Capa da publicação Das pedaladas matinais para as Pedaladas Fiscais
Capa: Estadão

Das pedaladas matinais para as pedaladas fiscais

17/04/2016 às 22:04
Leia nesta página:

Da Legitimidade o Processo de impeachment e da Revogação do Mandato.

O crime de responsabilidade fiscal imputado à senhora “Presidenta”, como a chamam os mais íntimos, é fato, pois houve desrespeito às normas fiscais e, ainda, autorizou despesas públicas à revelia do parlamento, sabia ela que o país já estava falido, mas talvez orientada por seu criador, a criatura resolveu pedalar um pouco mais além do entorno do “seu” Palácio.

O processo de impeachment jamais pode ser classificado como “golpe”, juridicamente está amparado pela Carta Política, revestido de legalidade, sendo processado pelo povo através dos mandatos outorgados aos Deputados, ou estaria o povo brasileiro tentando dar um “golpe”?

Ora, todo Mandato outorgado pode ser revogado a qualquer momento, respeitando o devido processo legal que cada tipo de Mandato requer caso se requeira sua revogação. Desta feita, defender uma tese de “golpe” diante de um processo legitimo de revogação, é o mesmo que dizer “Esse poder me pertence até quando eu quiser”.

A própria história mundial nos mostra que este tipo de pensamento retrógrado, enseja qualquer outra denominação, mas nunca a palavra DEMOCRACIA, pois a democracia nasceu da luta contra este tipo de pensamento e atitudes, ou seja, o apoderar-se de um poder que pertence única e exclusivamente ao Outorgante, neste caso O POVO.

Por anos a Esplanada dos Ministérios foi um grande balcão de negócios, onde os “defensores” dos fracos e oprimidos, nos bastidores confraternizavam com os “poderosos” da elite empresária brasileira, isso é fato, que no trocadilho também é chamado “lava jato”.

O balcão de negócios hoje é “bolsa de valores”, segundo disseram aqueles que não querem devolver o poder a quem de direito sobre a votação do processo de impeachment, mas esqueceram de observar um detalhe, essa “bolsa de valores” não lida com moedas, mas com o restabelecimento do verdadeiro sentido da palavra democracia, da ética, da moral e acima de tudo, do respeito a cláusula mais pétrea de todas que esta esculpida na Constituição da República e afirma:

“Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rodrigo Eduardo Mariano

Cientista Jurídico e Advogado militante no Brasil, Especialista em Direito Público, Penal e Processual Penal e Ciência Política - Sócio Fundador do Escritório R Mariano Advogados

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos