Efeitos da adjudicação:modalidades da Lei nº 8.666/93

06/08/2017 às 00:11
Leia nesta página:

O artigo traz, simplificadamente, os efeitos jurídicos da adjudicação nas licitações reguladas pela Lei nº 8.666/93 para o vencedor do certame e para a Administração Pública, com esclarecimentos a respeito da legalidade da revogação da licitação na fase de adjudicação e sobre o conceito de adjudicação compulsória.

No momento da adjudicação, a autoridade superior, desempenhando atividade de controle administrativo, realizará uma análise global acerca da regularidade e validade do procedimento, oportunidade na qual deverá promover o saneamento de eventuais vícios encontrados (sempre que possível).

Estando o procedimento regular, a autoridade adjudicará, ou seja, atribuirá o objeto da licitação ao vencedor, só podendo o administrador deixar de fazê-lo se decidir pela anulação ou revogação do certame em fase anterior (daí se falar em "adjudicação compulsória").

Marçal Justen Filho considera que o controle a ser exercido pela autoridade no momento da adjudicação vai além da mera análise da legalidade do procedimento, incluindo também a verificação do mérito administrativo. O jurista entende que a autoridade competente deve verificar a conveniência do resultado da licitação, comparando o preço obtido com os valores de mercado e outras circunstâncias objetivas. Constatando ser inconveniente o resultado obtido, porque, por exemplo, o valor supera a média praticada no mercado, deve revogar a licitação (2016, p. 953-954).

Acredito ser correto o posicionamento do eminente jurista, visto que, se do certame resultar excessiva onerosidade para a Administração, o contrato não deverá ser assinado. Uma das finalidades da licitação é a obtenção da proposta mais vantajosa para o Poder Público, e esta deve ser compatível com os preços praticados no mercado.

Segundo a professora Fernanda Marinela, em razão da vedação à atuação administrativa inútil a decisão de não contratar não pode ser mera liberalidade do administrador, exigindo fundamentos convincentes e a efetiva demonstração do interesse público (InDireito Administrativo, 2010, p. 378).

Segundo a doutrinadora, a adjudicação atribui o objeto licitado ao vencedor do certame, conferindo-lhe preferência ao contrato, porém, o momento e conveniência da assinatura do acordo ficam, ainda, na dependência da vontade discricionária da Administração. Logo, o licitante vencedor não tem direito subjetivo ao contrato, mas somente expectativa de direito, contando tão somente com a garantia de não ser preterido; havendo motivo justo e fundamentado, o contrato pode não se concretizar.

São, desse modo, efeitos da adjudicação:

1.     Conferir ao vencedor o direito de não ser preterido, impedindo que a Administração contrate objeto licitado com qualquer outro que não seja o adjudicatário, devendo respeitar a ordem de classificação e não podendo contratar com terceiros estranhos ao procedimento licitatório;

2.     Vincular o adjudicatário a todos os encargos estabelecidos no Edital e aos prometidos na sua proposta;

3.     Sujeitar o adjudicatário às penalidades previstas no Edital, no caso de não assinar o contrato no prazo e segundo as condições estabelecidas;

4.     Liberar dos encargos da licitação os licitantes vencidos.


REFERÊNCIAS:

DALLARI, Adilson Abreu. Aspectos Jurídicos da Licitação. 7. ed., atual. 2ª tir. São Paulo: Saraiva, 2007.

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à lei de licitações e contratos administrativos: lei 8.666/1993. 17 ed. rev., atual. e ampl. 3ª tir. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de Direito Administrativo. 7 ed. rev. e atual. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

MARINELA, Fernanda. Direito Administrativo. 4 ed. rev., ampl., reform. e atual. Niterói: Impetus, 2010.

MOTTA, Carlos Pinto Coelho. Eficácia nas Licitações e Contratos: comentários, doutrina e jurisprudência. 12. ed., rev. e atual. Belo Horizonte: Del Rey, 2011.

Licitações e contratos: orientações e jurisprudência do TCU / Tribunal de Contas da União. – 4. ed. rev., atual. e ampl. – Brasília: TCU, Secretaria-Geral da Presidência: Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 2010.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Fabriza Carvalho Barbosa

Graduada em Direito, Pós Graduada em Direito Processual Civil, Especialista em Licitações e Contratos. Assessoria e instrutoria na área de Contratações Públicas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos