RESUMO: Este estudo tem como interesse o papel da ética na administração pública por meio da relação servidor/sociedade, a qual se faz necessária para que a percepção da ética na atividade pública seja efetiva. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar o relacionamento entre os envolvidos no processo de construção de uma cultura ética. Para isso, foi realizada uma consulta bibliográfica considerando, principalmente, as contribuições de autores como Bowman e Williams (1997), Carvalho e Alves (2004) e Mello (2000), entre outros, procurando enfatizar a importância da boa relação do servidor com o público e a administração pública, bem como demonstrar a legislação pertinente que trata da conduta do servidor em sua vida funcional e fora dela, e a necessidade de o serviço público ser notado como algo transparente e que almeja o bem-estar, desconstruindo a visão negativa que é observada pela sociedade em relação ao serviço público. Como resultados, concluiu-se que a ética é indispensável para Administração Pública e que o servidor ou ocupante de cargo ou função pública é o vetor que determina o bom resultado do processo ético ou seu fracasso, conforme suas ações.
Palavras-chave: Ética. Administração Pública. Servidor. Serviço público.