A primeira coisa que o futuro empreendedor deve pensar, antes de entrar no negócio, é em encontrar algo que goste, posteriormente deve-se trabalhar almejando se prefere investir numa marca já testada, num negócio que ofereça mais segurança, ou em vez iniciar um projeto/empreendimento a partir do zero. Destas considerações, surge a dúvida: abrir uma Franquia ou investir numa marca Licenciada.
A escolha entre empreender através de uma Franquia ou Licenciamento costuma depender do tipo de negócio e da ousadia do empreendedor!
FRANQUIA
No Sistema de Franquia empresarial ocorre a modalidade de licenciamento de direitos (comercialização de um negócio de forma profissional), não se confundindo com uma licença de marca.
No Franchising compra-se um sistema de gestão completo (licença conjunta de marca, know-how, suporte e marketing) o negócio possui planejamento pronto, informando estimativa dos custos de instalação, fornecendo informações mais detalhadas, padronização, enfim, o Franqueador ensinará passo a passo as informações do negócio e o franqueado é obrigado a seguir todos os padrões estabelecidos pela Rede, de forma a minimizar as chances de erro.
Pesquisas atuais demonstraram que enquanto 60% das empresas brasileiras não sobrevivem até o quinto ano, no Franchising esse índice cai para 15%. O resultado mostra a resiliência do setor, mesmo com o cenário econômico atual, e de certa forma isso se deve a minimização de erro que o Sistema proporciona.
Este é o bônus da franquia! Adquirir um negócio que já existe que tem uma marca consolidada, que tem um know-how de gestão, que tem fornecedores certos, um projeto arquitetônico definido, ou seja, dentro do Sistema de Franchising o Franqueado compra know-how, experiência, treinamento, padrão e supervisão.
É uma alternativa mais acertada para quem não tem experiência na abertura de uma empresa e pode incorrer em risco na gestão do negócio, a falta de suporte e a inexperiência neste caso, pode fadar a empresa ao fracasso.
LICENCIAMENTO
Diferentemente do que ocorre com a Franquia, no modelo de Licenciamento, compra-se somente o direito de usar uma marca e vender serviços e produtos indicados pelo licenciador.
O Licenciamento é o direito de comercialização de um produto/serviço sob uma marca específica, então o licenciador concede ao licenciado o direito de comercialização de produto/serviço sob aquela marca, só que a gestão do negócio é independente.
É um modelo que em geral, deve ser absorvido para um empreendedor que já opera no mercado, que possui conhecimentos para gerir o negócio, podendo operar sob o licenciamento para agregar ao negócio diferenciais como suporte, alinhamento a uma marca reconhecida e preferencialmente forte, com poder de negociação com a indústria e um custo baixo.
Em geral, o licenciamento é mais barato, dá mais liberdade, mas o risco é maior.
Um exemplo clássico de operação de sucesso em Licenciamento são as Redes de Farmácia -O licenciado compra os medicamentos direto dos produtores, mas os preços são negociados pelo licenciador, que consegue descontos maiores porque compra em quantidade para toda a rede. Em geral, o licenciado se obriga a comprar 80% dos produtos indicados pelo proprietário da marca.
CONSIDERAÇÕES
O risco de se empreender sob uma franquia ou licenciamento irá depender sempre do perfil e do conhecimento do Empreendedor.
Deve-se atentar sempre se o mesmo possui perfil para o negócio, se já possui conhecimento do mercado em que ele deseja investir, da marca e do produto que ele quer investir, agindo desta maneira o risco dele pode ser minimizado.
Porém, se ele tiver total desconhecimento do produto, marca, mercado, o risco dele é maior.
Desta forma ao empreender sob estes Sistemas deve-se levar em consideração que ao optar por um Licenciamento ele irá ter que aprender tudo sozinho, e se ele optar por se tornar um Franqueado o mesmo contará com suporte, treinamento e acompanhamento de um Franqueador.
* Fonte: Dados (2015) Associação Brasileira de Franchising (ABF).