Capa da publicação Karl Marx e o caso Pinheirinho: princípio da igualdade X proteção à propriedade privada
Artigo Destaque dos editores

Uma análise da filosofia marxista ao direito brasileiro atual:

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

4 CONCLUSÃO

O antagonismo entre a propriedade privada e o princípio da igualdade se encontra na lógica da dominação estatal e do sistema capitalista. O Estado é composto por uma classe burguesa e dominante que, para alcançar os seus interesses, utiliza o direito como instrumento de manutenção do status quo na medida em que deixa de garantir os direitos sociais básicos de todo cidadão e passa a defender os interesses particulares de uma minoria.

A classe dominante, por meio do Estado, legitima a relação de exploração e dominação da classe proletariada, a partir da perspectiva da liberdade, igualdade e do direito adquirido, pois ambos são sujeitos de direitos livres e iguais que possuem direitos adquiridos com o nascimento. Pode-se perceber que a exploração é legitimada na aceitação do proletariado da sua condição de exploração e dominação, pois o homem é livre pra fazer as suas escolhas e possui direitos de escolher onde trabalhar e viver. Essa ideologia é garantida pela restrição dos direitos sociais como forma de forçar o indivíduo a aceitar as condições de trabalho que lhe são oferecidas.

O Estado para Karl Marx é uma criação autônoma da sociedade que surge a partir das relações sociais do homem com o próprio homem. Essa concepção de Marx contraria a filosofia de Hegel centralizada na figura do Estado, materializador do direito e criador da sociedade civil. Essa ideologia hegeliana se apresenta como uma conjectura capitalista no intuito de alcançar os seus objetivos, pois o Estado operacionalizado pelo burguês, ao possuir o poder e o direito nas mãos, poderá utilizar de meios lícitos para alcançar os seus objetivos.

Além da filosofia de Hegel, o modelo do sistema jurídico adotado na época, o monismo, também estava condicionado à dominação estatal e do sistema capitalista. Ele é caracterizado pela adoção do Estado como única fonte de produção e reprodução do direito. Isso torna mais concreto e valido a dominação capitalista.

O conflito entre interesses particulares e coletivos, exemplificado pelo caso Pinheirinho, apenas será superado pela emancipação humana e a adoção de um sistema jurídico que contemple de forma integral várias fontes normativas do direito, não apenas o Estado. A emancipação humana acontece, por meio da práxis humana, da atividade consciente e livre do indivíduo no intuito de servir à coletividade. Ela acontece quando o homem moderno se reconhece dividido entre o homem egoísta, concretizador dos interesses particulares e o cidadão, indivíduo igual e livre que respeita às leis e preza pelo bem comum da coletividade.

A partir da consciência do homem como um ser bivalente, pode-se ter uma superação, por meio da emancipação humana, baseada no divórcio do homem com o Estado, pois o homem passa a ser independente e a concretizar seus próprios direitos. A adoção de outro modelo jurídico consiste na transição para um novo paradigma jurídico que vincula o direito à ética e aos anseios sociais. O pluralismo jurídico representa essa nova concepção de direito, divorciado das ferramentas de dominação capitalista e estatal.

É substancial também que o ensino do direito esteja voltado para uma análise mais crítica. A visão extremamente legalista que nasce no âmbito das universidades transformam os estudantes em meros operadores do direito, ou seja, dominados por uma máquina jurídica e estatal. O ensinar e o aplicar o direito tem que se basear, sobretudo, na realidade social, nos anseios sociais, a fim de servir ao povo e não aos interesses particulares advindos do Estado e das classes dominantes. Há uma necessidade de que a filosofia marxista seja analisada juntamente com o direito constitucional para que os estudantes possam ter uma maior compreensão do valor das normas constitucionais.


REFERÊNCIAS

BAPTISTA, Kassiano César de Souza. Karl Marx: Os limites da igualdade política e a necessidade da emancipação humana. Revista Aurora, São Paulo, v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/aurora/article/view/1204/1072.>. Acesso em: 19 maio 2013.

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988, p. 3.

CHAPLIN, Charles. Tempos Modernos. Título original: Modern Times. Preto & Branco. Legendado. Duração: 87 min.

Choque faz reintegração em área invadida em São José dos Campos. Globo, São Paulo, 22 janeiro 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/01/choque-faz-reintegracao-em-area-invadida-em-sao-jose-dos-campos.html>. Acesso em: 19 maio 2013.

MARX, Karl. Crítica da filosofia de direito de Hegel. 2. Ed., São Paulo: Bomtempo, 2010.

MASCARO, Alysson Leandro. Curso de filosofia do direito. São Paulo: Atlas, 2010.

MASCARO, Alysson Leandro. III Curso Livre Marx-Engels. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=Ok55GlSH4Cg >. Acesso em: 06 março 2013.

MASCARO, Alysson Leandro. Introdução à filosofia do direito: dos modernos aos contemporâneos. São Paulo: Atlas, 2002.

MIAILLE, Michel. Ensinar o Direito Constitucional: a Crítica do Direito à Prova. In: BELLO, Enzo; LIMA, Martônio Mont Alverne Barreto (Orgs). Direito e Marxismo. São Paulo: Lumen Juris, 2009. p.317 -329.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

POGREBINSCHI, Thamy. Liberdade + Igualdade = Emancipação. In: BELLO, Enzo; LIMA, Martônio Mont Alverne Barreto (Orgs). Direito e Marxismo. São Paulo: Lumen Juris, 2009. P.169 -189.

OLIVEIRA, Renato Almeida de. O jovem Marx e os limites da política moderna. Revista de Filosofia Argumentos, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: <http://www.filosofia.ufc.br/argumentos/pdfs/edicao_1/renato_marx.pdf.>. Acesso em: 18 maio 2013.

VERONESE, Alexandre; BRANCALEONE,Cássio; CORRÊA, Ana Maria M. Direito e Utopia: o Lugar da Soberania Popular e a Contribuição Marxista à Crítica Democrática Contemporânea. In: BELLO, Enzo; LIMA, Martônio Mont Alverne Barreto (Orgs). Direito e Marxismo. São Paulo: Lumen Juris, 2009. p. 37-59.

WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo Jurídico: Fundamentos de uma nova cultura no Direito. 3 edição. São Paulo: Editora Alfa Omega, 2001.

Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Palloma Massette Silva

Advogada Pós graduando em Direito Civil e Processo Civil

Caroline Almeida Menezes

Estudante do 10 período de Direito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SILVA, Palloma Massette ; MENEZES, Caroline Almeida. Uma análise da filosofia marxista ao direito brasileiro atual:: Um conflito entre o princípio da igualdade e a proteção estatal da propriedade privada. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 23, n. 5510, 2 ago. 2018. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/62255. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos