A impossibilidade do STF reaver a decisão do Senado Federal que julgar crime de responsabilidade

19/10/2016 às 11:57
Leia nesta página:

O texto irá abordar sobre a possibilidade do STF reaver a decisão proferida pelo Senado Federal diante do crime de responsabilidade imputado à Presidente da República à luz do artigo 86 da Constituição Federal.

À luz do artigo 52 da Constituição Federal esta previsto que compete exclusivamente ao Senado Federal, processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, desse modo, a partir do momento que 2/3 da Câmara dos Deputados autorize a abertura do processo do impeachment, será responsabilidade do Senado julgar o devido processo, em única e última instância. Portanto, trata-se de uma função atípica juridicional, pois não há a possibilidade de haver recurso a qualquer outra instância, ou seja, o Senado irá atuar como se Suprema Corte fosse, sendo o único responsável por determinar o mérito da ação, assim após os recursos internos cabíveis dentro e para o próprio Senado, faz coisa julgada.

O Senado, por sua vez, possui legitimidade garantida pelo inciso I do artigo 52 da Constituição Federal, o que denota que na hipótese de aceitação do pedido de impeachment por crime de responsabilidade não pode-se alegar  violação à soberania popular ou ilegitimidade jurídica do Congresso. Por sua vez, o Senado também será responsável pelo julgamento dos crimes de responsabilidade dos senhores Ministros do STF, uma vez que, o Senado possui uma  competência privativa. Desta forma, descarta-se a hipótese do STF desconstituir a decisão do Senado, pois caso isso ocorra não seria deste a competência privativa para o julgamento.

Ademais, é importante ressaltar que no processo de impeachment não há duplo grau de jurisdição, pois o sistema jurídico contempla hipótese de foros especiais. Assim, o processo constitucional de um impeachment é considerado jurídico, devido sua relevância juridicamente, pois caracteriza um direito posto, sendo também considerado um processo político, uma vez que, quem produz os atos, incluindo a decisão final, são agentes políticos, representantes diretos do povo, no legitimo exercício de mandato parlamentar. .

Desta forma, segundo o artigo 86 da Constituição Federal na hipótese de ser admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade, ou seja, nos termos da  Constituição  o STF não esta autorizado, bem como  outro órgão ou Poder, controlar o mérito da decisão do Senado sobre crime de responsabilidade de Presidente da República, uma vez que, caso o STF fosse autorizado a reaver o mérito da decisão do Senado Federal se configuraria uma  violação frontal aos preceitos fundamentais da democracia, da separação dos poderes e da República.

Por fim, é competência do  STF apenas apreciar a regularidade do procedimento adotado pelos Senadores, o que, diga-se, não é controle de mérito da jurisdição atípica exercida privativamente pelo Senado. Sendo, portanto, vedado ao STF reaver a decisão do Senado que julgar a Presidente da República por crime de responsabilidade.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos