Coisas da legislação Brasileira. Arts. 149 e 159 do Código Penal

29/05/2014 às 07:57
Leia nesta página:

A Política no Brasil protege o capital, é tendenciosa, deficiente e não faz justiça.

Desconsiderando agravantes e atenuantes, vejamos o que acontece na desproporção das penas dos arts. 149 e 159 do Código Penal.

O art. 149, diz que terá uma pena de 2 a 8 anos, de reclusão, quem reduzir alguém a condição análoga a de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto.

Terá a pena de reclusão, de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

Já o art.159 diz que sequestrar  pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condição ou preço do resgate.

Cumprirá pena de reclusão, de 8 a 15 anos.

Pois bem. Isto quer dizer que, um fazendeiro, que tem dinheiro força o trabalhador a condição análoga a escravo e, se for a um julgamento cumprirá, somente, de 2 a 8 anos. Pois o trabalhador além de não ter esclarecimentos, não tem dinheiro.

No caso do sequestro. O sequestrador não tem dinheiro, mas o sequestrado, em tese tem .Então ao ser julgado, cumprirá uma pena mais longa, de oito a quinze anos. Mostrando assim que a lei está protegendo os mais favorecidos . Ou seja, quem tem dinheiro. É justo?

Luis Carlos Quirino é Bacharel em Administração de Empresas, Pós-Graduado e Advogado.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Luis Carlos Quirino

Aposentado.Graduado e Pós graduado em Administração de Empresas.Concluiu Graduação em DIREITO os 60 anos.Cursando o 10º período prestou exame da ordem pela primeira vez sendo aprovado nas duas fases.Tendo por isso um artigo editado pela IOB Marcato disponível no endereço:https://www.iobconcursos.com/noticias-sobre-concursos/1339-estudar-nao-tem-idade.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos