A 1ª Delegacia de Defesa da Mulher - DDM: funcionamento 24 horas, mais um avanço no combate à violência

22/08/2016 às 18:34
Leia nesta página:

A 1ª Delegacia de Defesa da Mulher – DDM - de São Paulo, desde o dia 22.08.2016, passa a atender 24 horas por dia, 7 dias por semana. O novo horário de funcionamento da 1ª DDM, caracteriza mais um avanço no combate à violência.

A 1ª Delegacia de Defesa da Mulher – DDM - de São Paulo, desde o dia 22.08.2016, passa a atender 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O novo horário de funcionamento da 1ª DDM, caracteriza mais um avanço no combate à violência, prestando um atendimento especializado, trazendo segurança às mulheres.

Em 1985, foi inaugurada a 1ª Delegacia de Defesa da Mulher – DDM, sendo o resultado do movimento de mulheres e de um processo de redemocratização do Poder Judiciário e dos Distritos Policiais, com o objetivo de combater à violência de gênero, bem como consolidar um trabalho de conscientização, sobre a importância de romper o silêncio, denunciando o agressor.

O Estado de São Paulo é pioneiro na implementação de políticas públicas para o enfrentamento da violência contra a mulher.  Sob a responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado, foram implantadas 9 DDM’s na Capital, 16 na Grande São Paulo e 107 no Interior, com uma equipe de atuação altamente treinada, incluindo estudos de direitos humanos e atendimento ao público, focado  em um padrão de atendimento mais humanizado.

Nesse sentido, a DDM diferencia-se, no que tange ao apoio à vítima, uma vez que esta receberá suporte psicológico, encaminhamento médico e orientação jurídica, de acordo com o caso apresentado.

Vale ressaltar que, serão disponibilizadas informações online aos policiais militares em patrulhamento, contendo medidas de proteção e restrição, como por exemplo, dados de agressores impedidos de se aproximar de suas vítimas – medida protetiva.

A pessoa que está em situação de violência doméstica precisa de ajuda e não de críticas, sendo muito importante estabelecer uma relação de confiança com amigos e familiares, a fim de que esta, possa buscar ajuda para sair deste triste momento.

Segundo dados estatísticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que avaliou 83 países, o Brasil ocupa a 5ª posição, com uma taxa de 4,8 homicídios por 100 mil mulheres, evidenciando a violência gritante que existe no país.

Nos números apresentados no ranking da violência (OMS), o Brasil só está atrás de três países latino-americanos: El Salvador, Colômbia, Guatemala e da Federação Russa, que evidenciam taxas superiores às de nosso país.

Para a classificação dos tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher, podem ser citados:

Violência Física: É aquela que ofende a integridade e saúde da mulher.

Violência Psicológica: Dano emocional à mulher; diminuição de autoestima; controlar suas ações, comportamentos e decisões: ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insulto, chantagem, ridicularização, exploração, limitação do direito de ir e vir.

Violência Sexual: Qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada mediante: intimidação, ameaça, coação, força física, induzir a comercializar sua sexualidade, impedir métodos contraceptivos, forçar matrimônio, forçar gravidez, forçar aborto, limitar ou anular seus direitos sexuais e reprodutivos.

Violência Patrimonial: Qualquer conduta que tipifique retenção, subtração, destruição parcial ou total de: objetos, instrumento de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos, recursos econômicos.

Violência Moral ou Crimes contra Honra: Consiste em qualquer conduta que tipifique: Calúnia (acusar alguém falsamente de um crime), Difamação (imputar a alguém um fato ofensivo à sua reputação) ou Injúria (ofender a honra de alguém).

Isto posto, conclui-se que, o Estado tem o dever de promover a Segurança Pública e os Direitos Humanos. Faz-se necessário um posicionamento firme e combativo, para que a violência por razão de gênero seja erradicada.

Toda e qualquer forma de violência deve ser coibida pelo Estado, repelida pela sociedade e combatida pela família.

O momento é de unir forças. O seu silêncio pode ser o grande aliado do agressor. Quebre o silêncio. Denuncie!

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Roberta Lídice

Doutora em Direito pela Universidade de Salamanca (USAL) – Espanha. Pesquisadora e Consultora Jurídica. Autora e coautora de livros e artigos jurídicos e sociais. Roberta Lídice Consultoria Jurídica, Pesquisa e Desenvolvimento | RLCP&D: https://robertalidiceconsultoria.com/ Copyright © 2024 ROBERTA LÍDICE

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos