov.2013.

DESENVOLVIMENTO, Banco Internacional de. Indicadores de desenvolvimento. Disponível em < http://www.iadb.org> Acesso em 22 nov.2013.

LEITE, Gisele. A Criminologia contemporânea ou a esperança do controle da criminalidade. Disponível em: < http://www.mundojurídico.adv.br> Acesso em 22 nov.2013.

JÚNIOR, Geraldo Rosa Vieira. O crime à luz da doutrina espírita. Jornal espírita. Disponível em <http://www.jornalespiritaautadesouza.com> Acesso em 22. Nov 2013.

JUSTIÇA, Conselho Nacional de. Pesquisas aplicadas. Disponível em <http://www.cnj.jus.br> Acesso em 22 nov.2013

SAÚDE, Organização Mundial de. Impacto da violência na saúde. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br> Acesso em 22 nov.2013.


Notas

[i] UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime) implementa medidas que refletem as três convenções internacionais de controle de drogas, contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção. O trabalho do UNODC está baseado em três grandes áreas: saúde, justiça e segurança pública.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

[ii] Estudo Global sobre Criminalidade realizado pela UNODC. Disponível em <http://www.onu.org.br> Acesso em 22 nov.2013.

[iii] Leonardo Boff é um teólogo brasileiro, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil. Foi membro da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos (BOFF, 2009).

[iv] Hans Küng é um teólogo suíço, filósofo, professor de teologia, escritor e sacerdote católico romano. Küng estudou teologia e filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roi. Foi ordenado sacerdote em [1954]. Continuou a sua educação em várias cidades europeias, incluindo Sorbonne em Paris. Em [1960], Küng foi nomeado professor de teologia na Universidade Eberhard Karls em Tübingen, Alemanha. Juntamente com o seu colega Joseph Ratzinger (Papa Bento XVI), foi apontado como perito e consultor teológico para o Concílio Vaticano II (KUNG, 2003).

[v] Fernandes e Fernandes (2002, p 362), afirmam “que a causa refere-se ao próprio motivo existencial do elemento. Assim, a causa é a responsável total e inevitavelmente pela existência de determinado objeto ou de certa situação, enquanto o fator é aquilo que dá possibilidade qualitativa para tais elementos e não se vincula necessariamente com a origem existencial dos mesmos.

[vi] Émile Durkheim (1858 - 1917) é considerado um dos pais da Sociologia tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social (Durkheim, 2008).

[vii] Para Luiz Flávio Gomes (2002, P.133), “a virtude da Nova Escola de Chicago e sua teoria do labelling approach, está na premissa de que a criminalidade não existe na natureza, não é um dado, mas uma construção da sociedade.

[viii] Maximilian Karl Emil Weber (Erfurt, [1864][1920]) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Sua obra mais famosa é o ensaio A ética protestante e o espírito do capitalismo, com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião. Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas (WEBER, 2008).

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Gylliard Matos Fantecelle

Doutorando pela Unisinos/Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestrado pela Unida/Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Ciências Criminais pelo LFG/UNAMA. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela FADIVALE. Professor titular em Direito Penal e Processual Penal nas Faculdades de Direito da DOCTUM. Professor nos cursos de pós-graduação da FADIVALE. Coordenador do Najur-Núcleo Avançado de Estudos Jurídicos. Ex. Assessor do TJMG. Advogado.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

FANTECELLE, Gylliard Matos. O papel da religião no combate à criminalidade. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 3899, 5 mar. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/26832. Acesso em: 24 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos