Capa da publicação Direito à moradia X alienação fiduciária em garantia
Artigo Destaque dos editores

O direito constitucional à moradia face à alienação fiduciária em garantia para bens imóveis prevista na Lei 9.514/97

Exibindo página 3 de 3
24/07/2020 às 09:00
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

Ante o exposto, pode-se concluir que a lei 9.514/97, que prevê a execução extrajudicial para consolidação da propriedade imóvel, não é inconstitucional e que uma eventual decretação da inconstitucionalidade dessa lei pode refletir de maneira direta na expansão do crédito imobiliário e consequentemente no direito constitucional à moradia.

Vale lembrar que alguns fatores contribuíram para o crescimento do crédito imobiliário no Brasil, dentre eles a estabilidade econômica, o aumento da renda do trabalhador e a criação do instituto da alienação fiduciária em garantia para bens imóveis em 1997. Esta trouxe maior celeridade na execução da garantia e, com isso, reduziu-se significativamente a inadimplência. Com essa redução do inadimplemento, os bancos aumentarem a oferta e os prazos do crédito habitacional, além de reduzirem as taxas de juros.

Ademais, até 1997, a habitação era assunto de um banco só: Caixa Econômica Federal. Em razão do que já apresentamos neste trabalho a respeito do instituto da hipoteca (demora na recuperação do crédito concedido), praticamente nenhum outro banco concedia crédito habitacional porque não havia garantia do retorno. Com isso, apenas a Caixa, empresa pública federal, concedia crédito habitacional e amargava prejuízos ano após ano, caminhando a passos largos para a bancarrota.

Por outro lado, com a introdução da Lei 9.514 em 1997 houve um crescimento da oferta de imóveis. Claro, afinal de contas, com a garantia do retorno do investimento, os demais bancos começaram a investir também na habitação, que se tornou um bom negócio, rentável e garantido.

Essa ferramenta (Lei 9.514/97) veio propiciar um melhor gerenciamento de risco, garantindo o retorno dos recursos aplicados e a continuidade de alguns programas habitacionais existentes no mercado, com linhas de financiamento específicas, como por exemplo, o MCMV (Programa Minha Casa, Minha Vida).

Portanto, não há que se falar na inconstitucionalidade do procedimento de execução extrajudicial previsto na Lei 9.514/97. Não há qualquer violação de garantia prevista na Constituição Federal e a própria jurisprudência dos Tribunais Superiores vem se firmando nesse sentido, como demonstrado.

O procedimento de execução extrajudicial, além de se encontrar em consonância com as garantias constitucionais encontra-se ainda em sintonia com as diretrizes do Sistema Financeiro de Habitação e do Sistema Financeiro Imobiliário, que necessitam de garantias seguras, eficazes e céleres para a expansão do volume de crédito ofertado para que a população possa adquirir a tão sonhada casa própria e, assim, ter implementado o direito constitucional à moradia.

Declarar a inconstitucionalidade do procedimento de execução extrajudicial do bem imóvel garantido pela fidúcia pode resultar em um efeito contrário ao pretendido, causando prejuízos principalmente àqueles que necessitam de crédito para adquirirem a casa própria. Em vez de proteger a população, principalmente aquela mais carente, estar-se-ia causando-lhe prejuízo, com a restrição do crédito e maiores dificuldades na obtenção de financiamento habitacional.

Conclui-se, portanto, que a Lei 9.514/97 é sim constitucional, pois a partir de sua publicação romperam-se as dificuldades na concessão do crédito imobiliário e diminuíram-se as barreiras, quais sejam a insegurança jurídica e a morosidade do Poder Judiciário.

Retirar a possibilidade, dada pela Lei 9.514/97, do credor fiduciário executar de maneira mais célere o crédito concedido no uso da autonomia da vontade, em caso de inadimplência do devedor fiduciário, seria com certeza um retrocesso, aumentando o déficit habitacional. Esta situação, sim, é que vai contra o direito à moradia assegurado constitucionalmente.

Portanto, à vista de todo o exposto, concluímos pela constitucionalidade do procedimento de execução extrajudicial previsto na Lei 9.514/97, pois as normas previstas nessa lei não são incompatíveis com os princípios constitucionais da inafastabilidade do acesso ao Judiciário, do devido processo legal e do contraditório e ampla defesa, podendo o devedor fiduciário exercer o seu direito de ação sempre que ocorrer lesão ou ameaça de lesão, independentemente da fase do processo de execução extrajudicial promovido pelo credor.

Em suma, a consolidação da propriedade imóvel através da execução extrajudicial, sem a participação do Poder Judiciário, é a melhor alternativa para que cada vez mais milhões de brasileiros tenham acesso à tão sonhada casa própria.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E FONTES CONSULTADAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS [ABNT]. NBR 6023: Informações e documentação: referências, elaboração. Rio de Janeiro: 2002.

______.NBR 10520: Informações e documentação – Citação em documentos: apresentação. Rio de Janeiro: 2002.

______. NBR 14724: Informações e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: 2002.

BRASIL. Vade Mecum Compacto. Obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaboração de Luiz Roberto Curia, Livia Céspedes e Juliana Nicoletti. 7. ed. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2012.

CHALHUB, Melhim Namem. Alienação Fiduciária, Incorporação Imobiliária e Mercado de Capitais: Estudos e Pareceres. Rio de Janeiro: Renovar, 2012.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

________. Negócio Fiduciário. 4. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2009.

COSTA, Valestan Milhomem da. A alienação fiduciária no financiamento imobiliário. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2005.

DANTZGER, Afrânio Carlos Camargo. Alienação Fiduciária de Bens Imóveis. 3 ed. rev. e atual. São Paulo: Método, 2010.

DIÁRIO DO SENADO FEDERAL, de 11 de novembro de 1997. Parecer nº 723, de 1997. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/publicacoes/diarios/pdf/sf/1997/11/10111997.pdf>, Acesso em: 02 nov. 2013, p. 24398.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Direito das Coisas. 26 ed. São Paulo: Saraiva, 2011. v.4.

FIUZA, César. Direito Civil: Curso Completo. 11 ed. rev. atual. e ampl. Belo Horizonte: DelRey, 2008.

GOMES, Orlando. Direitos Reais. 20 ed. rev. atual. e aum. Atualizador: Luiz Edson Fachin. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 4 ed. São Paulo Atlas, 1992.

LIMA, Frederico Henrique Viegas de. Da alienação Fiduciária em Garantia de Coisa Imóvel. 4 ed. rev. e atual. Curitiba: Juruá, 2010.

MIRANDA, Pontes de. Tratado de Direito Privado: Parte Geral. Tomo III, Atualizado por Vilson Rodrigues Alves. 1 ed. Campinas: Bookseller, 2000.

NOTÍCIAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=186899, acesso em 02 de nov/2013.

RESTIFFE NETO, Paulo; RESTIFFE, Paulo Sérgio. Propriedade Fiduciária Imóvel. São Paulo: Malheiros, 2009.

RIOS, Arthur; RIOS JÚNIOR, Arthur. Manual de Direito Imobiliário. 4 ed. rev. e atual. Curitiba: Juruá, 2010.

SAAD, Renan Miguel. A alienação fiduciária sobre bens imóveis. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

TERRA, Marcelo. A alienação fiduciária de imóvel em garantia: Lei no 9.514/97, primeiras linhas. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1998.


Notas

[1] DIÁRIO DO SENADO FEDERAL, de 11 de novembro de 1997. Parecer nº 723, de 1997. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/publicacoes/diarios/pdf/sf/1997/11/10111997.pdf>, Acesso em: 02 nov. 2013, p. 24398.

[2] Art. 397. O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor.

[3] http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=186899, acesso em 02 de nov/2013.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Vilmar Alves de Mendonça

Advogado, especialista em direito constitucional.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MENDONÇA, Vilmar Alves. O direito constitucional à moradia face à alienação fiduciária em garantia para bens imóveis prevista na Lei 9.514/97. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 25, n. 6232, 24 jul. 2020. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/41638. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos