Processo de Dissolução, Liquidação e Extinção de sociedade

Dissolução Total: Dissolução em sentido amplo

17/01/2017 às 11:24
Leia nesta página:

Entenda o processo de Dissolução, Liquidação e Extinção de sociedade. (Dissolução Total encerramento de Empresa).

Em detrimento da Legislação Societária Nacional, bem como normativa administrativa, a abertura, desenvolvimento, encerramento da atividade mercantil pelo empresário ou partícipe da atividade empresarial deverá seguir determinadas regras.

Portanto, em primeiro passo, o empreendedor, auxiliado por um advogado, deve escolher o tipo jurídico adequado, redigir o contrato social, arquiva-lo no órgão administrativo cabível, pagar as devidas taxas cabíveis e aguardar o seu devido registro.

Importante mencionar que, durante o desenvolvimento das atividades empresariais, essa sociedade deverá seguir as regras de Assembleias, arquivamentos de atas, alterações contratuais, recolhimento de Tributos e devido pagamento de seus credores.

Em um caso hipotético, imaginemos que o empreendedor, junto a um terceiro, escolheu o tipo jurídico Limitada sem normas supletivas, seguiu corretamente toda imposição Legal mas após certo tempo decidiram encerrar a empresa por deliberação de seus sócios, dessa forma, tal deliberação ocasionou a dissolução da sociedade em sentido estrito.

Pormenorizando, para o professor Doutor da FGVLaw, José Marcelo Martins Proença: Dissolução em sentido estrito é ato declaratório que dá início ao processo de liquidação em função da verificação da ocorrência de uma das causas específicas legais ou estatutárias/contratuais.

Dessa forma, para a sociedade empresária Limitada as causas Legais seriam as seguintes:

C. C. 2002

Art. 1.033. Dissolve-se a sociedade quando ocorrer:

I - o vencimento do prazo de duração, salvo se, vencido este e sem oposição de sócio, não entrar a sociedade em liquidação, caso em que se prorrogará por tempo indeterminado;

II - o consenso unânime dos sócios;

III - a deliberação dos sócios, por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado;

IV - a falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de cento e oitenta dias;

V - a extinção, na forma da lei, de autorização para funcionar.

Explicitasse que, a Extinção de uma Sociedade engloba 3 fases, tais procedimentos leva pela Doutrina o nome de "Dissolução em sentido Amplo". A primeira fase é exatamente a anteriormente mencionada, qual seja, a Dissolução em sentido estrito, qual seja, na confirmação da ocorrência de uma das causas dissolutórias.

O Código Civil de 2002 é confuso ao tratar do tema de forma didática. Apesar de não ser cabível para essa sociedade, tais procedimentos são melhores pormenorizados na Lei 6404/96, que possui em seu Capítulo XVII o título de "Dissolução, Liquidação e Extinção", ou seja, exatamente as 3 fases da Dissolução em Sentido Amplo.

Assim, após arquivar a ata da Assembleia que deliberou pela dissolução da sociedade, iniciará o processo administrativo de Liquidação dessa sociedade "hipotética". Por assim dizer, a Liquidação nada mais é do que um estado jurídico após a verificação de uma das causas de Dissolução.

A partir da fase de Liquidação, a sociedade deverá conter em sua razão social o termo "Em Liquidação", assim, dissolverá a Diretoria da Sociedade (art. 1036 do CC) e passará a ser responsável pela sociedade a pessoa nomeada como "Liquidante".

A Sociedade dessa forma, já em Liquidação, deverá realizar o seu ativo, pagando os seus credores (incluindo os tributos) e partilhar entre seus sócios o acervo remanescente. Outrossim, a Sociedade em Liquidação deverá seguir as regras dispostas no art. 1102 e seguintes do Código Civil, publicizando a ata que deliberou pela Dissolução da Sociedade, bem como deverá realizar Assembleia de sócios a cada 6 meses.

Importante mencionar que, encerrada a liquidação, o credor não satisfeito só terá direito a exigir dos sócios, individualmente, o pagamento do seu crédito, até o limite da soma por eles recebida em partilha, e a propor contra o liquidante ação de perdas e danos, nos exatos termos do art. 1.110. Do Código Civil.

Encerrada a Liquidação, entra-se na terceira fase da dissolução em sentido amplo, qual seja, a Extinção da Sociedade, ocorrendo o fim da personalidade jurídica, baixa nos registros, arquivamentos e extinção da Sociedade.

Por fim, evidente o fato de que uma Sociedade, também, poderá se extinguir por determinação judicial e que a Dissolução Parcial não é caso de Extinção da Sociedade e sim de alteração do quadro societário da sociedade com a respectiva saída do sócio.


Artigo fonte do escritório: Apolinário & Guimarães Advogados

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Luís Guimarães

Advogado - Sócio Fundador do escritório Apolinário & Guimarães Advogados em São Paulo -SP. Especialista em Direito Societário pela FGV Law | www.apolinarioguimaraes.com.br | (11) 2450-7390 | [email protected]

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos