Capa da publicação Súmula Vinculante 43 versus PEC 373/2013. A rejeição do STF ao “Trem da Alegria” e a insistência de servidores em se classificar em cargo diverso do ocupado.

Súmula Vinculante 43 versus PEC 373/2013. A rejeição do STF ao “Trem da Alegria” e a insistência de servidores em se classificar em cargo diverso do ocupado.

25/06/2015 às 00:04
Leia nesta página:

Em 08/04/2015 o STF transformou a Súmula 685 na Súmula Vinculante 43, porém, apesar da sua orientação do que é ou não é constitucional, o Congresso pretende aprovar o “Trem da Alegria” nas Procuradorias dos Estados e DF.

Inicialmente, é importante destacar que o Supremo Tribunal Federal, por ser legítimo intérprete da Carta Magna, se enquadra na posição de Corte Constitucional, desvendando e esclarecendo os limites e determinações da Constituição Federal.

Desse modo, dos processos que logram alcançar tão alto grau de apreciação, devemos perceber o substancioso grau de orientação a respeito de como a Constituição Federal deve ser lida. O mesmo se diga quanto aos processos originários do STF; aliás, alguns deles servem justamente para isso, tais como as ações de controle de constitucionalidade (ADI, ADC, ADPF, ADO).

Pois bem, em inúmeros e reiterados julgados, o STF tem aplicado com severidade a norma insculpida no art. 37, II, da CF:

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...)

II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

De fato, o princípio do concurso público (princípio afeto à própria noção de República) põe fim às indicações antigamente efetuadas pelos governantes de pessoas ligadas ao seu círculo familiar ou de amizade.

Inerente à moralidade e à impessoalidade, os cargos públicos passaram a ser disponibilizados a todos os brasileiros que preenchessem os requisitos para o mesmo e que lograssem aprovação em certames públicos de ampla concorrência.

Os cargos públicos, nesse sentido, foram definitivamente incorporados à res publica, à coisa pública.

Na linha dos ideais do Constituinte de 1988, o STF proclamou inúmeros acórdãos confirmando que, para a ocupação de cargos públicos (ressalvadas as exceções previstas na própria CF), os brasileiros devem se submeter a seleção pública.

Derivado do princípio do concurso público, pode se extrair também que o ocupante de um determinado cargo não pode “saltar” para outro. Ou seja, se um determinado servidor ocupa o cargo “x”, não poderá ser levado ao cargo “y” sem a realização e aprovação em concurso público para este último cargo especificamente.

Apesar da clareza da norma constitucional, inúmeros processos chegaram ao STF indagando sobre a possibilidade de normas de hierarquia inferior à CF (Leis, Constituições Estaduais, Leis Orgânicas dos Municípios etc) transporem servidores de um cargo para outro.

O resultado de tais demandas levou o STF a editar a Súmula 685 na Sessão Plenária de 24/09/2003.

 Em que pese este entendimento, uma grande quantidade de processos com o mesmo tema continuou subindo ao STF. Isso fez com que a Corte Suprema considerasse prudente e necessária a aprovação de um verbete a respeito da matéria sob a modalidade do instituto da Súmula Vinculante.

Em verdade, a Súmula Vinculante 43 possui o mesmo teor da Súmula anterior e foi aprovada na Sessão Plenária de 08/04/2015:

“É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.”

Observe-se que o STF o fez para emprestar efetividade às suas decisões pretéritas, utilizando-se da norma do art. 103-A da CF:

Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. 

§ 1º A súmula terá por objetivo a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, acerca das quais haja controvérsia atual entre órgãos judiciários ou entre esses e a administração pública que acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questão idêntica.

§ 2º Sem prejuízo do que vier a ser estabelecido em lei, a aprovação, revisão ou cancelamento de súmula poderá ser provocada por aqueles que podem propor a ação direta de inconstitucionalidade.

§ 3º Do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar a súmula aplicável ou que indevidamente a aplicar, caberá reclamação ao Supremo Tribunal Federal que, julgando-a procedente, anulará o ato administrativo ou cassará a decisão judicial reclamada, e determinará que outra seja proferida com ou sem a aplicação da súmula, conforme o caso.

Essa modalidade de súmula tem efeito vinculante “em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal” e consolida o entendimento da Corte a respeito do tema.

Aliás, dos próprios debates da aprovação da Súmula Vinculante se extrai que a mesma é fruto de ampla discussão já empreendida pelo STF sobre a matéria. Observe-se a proposta do Ministro Presidente Ricardo Lewandowski:

Com efeito, trata-se de entendimento já consolidado pelo Plenário da Corte em verbete não vinculante, aprovado em 24/9/2003 com base no julgamento dos seguintes casos: ADI 308-MC, ADI 368-MC, ADI 231, ADI 245, ADI 785-MC, ADI 837-MC, MS 21.420, ADI 266, ADI 308, ADI 248, ADI 970-MC, ADI 186, MS 22.148, RE 150453, ADI 1.150, RE 173.357, ADI 837 e ADI 242. (...)

Posteriormente, o Tribunal Pleno chancelou o referido entendimento nos seguintes casos: ADI 3.342, ADI 3.857, ADI 3.819, ADI 3.190, ADI 3.061, ADI 2.804, ADI 3.030, ADI 1.329, ADI 1.345, MS 2.3670, ADI 2.335/MC e ADI 2.186-MC.

Pois bem, em que pese o entendimento consolidado do STF sobre a interpretação do art. 37, II, da CF, o Congresso Nacional, recentemente por meio da Proposta de Emenda à Constituição nº 373/2013, pretende desviar-se do sentido do texto constitucional para promover um verdadeiro “Trem da Alegria” no âmbito das Procuradorias Estaduais e do DF.

Por meio da referida PEC 373, objetiva-se alterar “o art. 132 da Constituição Federal, para incluir os procuradores e advogados públicos das autarquias e fundações públicas e os advogados públicos que exercem o assessoramento jurídico no âmbito da administração direta dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos regramentos constantes do caput do artigo.

Atualmente o art. 132 da CF possui o seguinte teor:

Art. 132. Os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, organizados em carreira, na qual o ingresso dependerá de concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, exercerão a representação judicial e a consultoria jurídica das respectivas unidades federadas.

Parágrafo único. Aos procuradores referidos neste artigo é assegurada estabilidade após três anos de efetivo exercício, mediante avaliação de desempenho perante os órgãos próprios, após relatório circunstanciado das corregedorias.

Com as alterações pretendidas, a PEC 373 quer que o art. 132 passe a prescrever o seguinte:

Art. 132 (...)

§ 1º Os cargos efetivos e as funções estáveis da administração direta, das Autarquias e Fundações Públicas, com atribuição de assistência e assessoramento jurídico, e os cargos efetivos de representação judicial e extrajudicial das Autarquias e Fundações Públicas, integram para todos os fins, a Advocacia Pública dos Entes Federados, sendo regidos pelas mesmas garantias, direitos e deveres prescritos às carreiras referidas no caput deste artigo.

§ 2º Aos procuradores e advogados públicos referidos neste artigo é assegurada estabilidade após três anos de efetivo exercício, mediante avaliação de desempenho perante os órgãos próprios após relatório circunstanciado das corregedorias.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Em suma, o caput mantém-se o mesmo e o parágrafo único se transforma em parágrafo segundo (§2º). A única alteração é justamente a inclusão do parágrafo primeiro (§1º) – o qual transfere uma enorme quantidade (ainda desconhecida) de servidores em Procuradores de Estado/DF.

Saliente-se que a PEC tem a intenção de simplesmente transformar inúmeros servidores, do dia para a noite, em Procuradores.

Afora o entendimento do próprio STF que repudia este tipo de manobra, existem muitos outros argumentos para rechaçar a aprovação da PEC: estes servidores não fizeram concurso para Procurador de Estado/DF; os concursos aos quais se submeterem (se é que se submeteram) são muito mais simples do que os de Procurador de Estado/DF e não foram feitos com as exigências determinadas pela Constituição; muitos destes servidores talvez nem tenham inscrição na OAB, mas sejam simplesmente bacharéis em Direito etc.

Além destes argumentos, causa espanto a pretendida ingerência do Congresso Nacional (União) nos Estados/DF. Uma verdadeira afronta ao Pacto Federativo.

Ora, o art. 25 da CF é expresso que “Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.”

Por óbvio, a organização das suas Procuradorias é tema afeto aos Estados/DF, por meio de suas Constituições e leis. Assim, não pode o Congresso Nacional desconsiderar esta instância da Federação, passando a disciplinar tema estadual na Constituição Federal.

E pior: não pode promover a geração de despesa que não tenha sido prevista pelo próprio ente federado. Imagine o exemplo de um Estado que esteja no limite prudencial da LRF e que conte com 100 Procuradores. Poderia o Congresso Nacional determinar que a Procuradoria-Geral do Estado/DF incorporasse imediatamente mais 200 Procuradores – os quais passariam a gozar dos mesmos subsídios e garantias?

A resposta é claramente pela negativa.

Observe-se o teor do art. 169, caput e §1º, da CF:

Art. 169. A despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar.

§ 1º A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos e funções ou alteração de estrutura de carreiras, bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, pelos órgãos e entidades da administração direta ou indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público, só poderão ser feitas:

I - se houver prévia dotação orçamentária suficiente para atender às projeções de despesa de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes; 

II - se houver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista

Pois bem, ainda que aprovada (o que não se espera), uma provável ação de controle de constitucionalidade seria deflagrada pelos argumentos já expendidos. E o STF, caso se mantenha firme na sua jurisprudência, trilhará o caminho da declaração da pecha de inconstitucionalidade da referida Emenda.

Nesse sentido, inúmeros são os motivos para a rejeição da referida PEC ainda em seu nascedouro, principalmente o (antigo) entendimento já esposado pelo STF, recentemente transformado na Súmula Vinculante 43.

Por fim, além dos argumentos já reiteradamente expressos, é importante concluir que o princípio do concurso público elencado no art. 37, II, da CF serve a todos os brasileiros, partindo-se da base republicana da moralidade, legalidade e impessoalidade. O concurso público é uma arma poderosa nas mãos da sociedade, igualando todos nós na oportunidade de fazer parte do corpo público de servidores da Nação. O que for diferente disso deve ser rechaçado pela voz do povo, representada pela Câmara dos Deputados (Casa legislativa onde contraditoriamente foi proposta a PEC 373).

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Gentil Ferreira de Souza Neto

Procurador de Estado e Advogado. Mestre em Direito Constitucional. Especialista em Direito Público e Direito Constitucional.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos