Reflexões sobre o papel da ética na administração pública por meio da relação servidor/sociedade, sem a qual a percepção da ética na atividade pública não seria efetiva.

RESUMO: Este estudo tem como interesse o papel da ética na administração pública por meio da relação servidor/sociedade, a qual se faz necessária para que a percepção da ética na atividade pública seja efetiva. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar o relacionamento entre os envolvidos no processo de construção de uma cultura ética. Para isso, foi realizada uma consulta bibliográfica considerando, principalmente, as contribuições de autores como Bowman e Williams (1997), Carvalho e Alves (2004) e Mello (2000), entre outros, procurando enfatizar a importância da boa relação do servidor com o público e a administração pública, bem como demonstrar a legislação pertinente que trata da conduta do servidor em sua vida funcional e fora dela, e a necessidade de o serviço público ser notado como algo transparente e que almeja o bem-estar, desconstruindo a visão negativa que é observada pela sociedade em relação ao serviço público. Como resultados, concluiu-se que a ética é indispensável para Administração Pública e que o servidor ou ocupante de cargo ou função pública é o vetor que determina o bom resultado do processo ético ou seu fracasso, conforme suas ações.

Palavras-chave: Ética. Administração Pública. Servidor. Serviço público.


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Informações sobre o texto

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de especialista em Administração Pública.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

QUEIROZ, Francisco Madson de. O papel da ética na administração pública. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 25, n. 6195, 17 jun. 2020. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/82845. Acesso em: 2 dez. 2020.

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