Discriminação Ilícita: um vislumbrar para a compreensão

Leia nesta página:

A discriminação é a conduta de transgredir os preceitos legais de uma pessoa, baseando-se em um raciocínio sem o conhecimento adequado sobre a matéria, tornando-o injusto e infundado.

discriminação é a conduta de transgredir os preceitos legais de uma pessoa, baseando-se em um raciocínio sem o conhecimento adequado sobre a matéria, tornando-o injusto e infundado.

O discriminador já tem uma ideia disposta sobre as condutas humanas, como a sexualidade, raça, aspectos físicos dentre outros. Assim o indivíduo cria uma imagem taxativa, estigmatizando as pessoas que não se adequem ao seu modo de percepção de mundo, esse julgamento predeterminado leva à fenômenos como o homofobismo, xenofobismo e o sexismo.

Há diferentes maneiras da manifestação da discriminação. Uma delas é a discriminação intencional ou direta, é aquela que o agente causador tem a ânsia de provocar uma violência ao decoro, ou aos aspectos bio-psico-sócio-culturais da pessoa, essa não é usual no Brasil. Contrapondo-se a está, e comumente empregada do país, a discriminação de fato ou "racismo inocente" segundo Gomes (citado por CRUZ, Álvaro Ricardo de Souza, O direito à diferença, p. 30) 

É quando o agente causador da discriminação não percebe que o seu ato está causando um mal ao indivíduo, não há a lucidez, a percepção de por parte dele de causar tal fato por isso se dá de uma forma "inocente". O racismo de fato se manifeste de outra forma, ocorre um corolário¹ a partir das políticas e o instrumentos estatais de erraticamente da discriminação, para com as próprias vítimas que a política visa proteger. Exemplificando está situação, o ocorrido se dá: O estado não consegue por fim na discriminação através de suas políticas, mas por causa de tais políticas, o indivíduo, que é a vítima, é tratada de forma diferenciada, causando um "marca" que ele só é tratado de tal forma porque é um "coitado". A usualidade da expressão, vítima da sociedade, por parte de quem quer ofender os cotistas, seria uma forma de discriminação de fato pela resultante da política de cotas do governo.


1 COROLÁRIO:Segundo o Dicionário Online de Português, É a situação que ocorre a partir de outras. www.dicio.com.br/corolario/ 


Referência:

Cruz, Alvaro Ricardo de Souza- O Direito à diferença-Belo Horizonte: Arraes Editores, 2009.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos