Breve análise sobre o Projeto de Lei da Câmara n.º 7, de 2016

05/07/2016 às 16:32
Leia nesta página:

O presente artigo discute à possibilidade de a Autoridade Policial poder aplicar medidas protetivas de urgência, em determinados casos de violência doméstica e familiar, pois o PL 07/2016 acrescenta essa possibilidade na Lei Maria da Penha.

O Projeto de Lei da Câmara n.º 7, de 2016, acrescenta dispositivos à Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, e inclui alterações relativas à possibilidade de a Autoridade Policial poder aplicar medidas protetivas de urgência, em determinados casos de violência doméstica e familiar.

De acordo, com o PL 07/2016, a Autoridade Policial, não aplicará indiscriminadamente, as medidas protetivas de urgência, somente, poderá fazer uso desse instrumento de proteção, após, verificar a existência de risco atual ou iminente à vida ou integridade física e psicológica da vítima ou de seus dependentes.

O Projeto de Lei elenca cinco medidas protetivas de urgência que podem ser aplicadas, provisoriamente, pela autoridade policial, preferencialmente, da delegacia de proteção à mulher, intimando, desde logo, o ofensor, até deliberação judicial. As três primeiras impõem restrições e/ou proibições ao ofensor, de aproximação da ofendida, de manter contato com a ofendida e frequentar determinados lugares. Além disso, as outras duas hipóteses de aplicação autorizam a autoridade policial, quando necessário, a encaminhar a ofendida e seus dependentes a programa de proteção ou de atendimento especializados e, ainda, determinar a recondução da ofendida e a de seus dependentes ao respectivo domicílio, após afastamento do agressor;

Não sendo suficientes ou adequadas as medidas protetivas que podem ser aplicadas provisoriamente, a autoridade policial representará ao juiz pela aplicação de outras medidas protetivas ou pela decretação da prisão do autor.

A autoridade policial deverá comunicar o juiz no prazo de vinte e quatro horas sobre as medidas protetivas de urgência aplicadas e este poderá manter ou rever as medidas protetivas aplicadas, ouvido o Ministério Público no mesmo prazo.

Apesar, das alegações de inconstitucionalidade, por parte da doutrina, peço licença, para discordar de tal entendimento. A Constituição Federal de 1988, em seu art. 226, § 8º, incumbiu o Estado de criar mecanismos para coibir a violência no âmbito das relações familiares, a Lei 11.340/2006 foi criada com este intuito, e a meu ver o Projeto de Lei da Câmara n.º 7, de 2016 possui a mesma finalidade.

O PL 07/2016, proporcionará a autoridade policial a possibilidade preservar a integridade física e psicológica da ofendida, seja através da aplicação de medidas protetivas de urgência ou requisição de serviços públicos necessários à defesa da vítima e de seus dependentes.

A Lei 12.830, de 20 de junho de 2013, que dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia, em seu art. 2º, diz que “as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado”. Portanto, a atividade exercida pelo Delegado exige capacidade técnica-jurídica, e para tomar a decisão de aplicar, provisoriamente, as medidas protetivas de urgência à autoridade policial necessitará da vítima para subsidiar sua decisão, por exemplo, se ela informar ao delegado de polícia que o ofensor a persegue em seu serviço, a ela deverá ser concedida a medida protetiva de urgência de proibição de frequentar o serviço da ofendida. Do mesmo modo, a prática diária me fez entender que, realmente, não existe a necessidade de o ofensor entrar em contato ou aproximar-se da vítima. Este contato ou aproximação, em nada acrescenta, a qualquer defesa, pois o contraditório será assegurado na persecução criminal.

O Projeto de Lei da Câmara n.º 7, de 2016, acrescenta dispositivos à Lei nº 11.340/2006, cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, pois a possibilidade de aplicação de medida protetiva de urgência pela autoridade policial, nada mais é do que mais uma medida de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Com tal alteração legislativa o poder público assegurará a garantia dos direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Por fim, os operadores do direito que são capazes de entender, as condições peculiares das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, deixarão de lado as possíveis discussões acerca da usurpação de poderes, da incapacidade técnica da autoridade policial ou até mesmo do possível prejuízo ocasionado para defesa.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Monancheli Sergio

Advogado, inscrito na Seccional do Distrito Federal. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2010). Pós-Graduando em Direito Penal e Processo Penal pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos