Artigo Destaque dos editores

A inimputabilidade penal como cláusula pétrea implícita ao ordenamento jurídico brasileiro

Exibindo página 2 de 2
08/04/2015 às 11:27
Leia nesta página:

5.Conclusão

O clamor social pelo combate à criminalidade incide na concepção equivocada de que a redução da maioridade penal seria uma das medidas a serem implementadas satisfatoriamente. Ao cogitar a ideia de se responsabilizar o jovem, o Estado incorre em um perigo ainda maior, visto que a violência pode se propagar de tal forma que seu controle restará impossibilitado.

O art. 228 da CF88 consiste em verdadeiro direito fundamental, visto o conceito aberto de seu viés material, baseado no princípio da proteção integral constitucional do ser humano em desenvolvimento. Desta feita, a diminuição da imputabilidade penal é impraticável, por tratar-se de direito individual e, consequentemente, cláusula pétrea, restando inconstitucional por vedação expressa ao art. 60, § 4º, inciso IV, visto que incidiria em proposta de emenda tendente a abolir os direitos e garantias individuais.

A delinquência juvenil é preocupante, mas, para combatê-la, o texto constitucional já garantiu outros instrumentos capazes de reabilitar o adolescente sem puni-lo de forma exacerbada e desmedida, sendo a principal delas a medida socioeducativa instituída pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Ainda que padeça de eficácia em sua plenitude, essas medidas consagram a vontade do legislador constituinte de tratar as crianças e adolescentes de maneira especial, visto a sua condição única de seres em formação, primando pelo princípio da dignidade da pessoa humana destes pequenos seres.

A adoção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das habilidades desses jovens, bem como ao combate à miséria e as desigualdade sociais, seriam um primeiro passo importante à conquista de uma vida digna destes. Por conseguinte, a redução dos índices criminológicos entre os menores de 18 (dezoito) anos seria inconteste.


Referências Bibliográficas

ALEXY, Robert. Teoría de los derechos fundamentales. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1993.

ANDRADE, José Carlos Vieira de. Os direitos fundamentas na Constituição Portuguesa de 1976. 2.ed. Coimbra: Almedina, 2001.

BARBOSA, Danielle Rinaldi. Redução da maioridade penal: uma abordagem garantista. Disponível em: <http://ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20091201180428721&mode=print>. Acesso em 13 mai. 2013.

BORNIN, Daniela Queila dos Santos. Inimputabilidade penal: Direito individual garantido em cláusula pétrea. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6553>. Acesso em: 03 mai. 2013.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/D99710.htm>. Acesso em: 08 mai. 2013.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. < http://www.camara.gov.br> . Acesso em: 12 mai. 2013.

FILETI, Narbal Antônio Mendonça. O princípio da proibição do retrocesso social. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/12359/o-principio-da-proibicao-de-retrocesso-social>. Acesso em 13 mai. 2013.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 12.ed.rev.atual.ampl. São Paulo: Saraiva, 2008.

MENDES, Gilmar Ferreira. COELHO, Inocêncio Mártires. BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional.3.ed.rev.atual, São Paulo: Saraiva, 2008.

MIRANDA, Jorge. Manual de direitos constitucional. Tomo IV. 3.ed. Coimbra: Coimbra Editora, 2000.

MORAES, Alexandre. Constituição do Brasil Interpretada e legislação constitucional. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

NOVELINO, Marcelo. Direito constitucional para concursos. 1.ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2007.

SANTOS, Richardy Videnov Alves dos Santos; SIQUEIRA, Mariana de. A impossibilidade de redução da idade penal mínima: uma abordagem crítica pela sustentação do caráter pétreo do artigo 228 da Constituição Federal. Disponível em: <http://www.inverbis.com.br/edicoes/ed29.pdf>.  Acesso em 15 de abr. 2013.

SARAIVA. João Batista Costa. Adolescente em Conflito com a Lei: da indiferença à proteção integral: Uma abordagem sobre a responsabilidade penal juvenil. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 10.ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

SILVA, Jose Afonso da. Curso de direito Constitucional positivo. 32.ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2009.

TERRA, Eugênio Couto. A Idade Penal Mínima como Cláusula Pétrea. In: BULHÕES, Antônio Nabor Areias. et al. A Razão da Idade: Mitos e Verdades. Brasília: Ministério da Justiça. Secretaria de Estado dos Direitos Humanos. Departamento da Criança e do Adolescente, 2001.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marilia Mendonça

Pós graduada em Direito constitucional pela Universidade Anhanguera-Uniderp.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MENDONÇA, Marilia. A inimputabilidade penal como cláusula pétrea implícita ao ordenamento jurídico brasileiro. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 20, n. 4298, 8 abr. 2015. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/37790. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos