Atletas, diplomas universitários, cyberbullying, bilionários brasileiros.

Rio 2016, muito mais do que jogos. Oportunidades para reflexões

Leia nesta página:

O Brasil se superou em termos de pessimismo. A alegria de ver os esforços e as solidariedades dos atletas, sejam eles brasileiros ou estrangeiros, resgatou a autoestima e solidariedade no Brasil. Usemos esta energia contagiante.

Como na abertura, o encerramento foi fenomenal. Antes de começar os Jogos, pelo mal-estar político, social e econômico que atravessa o Brasil, os Jogos foram condenados, repudiados. Antes disso, alguns brasileiros cometeram cyberbullying contra a judoca Rafaela Santos, que quase desistiu dos Jogos. A judoca, negra, comprovou que cor ou etnia não ditam superioridade ou inferioridade. Os neonazistas que cometeram o cyberbullying ficaram com cara de tacho que nem Hitler.

Narcisistas, frustrados, enfim, toda má sorte foi, pelos que sempre acham que o Brasil é um esterco, foi lançada. Algo de ruim teria que acontecer para demonstrar, pelo complexo de inferioridade, que os brasileiros não sabem fazer nada. Concordo que o dinheiro gasto nos Jogos poderia ser direcionado para saúde, educação, segurança. Contudo, na época, quando o Brasil foi sorteado para sediar os Jogos Olímpicos, a economia suportava tal evento. Infelizmente, mídias marrons fizeram de tudo para inflamar ódios, algo que vem acontecendo desde de que foram aplicadas várias ações afirmativas. Os ódios étnicos e regionais começaram, a internet serviu como expurgo neonazista.

Pensavam-se, até então, que a internet era campo livre para transtornos de personalidade — DSM-V, seção II: Grupo A – Transtornos de Personalidade Paranoide, Esquizoide e Esquizotípica; Grupo B –Transtornos de Personalidade Antissocial, Borderline, Histriônica e Narcisista; e Grupo C – Transtornos de Personalidade Esquiva, Dependente e Obsessivo-Compulsiva. Não digo, claro, generalizado, pois a liberdade de expressão, na democracia, é essência para o desenvolvimento dos valores humanísticos. O problema está na forma como a liberdade de expressão é exercida. Discordar de algum assunto é salutar, o que não é saudável é o ataque, quando se é contrariado, sádico: desqualificar, menosprezar, ridicularizar, rebaixar, o tipo de profissão, de atividade, de localidade, de etnia, de morfologia, de gênero, de sexualidade. Enfim, atentar contra a dignidade humana.

Poucas medalhas, mas com sacrifícios. Os desafios dos esportes, as imagens de solidariedade, com toda certeza, inspiraram crianças e adolescentes para seguirem um caminho, a cidadania. Presenciei em redes sociais discursos de menosprezos aos atletas, de que eles usam somente o corpo, não a mente. São, assim considerados pelos "superiores", oportunistas que usam o capitalismo burro para se darem bem na vida, já que não possuem "capacidades intelectuais" para vencer na vida. Vejamos, Quase metade dos bilionários brasileiros não tem diploma universitário, o que contradiz o discurso dos "superiores". Não basta ser campeão Olímpico, tem que ter diploma universitário também retira o estigma de que "atleta não tem cérebro". 

O Brasil deve aproveitar essa sensação de alegria, de conquista e aplicar na política. A garra, a perseverança, o querer, de um Brasil justo, solidário, igualitário, humanístico. É possível quando há união, comprometimento com o pacto social, este consubstanciado aos direitos humanos.

Avante, Brasil! Não seja pessimista, lute pelos ideais. Filhos forte não fogem, enfrentam os desafios de cabeça erguida. Que o sol da liberdade adentre em todos os lares, que o sonho intenso de amor e de esperança não fique apenas no Hino. Que a "Paz no futuro" não seja uma ideia, um esperar que algo divino, ou extraterrestre, venha para produzir paz entre todos os brasileiros. O começar por hoje é a certeza de que o dia seguinte será melhor.

FIAT LUX!

REFERÊNCIA:

SENRA, Ricardo - BBC Brasil. 'Impotentes e frustrados' são os mais agressivos na internet, diz psicóloga. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150831_salasocial_agressividade_internet_rs

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Sérgio Henrique da Silva Pereira

Articulista/colunista nos sites: Academia Brasileira de Direito (ABDIR), Âmbito Jurídico, Conteúdo Jurídico, Editora JC, Governet Editora [Revista Governet – A Revista do Administrador Público], JusBrasil, JusNavigandi, JurisWay, Portal Educação, Revista do Portal Jurídico Investidura. Participação na Rádio Justiça. Podcast SHSPJORNAL

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos