Principais mudanças no Direito Eleitoral promovidas pela Lei 13.165/15 e as novidades para as eleições de 2016

16/09/2016 às 13:10
Leia nesta página:

No ano de 2015, o Direito Eleitoral passou por grandes transformações advindas pela Lei 13.165/15.Esse estudo tem o objetivo apenas de destacar os itens novos que são considerados importantes.

Limites do quociente eleitoral

Por anos a escolha de candidatos pelo sistema proporcional (Deputado Federal, Deputado Distrital, Deputado Estadual e Vereadores) foi alvo de críticas, principalmente por conta de candidatos que venceram o pleito com votações inexpressivas, esse feito só era possível haja vista que outros candidatos do mesmo partido ou coligação atingiam um enorme número de votos.

Por esse motivo, o artigo 108 do Código Eleitoral agora limita o ingresso de candidato com no mínimo 10% do quociente eleitoral.

Art. 108 Estarão eleitos, entre os candidatos registrados por um partido ou coligação que tenham obtido votos em número igual ou superior a 10% (dez por cento) do quociente eleitoral, tantos quantos o respectivo quociente partidário indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido.

Deve ser observado que esse limite ainda é baixo, contudo devemos destacar a evolução do tema.

 

Voto em trânsito

O voto em trânsito (fora do domicílio eleitoral) está bem ampliado, antes só era possível votar para o cargo de Presidente, agora haverá possibilidade de votar para Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Deputado Distrital, as regras para tanto estão destacadas abaixo do Código Eleitoral.

Art. 233-A.  Aos eleitores em trânsito no território nacional é assegurado o direito de votar para Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Deputado Distrital em urnas especialmente instaladas nas capitais e nos Municípios com mais de cem mil eleitores. (Redação dada pela Lei nº 13.165, de 2015)

Já para o eleitor que não está no território nacional só é possível votar para Presidente da República conforme as regras do artigo 223-A, II do Código Eleitoral.

II - aos eleitores que se encontrarem fora da unidade da Federação de seu domicílio eleitoral somente é assegurado o direito à habilitação para votar em trânsito nas eleições para Presidente da República; (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)

Candidato:

O Candidato agora deve se atentar algumas alterações para elegibilidade com relação aos prazos de filiação partidária e domicílio eleitoral.

Agora é exigido 1 ano no mínimo de domicílio eleitoral, bem como 6 meses de filiação partidária mínima.

Financiamento de campanha

Uma das principais e importantes alterações promovidas pela lei é o fim do Financiamento de campanha por pessoa jurídica.

Esse tema sempre foi alvo das criticas por conta dos inúmeros casos de abuso de poder econômico e corrupção.

Claro que só saberemos se essa mudança será boa com o passar dos anos, mas qualquer regramento para o tema deverá ser comemorada.

Propaganda eleitoral

Espera-se um pouco mais de limpeza e organização nas eleições de 2016 já que com a edição da Lei nº 12.891, de 2013 os cavaletes foram proibidos. Em caso de infração, será aplicado uma multa que varia de R$ 2.000,00 a R$ 8.000,00.

É importante destacar que a regra não foi efetivada nas eleições de 2014 tendo em vista os critérios para aplicação das leis eleitorais.

Com relação a propaganda no rádio e televisão, os eleitores observarão que os candidatos a Vereador não terão horário gratuito reservado em cadeia, somente inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação.

Fidelidade partidária

A fidelidade partidária sempre foi um tema polêmico, tendo em vista que alguns políticos utilizavam de seus mandatos como forma de barganhar boas oportunidades em outros partidos.

Agora a troca de partidos sem que o mandatário (deputados ou vereadores) perca sua representatividade, deverá ser feita apenas quando houver uma justa causa.

Abaixo estão destacadas as novas regras inseridas no artigo 22-A da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).

Art. 22-A.  Perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito. (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)

Parágrafo único.  Consideram-se justa causa para a desfiliação partidária somente as seguintes hipóteses: (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)

I - mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)

II - grave discriminação política pessoal; e (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)

III - mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente. (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)

Verifica-se que a lei foi mais rigorosa com os políticos, tendendo a barrar inúmeras troca de partidos como já visto no passado.

 

Propaganda partidária

A propaganda partidária diferente da propaganda eleitoral, tem como objetivo difundir os ideias do partido e em ano de eleições não pode ser veiculada no segundo semestre.

Nesse item temos um acréscimo muito importante, já que o legislador obrigou aos partidos dedicarem ao menos 10% de seu tempo em propaganda partidária destinada as mulheres.

Art. 45. A propaganda partidária gratuita, gravada ou ao vivo, efetuada mediante transmissão por rádio e televisão será realizada entre as dezenove horas e trinta minutos e as vinte e duas horas para, com exclusividade:

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

IV - promover e difundir a participação política feminina, dedicando às mulheres o tempo que será fixado pelo órgão nacional de direção partidária, observado o mínimo de 10% (dez por cento) do programa e das inserções a que se refere o art. 49. (Redação dada pela Lei nº 13.165, de 2015)

É de conhecimento geral que a participação feminina na política é crescente mas ainda pequena e com essa medida verificaremos em um longo prazo um apoiamento maior.

Conclusão

Das mudanças apontadas conclui-se que o poder público está mais preocupado com a opinião dos eleitores que tanto criticaram as regras do quociente eleitoral, gastos de campanha e fidelidade partidária.

Entretanto, é muito cedo para avaliar o impacto das mudanças no cenário político nacional, sendo certo que esse impacto será objeto de uma próxima análise.

Referências

BRASIL. Lei 4.737 de 15 de julho de 1965. Aprova o Código Eleitoral, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4737.htm

BRASIL. Lei 9.504 de 30 de setembro de 1997. Estabelece normas para as eleições, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9504.htm

BRASIL, Lei 9.096 de 19 de setembro de 1995. Dispõe sobre os partidos políticos, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9096.htm

BRASIL, Lei 13.165 de 29 de setembro de 2015, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13165.htm

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos