Artigo Destaque dos editores

A decisão judicial em face da violação aos princípios constitucionais penais pelo crime previsto no artigo 273, do Código Penal

Exibindo página 5 de 5
26/07/2014 às 10:36
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

Ao longo dos quatro capítulos do presente trabalho, visando abordar a problemática do crime previsto no artigo 273, do Código Penal, analisamos as origens históricas de sua atual redação e inclusão no rol dos crimes hediondos, a seguir trazendo um compêndio daquilo que de mais importante ensina a doutrina a seu respeito, terminando por demonstrar a violação aos princípios constitucionais penais pela inovação legislativa que majorou as penas do crime em tela e criou as diversas figuras típicas equiparadas, enfim debatendo cada uma das principais soluções a serem adotadas pelo juiz no caso concreto, no intuito de garantir o pleno cumprimento dos princípios constitucionais penais violados em abstrato pelo referido tipo penal.

No item primeiro do primeiro capítulo, verificamos que a conduta típica de falsificar mercadorias encontra-se prevista desde as Ordenações Filipinas, mas que os crimes contra a saúde pública, assim expressamente previstos, tiveram sua origem no Código Penal de 1890. A conduta de corromper, adulterar, falsificar ou alterar substâncias medicinais, bem como comercializá-las, por sua vez, foi pela primeira vez tipificada pelo Código Penal de 1940, mais precisamente em seus artigos 272 e 273.

No item segundo do primeiro capítulo, verificamos que todo o Capítulo III, do Título VIII, do Código Penal de 1940, foi profundamente alterado com a entrada em vigor da Lei nº 9.677, de 2 de julho de 1998, editada no contexto histórico da denominada “máfia dos remédios”, que afligia o país introduzindo no mercado medicamentos falsificados das mais diversas espécies. Referida lei gerou uma exorbitante majoração das penas do crime objeto do presente trabalho, bem como incluiu diversas figuras típicas equiparadas, sujeitas às mesmas penas.

No item terceiro do primeiro capítulo, verificamos que o crime previsto no artigo 273, do Código Penal, foi incluído no rol dos crimes hediondos pela Lei nº 9.695, de 20 de agosto de 1998, que alterou o artigo 1º, da Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990. Com o advento da alteração legislativa, aquele que incorrer nas penas do crime objeto do presente trabalho fica sujeito às severas imposições da Lei de Crimes Hediondos, tais como a insuscetibilidade de anistia, graça, indulto e fiança, a necessidade do cumprimento de dois quintos da pena, se primário, ou de três quintos, se reincidente, para progressão de regime e a obrigatoriedade do cumprimento de dois terços da pena para a concessão de livramento condicional, desde que não reincidente.

No item primeiro do segundo capítulo, verificamos que o objeto jurídico, ou seja, o bem jurídico tutelado pelo crime previsto no artigo 273, do Código Penal, é a incolumidade pública, mais especificamente, a saúde pública.

No item segundo do segundo capítulo, verificamos que o sujeito ativo do crime previsto no artigo 273, do Código Penal, pode ser qualquer pessoa, enquanto que o sujeito passivo é a própria coletividade, bem como as pessoas que sofrerem diretamente danos decorrentes da conduta do agente. Trata-se, portanto, de crime comum.

No item terceiro do segundo capítulo, verificamos que as condutas incriminadas pelo crime previsto no artigo 273, do Código Penal, não são somente aquelas descritas em seu nomem juris e previstas em seu caput, quais sejam, falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, mas também importar, vender, expor à venda, ter em depósito para vender, distribuir ou entregar a consumo produto falsificado, corrompido, adulterado ou alterado, ou, ainda, sem registro, quando exigível, no órgão de vigilância sanitária competente, em desacordo com a fórmula constante do registro, sem as características de identidade e qualidade admitidas para sua comercialização, com redução de seu valor terapêutico ou de sua atividade, de procedência ignorada, ou adquirido de estabelecimento sem licença da autoridade sanitária competente. Se não bastasse, os objetos materiais sobre os quais recai a conduta do agente passaram a incluir os medicamentos, as matérias-primas, os insumos farmacêuticos, os cosméticos, os saneantes e os produtos de uso diagnóstico. Trata-se de tipo penal misto alternativo.

No item quarto do segundo capítulo, verificamos que o elemento subjetivo do crime previsto no artigo 273, do Código Penal, é o dolo ou a culpa, conforme o caso. Para o caput, não há a exigência de um especial fim de agir para a tipificação do delito. Quanto às demais condutas, existe divergência na doutrina: há quem sustente que a finalidade de venda é exigida tão somente para a conduta de ter em depósito, enquanto outros entendem que tal finalidade é necessária para todas as hipóteses restantes.

No item quinto do segundo capítulo, verificamos que o crime previsto no artigo 273, do Código Penal, se consuma com a simples prática das condutas típicas nele previstas, sendo desnecessária a ocorrência de efetivo dano à saúde pública ou a comprovação do perigo concreto de tal dano. O risco à saúde pública é presumido pela lei. Trata-se, portanto, conforme entende majoritariamente a doutrina, de crime formal, de perigo abstrato. A tentativa é, em tese, admissível.

No item sexto do segundo capítulo, verificamos que há a previsão da modalidade culposa para o crime previsto no artigo 273, do Código Penal, por ela respondendo aquele que, em desatenção às regras de cuidado objetivo, pratica qualquer das condutas previstas no referido tipo penal.

No item sétimo do segundo capítulo, verificamos que o artigo 285, combinado com o artigo 258, ambos do Código Penal, veiculam causa de aumento de pena ao crime previsto no artigo 273, do Código Penal: na modalidade dolosa, se resultar lesão corporal de natureza grave, a pena privativa de liberdade é aumentada da metade, e se resultar morte, é aplicada em dobro; na modalidade culposa, se resultar lesão corporal, a pena aumenta-se da metade, e se resultar morte, aplica-se a pena cominada ao homicídio culposo, aumentada de um terço.

No item oitavo do segundo capítulo, verificamos que a pena cominada para o caput e parágrafos 1º-A e 1º-B, do artigo 273, do Código Penal, é de reclusão de dez a quinze anos, e multa, enquanto que para a forma culposa, do parágrafo 2º, a pena é de detenção de um a três anos, e multa. Na forma dolosa, o cumprimento da pena, tendo em vista sua quantidade, inicia-se obrigatoriamente em regime fechado. Na forma culposa, salvo circunstância que justifique regime mais gravoso, o cumprimento inicia-se em regime aberto. Em todos os casos, a ação penal é pública incondicionada.

No item nono do segundo capítulo, verificamos que tem prevalecido na jurisprudência que a competência para processo e julgamento do crime previsto no artigo 273, do Código Penal, será da Justiça Federal desde que haja indícios da importação de qualquer dos produtos descritos no caput e no parágrafo 1º-A, em qualquer das situações previstas nos incisos do parágrafo 1º-B. Nos demais casos, a competência será da Justiça Estadual.

No item décimo do segundo capítulo, verificamos, a fim de finalizar o assunto e evitar brechas em sua compreensão, que predomina na doutrina tratar-se o crime previsto no artigo 273, do Código Penal, de crime comum, doloso ou culposo, comissivo, formal, de perigo abstrato, unissubjetivo e plurissubsistente.

No item primeiro do terceiro capítulo, verificamos que o crime previsto no artigo 273, do Código Penal, viola os princípios constitucionais penais da proporcionalidade e razoabilidade, uma vez que, em se tratando de crime de perigo abstrato, comina penas que em muito superam as de crimes de dano a bem jurídico idêntico ou de maior valor, como, por exemplo, o homicídio simples, o aborto provocado por terceiro, a lesão corporal gravíssima e o tráfico de drogas.

No item segundo do terceiro capítulo, verificamos que o crime previsto no artigo 273, do Código Penal, viola o princípio constitucional penal da ofensividade, uma vez que, em se tratando de crime de perigo abstrato, incrimina condutas das quais não se exige comprovação de efetiva lesão, ou ao menos perigo concreto de lesão, ao bem jurídico tutelado pela norma, o que se mostra inadmissível em uma moderna concepção do Direito Penal. De fato, certas condutas previstas no tipo penal em comento apresentam-se totalmente inócuas, como é o caso, por exemplo, da adulteração de um frasco de xampu por acréscimo de água, ou da falsificação de um produto de limpeza.

No item terceiro do terceiro capítulo, verificamos que o crime previsto no artigo 273, do Código Penal, viola os princípios constitucionais penais da intervenção mínima e da fragmentariedade, uma vez que outras formas de sanção poderiam ser suficientes para a tutela do bem jurídico protegido. Assim, referido tipo penal não obedece à regra de punir somente as lesões mais graves contra os bem jurídicos mais relevantes. Certo é que determinadas condutas previstas no crime do artigo 273, do Código Penal, melhor se enquadrariam como meras irregularidades administrativas, o que denota uma verdadeira administrativização do Direito Penal.

No item quarto do terceiro capítulo, verificamos que o crime previsto no artigo 273, do Código Penal, viola o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, fundamento da República Federativa do Brasil. Com efeito, da forma como se encontra tipificado, o crime objeto do presente trabalho não expressa adequadamente o imprescindível caráter de proteção do indivíduo em face do Estado. Ao contrário, desrespeita princípios constitucionais penais básicos, que emanam da própria dignidade humana, sujeitando o indivíduo a severa pena privativa de liberdade, sem falar das restrições impostas pela Lei de Crimes Hediondos.

No item primeiro do quarto capítulo, verificamos que a jurisprudência majoritária dos tribunais entende ser descabido o afastamento da tipicidade material do fato por aplicação do princípio da insignificância no crime previsto no artigo 273, do Código Penal, assim como em todos os crimes cujo bem jurídico tutelado é a saúde pública. Contudo, recente acórdão proferido pelo Superior Tribunal de Justiça abriu precedente em sentido contrário, possibilitando a aplicação do referido princípio. De fato, apesar carecermos de parâmetros concretos a nos informar que espécie de ofensa pode ser considerada insignificante para a saúde pública, desde que se compreenda o crime objeto do presente trabalho na forma de perigo concreto, em conformidade com princípio da ofensividade, da análise da conduta do agente, especialmente levando-se em conta a quantidade dos produtos em tese nocivos à saúde pública, bem como sua composição química, torna-se possível o reconhecimento da insignificância, tendo como critério o prudente arbítrio do juiz.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

No item segundo do quarto capítulo, verificamos que, ante a desproporcionalidade e falta de razoabilidade das penas previstas para o crime do artigo 273, do Código Penal, é comum que o juiz, no caso concreto, aplique analogicamente penas mais brandas, cominadas a delitos que tutelam idêntico bem jurídico, dentre eles, especialmente, o contrabando e o tráfico de drogas. Contudo, conforme convém a doutrina, a analogia em Direito Penal somente tem lugar em favor do réu e em relação a normas penais não incriminadoras. No presente caso, estaríamos diante de verdadeira analogia in bonam partem de norma penal incriminadora, o que ensejaria uma flexibilização do princípio da reserva legal a fim de tornar possível a aplicação de penas previstas para condutas diversas daquelas praticadas pelo agente. Ante o impasse, apresenta-se mais técnica e adequada a adoção da medida explicitada no item seguinte.

No item terceiro do quarto capítulo, verificamos que, ante a violação aos princípios constitucionais expostos no presente trabalho, o crime previsto no artigo 273, do Código Penal, em sua atual redação determinada pela Lei nº 9.677, de 2 de julho de 1998, está eivado de inconstitucionalidade material, assim como a sua inclusão no rol de crimes hediondos pela Lei nº 9.695, de 20 de agosto de 1998, devendo o juiz, no caso concreto, exercer o controle difuso de constitucionalidade. Apesar de o presente trabalho não criticar somente a majoração das penas do crime em tela, mas também a criação das diversas figuras típicas equiparadas, o simples reconhecimento da inconstitucionalidade do preceito secundário do tipo penal afasta a força normativa de todo o preceito primário, já que um tipo sem pena não pode subsistir. Uma vez tornada como que inexistente a atual redação dos artigos 272 e 273, do Código Penal, prevalece o primitivo texto, tendo em vista o efeito repristinatório da decisão de controle de constitucionalidade. A partir daí, deve o juiz buscar, caso existente, o tipo penal ao qual melhor se adéqua a conduta praticada pelo agente.

Conclui-se, portanto, que ante a patente violação aos princípios constitucionais penais pelo crime previsto no artigo 273, do Código Penal, deve o juiz, conforme o caso, afastar a tipicidade material do fato por aplicação do princípio da insignificância. Caso se mostre inadequada tal medida, mais correto é o juiz exercer o controle difuso de constitucionalidade, reconhecendo a inconstitucionalidade da atual redação do crime objeto do presente trabalho, bem como de sua inclusão no rol dos crimes hediondos, aplicando o ordenamento jurídico vigente, desconsideradas as alterações legislativas.


 

referências

ACHÉ. Desobesi-M. Disponível em: <http://www.ache.com.br/Downloads/LeafletText/98/BU%20desobesi%2024247%2005.pdf.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2013.

ANVISA. Anvisa determina a apreensão de anorexígeno. 14 maio 2012. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/assunto+de+interesse/noticias/anvisa+determina+apreensao+de+anorexígeno>. Acesso em: 8 jun. 2013.

ANVISA. Competências gerais da Anvisa. 4 jul. 2012. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Agencia/Publicacao+Agencia/Competencias+gerais+da+Anvisa+2>. Acesso em: 8 jun. 2013.

ANVISA. Seis produtos sem registro têm comércio suspenso. 13 set. 2006. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2006/130906.htm>. Acesso em: 8 jun. 2013.

AULETE. Significado de hediondo. Disponível em: <http://aulete.uol.com.br/hediondo>. Acesso em: 25 maio 2013.

AULETE. Significado de incólume. Disponível em: <http://aulete.uol.com.br/inc%C3%B3lume>. Acesso em 31 ago. 2013.

BARATTA, Alessandro. Princípios do direito penal mínimo. Disponível em: <http://danielafeli.dominiotemporario.com/doc/ALESSANDRO%20BARATTA%20Principios%20de%20direito%20penal%20minimo.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2013.

BITENCOURT, Cezar R. Tratado de direito penal: parte especial. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. v. 4.

BITENCOURT, Cezar R. Tratado de direito penal: parte geral. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. v. 1.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 2.997, de 12 de setembro de 2006. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2006/res2997_12_09_2006.html>. Acesso em: 8 jun. 2013.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada nº 52, de 6 de outubro de 2011. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/hotsite/anorexigenos/pdf/RDC%2052-2011%20DOU%2010%20de%20outubro%20de%202011.pdf>. Acesso em: 8 jun. 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 25 maio 2013.

BRASIL. Decreto nº 847, de 11 de outubro de 1890. Promulga o Codigo Penal. Disponível em: <http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=66049>. Acesso em: 4 maio 2013.

BRASIL. Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Disponível em: <http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=102343>. Acesso em: 4 maio 2013.

BRASIL. Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del2848compilado.htm>. Acesso em: 4 maio 2013.

BRASIL. Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941. Código de Processo Penal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689compilado.htm>. Acesso em: 29 jun. 2013.

BRASIL. Lei de 16 de dezembro de 1830. Manda executar o Codigo Criminal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/lim-16-12-1830.htm>. Acesso em: 4 maio 2013.

BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210compilado.htm>. Acesso em: 29 maio 2013.

BRASIL. Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990. Dispõe sobre os crimes hediondos, nos termos do art. 5º, inciso XLIII, da Constituição Federal, e determina outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8072.htm>. Acesso em: 25 maio 2013.

BRASIL. Lei nº 8.930, de 6 de setembro de 1994. Dá nova redação ao art. 1º da Lei no 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispõe sobre os crimes hediondos, nos termos do art. 5º, inciso XLIII, da Constituição Federal, e determina outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8930.htm>. Acesso em: 30 ago. 2013.

BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm>. Acesso em: 11 ago. 2013.

BRASIL. Lei nº 9.677, de 2 de julho de 1998. Altera dispositivos do Capítulo III do Título VIII do Código Penal, incluindo na classificação dos delitos considerados hediondos crimes contra a saúde pública, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9677.htm>. Acesso em: 11 maio 2013.

BRASIL. Lei nº 9.695, de 20 de agosto de 1998. Acrescenta incisos ao art. 1º da Lei no 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispõe sobre os crimes hediondos, e altera os arts. 2º, 5º e 10 da Lei no 6.437, de 20 de agosto de 1977, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9695.htm>. Acesso em: 25 maio 2013.

BRASIL. Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999. Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9782compilado.htm>. Acesso em: 8 jun. 2013.

BRASIL. Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995. Dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9099.htm>. Acesso em: 29 jun. 2013.

BRASIL. Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006. Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11343.htm>. Acesso em: 1 set. 2013.

BRASIL. Medida Provisória nº 1.791, de 30 de dezembro de 1998. Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/MPV/Antigas/1791.htm> Acesso em: 8 jun 2013.

BRASIL. Mensagem nº 976, de 20 de agosto de 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/Mensagem_Veto/1998/VEP-LEI-9695-1998.pdf>. Acesso em: 25 maio 2013.

BRASIL. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Apelação nº 990.09.152620-7. Apelante: José Gilvan dos Santos. Apelado: Ministério Público do Estado de São Paulo. Relator: desembargador Nuevo Campos. São Paulo, 8 abr. 2010. Disponível em: <http://jurisprudencia.s3.amazonaws.com/TJSP/IT/APL_990091526207_SP_1272562617994.pdf?Signature=ihLLzCEJ3yaRIfO%2B0UVnm0CDFbg%3D&Expires=1378061744&AWSAccessKeyId=AKIAIPM2XEMZACAXCMBA&response-content-type=application/pdf>. Acesso em: 1 set. 2013.

BRASIL. Tribunal Regional Federal (1ª Região). Apelação criminal nº 6.218-BA. Apelante: Justiça Pública. Apelado: Ozoniel de Franca Machado. Relator: desembargador federal Cândido Ribeiro. Brasília, 5 jun. 2013. Disponível em: <http://trf-1.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/23362512/apelacao-criminal-acr-6218-ba-0006218-0320104013307-trf1>. Acesso em: 17 ago. 2013.

BRASIL. Tribunal Regional Federal (4ª Região). Apelação criminal nº 7.102-RS. Apelante: Cezar Renato dos Santos Pinto. Apelado: Ministério Público Federal. Relator: desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus. Porto Alegre, 7 mar. 2012. Disponível em: <http://trf-4.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/23304294/apelacao-criminal-acr-7102-rs-0001958-2820084047102-trf4>. Acesso em: 11 ago. 2013.

BRASIL. Tribunal Regional Federal (4ª Região). Recurso em sentido estrito nº 0005944-38.2009.404.7107-RS. Recorrente: Ministério Público Federal. Recorrido: Carlos Biazi. Relator: desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus. Porto Alegre, 5 maio 2010. Disponível em: <http://trf-4.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/17298985/recurso-em-sentido-estrito-rse-7107-rs-0005944-3820094047107-trf4>. Acesso em: 30 jun. 2013.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Habeas corpus nº 58.613-DF. Paciente: Carlos Eduardo de Freitas Guimarães. Impetrante: Luís Alexandre Rassi e outros. Impetrado: primeira turma criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Relator: ministro Arnaldo Esteves Lima. Brasília, 3 abr. 2008. Disponível em: <http://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/7088088/habeas-corpus-hc-58613-df-2006-0096706-3>. Acesso em: 30 jun. 2013.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Habeas corpus nº 93.870-RJ. Paciente: Luiz Gustavo de Oliveira Faria e outros. Impetrante: Henrique Pereira Baptista. Impetrado: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Relator: ministro Napoleão Nunes Maia Filho. Brasília, 29 out. 2009. Disponível em: <http://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/5711094/habeas-corpus-hc-93870-rj-2007-0259647-1>. Acesso em: 10 ago. 2013.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Súmula nº 151. Disponível em: <http://www.stj.jus.br/SCON/sumulas/doc.jsp?livre=@num='151'>. Acesso em: 31 ago. 2013.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso especial nº 915.442-SC. Recorrente: Ministério Público do Estado de Santa Catarina. Recorrida: Vilma Maria Segalin. Relatora: ministra Maria Thereza de Assis Moura. Brasília, 14 dez. 2010. Disponível em: <http://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/19128347/recurso-especial-resp-915442-sc-2007-0010944-9-stj>. Acesso em: 11 ago. 2013.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso especial nº 1.050.890-PR. Recorrente: Fábio Cristiano Marques. Recorrido: Ministério Público Federal. Relator: ministro Jorge Mussi. Brasília, 13 dez. 2011. Disponível em: <http://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/21277215/recurso-especial-resp-1050890-pr-2008-0086087-6-stj>. Acesso em: 11 ago. 2013.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso especial nº 1.346.413-PR. Recorrente: Conrado Sérgio Carro Garcia. Recorrido: Ministério Público Federal. Relator: ministro Campos Marques. Brasília, 23 abr. 2013. Disponível em: <http://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/23335997/recurso-especial-resp-1346413-pr-2012-0206791-4-stj/inteiro-teor-23335998>. Acesso em: 1 set. 2013.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula vinculante nº 26. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarJurisprudencia.asp?s1=26.NUME.%20E%20S.FLSV.&base=baseSumulasVinculantes>. Acesso em: 25 maio 2013.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Habeas corpus nº 110.840-MS. Paciente: Adão de Souza. Impetrante: Defensoria Pública da União. Impetrado: Superior Tribunal de Justiça. Relator: ministro Joaquim Barbosa. Brasília, 25 maio 2012. Disponível em: <http://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/22084865/habeas-corpus-hc-110840-ms->. Acesso em: 4 ago. 2013.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Habeas corpus nº 110.964-SC. Paciente: Valter dos Santos de Oliveira. Impetrante: Defensoria Pública da União. Impetrado: Superior Tribunal de Justiça. Relator: ministro Gilmar Mendes. Brasília, 7 fev. 2012. Disponível em: <http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=1874398>. Acesso em: 4 ago. 2013.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Habeas corpus nº 111.840-ES. Paciente: Edmar Lopes Feliciano. Impetrante: Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo. Impetrado: Superior Tribunal de Justiça. Relator: ministro Dias Toffoli. Brasília, 14 jun. 2012. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticianoticiastf/anexo/hc111840dt.pdf>. Acesso em: 25 maio 2013.

CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal: legislação penal especial. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. v. 4.

CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal: parte geral: (arts. 1º a 120). 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. v. 1.

CERNICCHIARO, Luiz V. Direito penal da Constituição. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1991.

CONJUR. Anteprojeto de Código Penal. Disponível em: <http://s.conjur.com.br/dl/anteprojeto-codigo-penal.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2013.

CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA - IV REGIÃO. Viagra - a química da pílula azul. Disponível em: <http://www.crq4.org.br/quimica_viva__viagra>. Acesso em: 14 jul. 2013.

DINIZ, Maria H. Compêndio de introdução à ciência do direito. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

EDWARD, José; CARDOSO, Rodrigo. As novas vítimas. Veja, 15 jul. 1998. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/150798/p_044.html>. Acesso em: 11 maio 2013.

FRANCO, Alberto S. Crimes hediondos. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

GOMES, Luiz F. A tipicidade objetiva passou a ser formal e material. 6 abr. 2011. Disponível em: <http://atualidadesdodireito.com.br/lfg/2011/04/06/a-tipicidade-objetiva-passou-a-ser-formal-e-material/>. Acesso em: 3 ago. 2013.

GOMES, Luiz F. Princípio da ofensividade no direito penal. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

GOMES, Luiz F. Reforma do Código de Trânsito (Lei 11.705/2008): novo delito de embriaguez ao volante. 25 jun. 2008. Disponível em: <http://ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20080624132448294&mode=print>. Acesso em: 13 jul. 2013.

GONÇALVES, Victor E. R. Direito penal esquematizado: parte especial. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

GRECO, Rogério. Código Penal comentado. 5. ed. Niterói: Impetus, 2011.

GRECO, Rogério. Curso de direito penal: parte geral. 13. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2011.

JESUS, Damásio E. Direito penal: parte geral. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. v. 1.

LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

MENDES, Gilmar F.; COELHO, Inocêncio M.; BRANCO, Paulo G. G. Curso de direito constitucional. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

MIRABETE, Julio F.; FABBRINI, Renato N. Manual de direito penal: parte especial, arts. 235 a 361 do CP. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2007. v. 3.

MORAES, Alexandre. Direitos humanos fundamentais: teoria geral. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

NUCCI, Guilherme S. Manual de direito penal: parte geral: parte especial. 7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Ordenações filipinas. Disponível em: <http://www1.ci.uc.pt/ihti/proj/filipinas/l5p1206.htm>. Acesso em: 21 maio 2013.

PASTORE, Karina. O paraíso dos remédios falsificados. Veja, 8 jul. 1998. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/080798/p_040.html>. Acesso em: 11 maio 2013.

PASTORE, KARINA; CARDOSO, Rodrigo. Os filhos da farinha. Veja, 1 jul. 1998. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/010798/p_116.html>. Acesso em: 4 jun. 2013.

PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito constitucional descomplicado. 7. ed. São Paulo: Método, 2011.

PRAMIL. Sobre Pramil. Disponível em: <http://www.pramil.com.py/sobrepramil.php?language=2>. Acesso em: 14 jul. 2013.

QUEIROZ, Paulo. Direito penal: parte geral. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

QUEIROZ, Paulo; PINHO, Ana C. Tentativa e os princípios da ofensividade e proporcionalidade: uma necessária aproximação. Disponível em: <http://www.juspodivm.com.br/novo/arquivos/artigos/penal/crime_tentado_ii.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2013.

REALE JR., Miguel. A inconstitucionalidade da lei dos remédios. Revista dos Tribunais, São Paulo, v. 763, n. 88, maio 1999.

ROCHA, Carla. Daniella Perez: 20 anos do assassinato que mudou a lei. O Globo Rio, 23 dez. 2012. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/rio/daniella-perez-20-anos-do-assassinato-que-mudou-lei-7125130>. Acesso em: 31 ago. 2013.

SANTINI, Daniel. Mães que tomaram pílula da farinha em 1998 ainda brigam por indenizações. G1, Brasília, 9 nov. 2007. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL175770-5605,00.html>. Acesso em: 11 maio 2013.

SOUZA, Rose M. Juiz manda empresa indenizar grávida por ‘pílula de farinha’. Terra, Campinas, 11 ago. 2010. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/brasil/juiz-manda-empresa-indenizar-gravida-por-pilula-de-farinha,6b0b4bc92690b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 4 jun. 2013.

TV JUSTIÇA. Programa Espaço Memória destaca trajetória de Alberto Silva Franco. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=203460>. Acesso em: 8 jul. 2013.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Daniel Bombarda Andraus

Graduado pela Faculdade de Direito do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - UniSALESIANO Araçatuba. Aprovado no X Exame de Ordem Unificado. Pós-graduado em Direito Constitucional Aplicado pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Ex-assessor junto ao Ministério Público Federal. Ex-analista do Ministério Público do Estado de São Paulo. Defensor Público do Estado de Goiás.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

ANDRAUS, Daniel Bombarda. A decisão judicial em face da violação aos princípios constitucionais penais pelo crime previsto no artigo 273, do Código Penal. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 4042, 26 jul. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/30496. Acesso em: 24 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos