A processualização do procedimento

20/10/2017 às 09:53
Leia nesta página:

Este fenômeno jurídico influencia as relações jurídico penais no ordenamento o que meche com a ordem constitucional-penal brasileiro.

Do Inquérito Policial.

O inquérito policial contitui uma importante ferramenta jurídico penal, na elucidação dos crimes, o que majoritariamente é exercido pela polícia judiciária. É de notório conhecimento que essa ferramena é o principal mecanismo para caracterização de materialidade e autoria da infração penal positivada, pois é necessário que seja devidamente investigado se realmente os fatos ilícitos de fato existiram e se houve alguma conduta humana comissiva ou omissiva que possui tipificação na legislação penal ofendendo o ordenamento jurídico. Todavia, deve ser mencionado que esse instrumento é meramente um procedimento no qual o investigado, ou seja, o possivel autor da pratíca delituosa, possui somente o 'status' de investigado, pois ainda não se deu nenhuma acusação formal.

Do Processo .

Quando preenchido os requisitos para uma denúncia, o MP, reponsavel pela ação penal, oferece a denúncia e a partir deste momento o denunciado adquire diversos direitos como prescreve a carta constitucional no seu artigo 5º,LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Sendo asssim, diante do devido processo legal, podemos trazer dois direitos constitucionas inerentes a todo processsado, sendo o, contraditório e ampla defesa, o que de fato garente um processo justo ao menos no plano de garantias e direitos fundamentais.

Da Processualização do Procedimento.

Inovando na ordem jurídica muitos doutrinadores defendem que mesmo diante do inquérito é possivel haver contraditório e ampla defesa, mesmo que preliminarmente como uma defesa preliminar antecedente ao processo, posicionamente este que sou contrário pois, a junção  destes instrumentos da justiça, inovam de maneira desnecessária e irrelevante, pois este procedimento inquisitório e acusátorio devem priorizar por sua atonomia e indepência.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Este artigo tem por objetivo principal auxiliar profissionais do direito e todo acadêmico que valoriza as garantias constitucionais e a independência dos aparelhos da justiça.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos