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O papel da ética na administração pública

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Reflexões sobre o papel da ética na administração pública por meio da relação servidor/sociedade, sem a qual a percepção da ética na atividade pública não seria efetiva.

RESUMO: Este estudo tem como interesse o papel da ética na administração pública por meio da relação servidor/sociedade, a qual se faz necessária para que a percepção da ética na atividade pública seja efetiva. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar o relacionamento entre os envolvidos no processo de construção de uma cultura ética. Para isso, foi realizada uma consulta bibliográfica considerando, principalmente, as contribuições de autores como Bowman e Williams (1997), Carvalho e Alves (2004) e Mello (2000), entre outros, procurando enfatizar a importância da boa relação do servidor com o público e a administração pública, bem como demonstrar a legislação pertinente que trata da conduta do servidor em sua vida funcional e fora dela, e a necessidade de o serviço público ser notado como algo transparente e que almeja o bem-estar, desconstruindo a visão negativa que é observada pela sociedade em relação ao serviço público. Como resultados, concluiu-se que a ética é indispensável para Administração Pública e que o servidor ou ocupante de cargo ou função pública é o vetor que determina o bom resultado do processo ético ou seu fracasso, conforme suas ações.

Palavras-chave: Ética. Administração Pública. Servidor. Serviço público.

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Sobre o autor
Francisco Madson de Queiroz

Tecnólogo em Eletromecânica pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), cursando especialização em Administração Pública pela UCAM. Atualmente atuando como Técnico Administrativo de Nível Médio na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

QUEIROZ, Francisco Madson de. O papel da ética na administração pública. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 25, n. 6195, 17 jun. 2020. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/82845. Acesso em: 28 mai. 2022.

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