Judicialização do interesse público

18/10/2016 às 17:02
Leia nesta página:

É possível a judicialização do interesse público?

Por ser extremamente amplo o conceito de interesse público é de extrema dificuldade entre os doutrinadores determina lo. Ainda não é sabido o que seria interesse público, caracterizando, desse modo, um conceito indeterminado. Os significados variam, pois há aqueles que entendem que é um interesse contraposto ao interesse individual, outros defendem que é a somatória de interesses individuais, passando pela soma de bens e serviços, bem como, o conjunto de necessidades humanas indispensáveis na vida do particular.

Tomar-se-á por base o conceito dado pelo grande professor Celso Antônio Bandeira de Mello:

 “ao se pensar em interesse público, pensa-se, habitualmente, em uma categoria contraposta à de interesse privado, individual, isto é, ao interesse pessoal de cada um. Acerta-se em dizer que se constitui no interesse do todo, ou seja, do próprio conjunto social, assim como acerta-se também em sublinhar que não se confunde com a somatória dos interesses individuais, peculiares de cada qual. Dizer isto, entretanto, é dizer muito pouco para compreender-se verdadeiramente o que é interesse público (MELLO, 2015).”

Com a noção de que o interesse público seria o interesse do todo, do conjunto social, convém destacar que nos últimos anos, no Brasil, a Constituição conquistou, verdadeiramente, força normativa e efetividade a fim de garantir não somente os interesses individuais, mas sobretudo o interesse público.

Além disso, ressalta-se que a jurisprudência acerca do interesse público caminha a passos largos para uma maior intervenção judicial para garantir esse interesse público. Constata-se que as normas constitucionais deixaram de ser percebidas como integrantes de um documento estritamente político, mera convocação à atuação do Legislativo e do Executivo, e passaram a desfrutar de aplicabilidade direta e imediata por juízes e tribunais.

Assim, os direitos constitucionais em geral, e os direitos sociais em particular, converteram-se em direitos subjetivos em sentido pleno, comportando tutela judicial específica. A intervenção do Poder Judiciário, mediante determinações à Administração Pública para que o interesse público seja efetivado, procura realizar a promessa constitucional de garantir o bem comum.

Entretanto, nota-se que a judicialização exacerbada seja do interesse público, seja de politicas públicas ou mesmo a judicialização da política traz à tona uma famigerada discussão, qual seja a intervenção do Poder Judiciário nas decisões do Poder Executivo.

Nota-se que de um lado, proliferam decisões extravagantes ou emocionais, que condenam a Administração ao custeio de tratamentos de saúde, políticas públicas criação de novas vagas entre outros de forma irrazoável – seja porque inacessíveis, seja porque destituídos de essencialidade.

Tais excessos e inconsistências não são apenas problemáticos em si. Eles põem em risco a própria continuidade do próprio interesse público, desorganizando a atividade administrativa e impedindo a alocação racional dos escassos recursos públicos.

Percebe-se que o excesso de judicialização das decisões políticas pode levar à não realização prática da Constituição Federal. Em muitos casos, o que se revela é a concessão de privilégios a alguns jurisdicionados em detrimento da generalidade da cidadania, que continua dependente das políticas universalistas implementadas pelo Poder Executivo.

Surge então o difícil problema de tentar estabelecer critérios para a definição de interesse público: quais as prioridades a serem atendidas? Quais as escolhas que melhor atendem às metas constitucionais? Pode o Poder Judiciário interferir nas escolhas feitas pelo legislador ao definir as metas no plano plurianual e distribuir recursos nas leis orçamentárias? Pode o Poder Judiciário interferir nas escolhas feitas pela Administração Pública?

Rigorosamente, não pode o Judiciário interferir em políticas públicas, naquilo que a sua definição envolver aspectos de discricionariedade legislativa ou administrativa. O cumprimento das metas constitucionais exige planejamento e exige destinação orçamentária de recursos públicos. Estes são finitos. Não existem em quantidade suficiente para atender a todos os direitos nas áreas social e econômica. Essa definição está fora das atribuições constitucionais do Poder Judiciário. Este pode corrigir ilegalidades e inconstitucionalidades, quando acionado pelas medidas judiciais previstas no ordenamento jurídico, mas não pode substituir as escolhas feitas pelos Poderes competentes.

Por fim, aponta-se o caminho que a Administração Pública deve seguir para que não haja a necessidade de controle por parte do Poder Judiciário em suas decisões, quais seja a tomada de decisão com base em estudos sistêmicos das reais necessidades da sociedade para que o interesse público seja alcançado da melhor maneira possível.

 Dessa forma, conclui-se, em última análise que a harmonização entre a judicialização do interesse público  e a discricionariedade administrativa se dá sempre que o ato editado pela Administração observou não apenas aspectos de legalidade estrita, mas considerou os princípios constitucionais expressos e implícitos, pertinentes ao caso concreto. E, na sua motivação deixar explícito, com clareza e objetividade, que todas as questões pertinentes que o caso comportar foram consideradas, na medida em que, por vezes, terá que se socorrer de critérios técnicos, ou de oportunidade ou conveniência econômica e social. Feito de outro modo, o Poder Judiciário, desde que provocado, poderá interferir para que qualquer lesão ou ameaça a direitos sejam evitados a fim de garantir o interesse público.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

REFERÊNCIAS

CADEMARTORI, Luiz Henrique Urquhart. Discricionariedade Administrativa no Estado Constitucional de Direito. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2007.

DI PIETRO, Maria Sylvia. Discricionariedade Administrativa na Constituição de 1988. São Paulo: Atlas, 1991.

FAGUNDES, Miguel Seabra. O controle dos atos administrativos pelo Poder Judiciário. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

FARIA, Edimur Ferreira de. O controle do mérito do ato administrativo pelo judiciário. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 41. ed. São Paulo: Malheiros, 2015.

MELLO, Celso Antônio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. 32. ed., São Paulo: Malheiros, 2015.

MELLO, Celso Antônio Bandeira. Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade. São Paulo: Celso Bastos editor, 1998.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Discricionariedade e Controle Jurisdicional. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

MELLO, Oswaldo Aranha Bandeira de. Princípios gerais do direito administrativo. Rio de janeiro: Forense, 1974.

PANCOTTI, José Antônio. Princípio da inafastabilidade da jurisdição e o controle jurisdicional da discricionariedade administrativa. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Centro Universitário Toledo, Araçatuba, 2007. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_

obra=88255>. Acesso em: 2 set. 2013.

ROCHA, Carmén Lúcia Antunes. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Belo Horizonte: Del Rey, 1994.

SILVA, Virgílio Afonso da. Princípios e regras: mitos e equívocos acerca de uma distinção. Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais, n. 1, 2003.

TÁCITO, Caio. Administração e controle de legalidade. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, n. 37, p. 3, jul./set. 1954.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Amanda Medeiros

Advogada formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, atua na esfera do Direito Previdenciário, presta consultoria para Fundos de Pensão.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos