Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/97191
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

STJ decide: Companheira em união simultânea ao casamento não pode ser beneficiária de seguro de vida

STJ decide: Companheira em união simultânea ao casamento não pode ser beneficiária de seguro de vida

Publicado em .

Segundo acórdão do STJ, os ideais monogâmicos e a fidelidade recíproca dos cônjuges subsistem como obrigação imposta pela ordem constitucional.

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça STJ decidiu que um seguro de vida não pode ser instituído por pessoa casada, que não é divorciada, separada judicialmente e nem de fato, em benefício de parceiro em relação simultânea ao casamento. O entendimento é de que há vedação legal expressa nos artigos 550 e 793 do Código Civil de 2002.

Por maioria, o colegiado deu parcial provimento a recurso especial para reformar decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJRJ, que determinou o pagamento do valor do seguro de vida à beneficiária indicada pelo segurado falecido. Eles tiveram relacionamento público e contínuo, desde os anos 1970, em paralelo ao casamento dele com outra mulher.

Ciente de que a companheira ficaria fora de sua herança, o homem instituiu seguro de vida em que a apontou como beneficiária (75%), ao lado do filho que teve com ela (25%), o qual foi indicado como segundo beneficiário, para receber o total da indenização caso a mãe não pudesse receber sua parte.

No recurso especial apresentado ao STJ, a viúva alegou que seria ilegal a designação da outra mulher como beneficiária do seguro. Pediu então a reforma do acórdão do TJRJ para receber o saldo de 75% de valores depositados pelo falecido.

Indenização deve ser paga ao filho, segundo ministros

De acordo com a relatora do caso, ministra Isabel Gallotti, a jurisprudência fixada pelo STJ, com base no Código Civil de 1916 e depois positivada pelo artigo 793 do Código Civil de 2002, veda que a concubina seja beneficiária de seguro de vida instituído por homem casado e não separado de fato.

O mesmo entendimento foi apresentado pelo Supremo Tribunal Federal STF no Recurso Extraordinário RE 1.045.273, sobre a impossibilidade de reconhecimento de novo vínculo conjugal quando preexistente casamento ou união estável de um dos conviventes.

 Para Gallotti, a orientação considera que os ideais monogâmicos e a fidelidade recíproca dos cônjuges subsistem na ordem constitucional.

Como a designação da mulher na apólice foi inválida, a indenização deve ser paga respeitando a indicação feita pelo falecido para a hipótese de a primeira beneficiária não poder recebê-la ou seja, ao filho que ambos tiveram, conforme a indicação do segurado. O entendimento segue a regra do artigo 792 do Código Civil.

Objetivo é a blindagem patrimonial. O entendimento anda na mesma linha do que já definiu o STF, no sentido de restringir direitos aos companheiros que vivem em uniões simultâneas.

Doutrina e advocacia têm protagonismo nas demandas desafiadoras

Ainda demora a haver uma mudança na jurisprudência a respeito do tema, especialmente após o julgamento do STF dos Temas 526 e 529 de Repercussão Geral. A advogada Luciana Brasileiro, diretora nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família IBDFAM, comenta:

Em tempos de retrocesso, o Supremo terminou, de alguma forma, sedimentando um entendimento que vinha sendo firmado pelo STJ, de negar, veementemente, a atribuição de efeitos jurídicos às relações simultâneas. Tenho a esperança de uma mudança de cenário, mas acredito que neste momento estamos distantes. A missão da doutrina e da advocacia, no protagonismo de demandas desafiadoras, é enorme.

Por essas decisões, que podemos afirmar a importância de formalizar o divórcio. A união tratada era desde 1970 e não havia sido feito divórcio daquele casamento antigo.

Recurso Especial REsp 1.391.954


Autor

  • Sofia Jacob

    Advogada atuante desde 2008 nas áreas de direito internacional, contratos, imobiliário e ambiental. Especialista em Divórcio Internacional e inventário. Atendimento a brasileiros e estrangeiros (inglês e francês).

    MBA Internacional em Gestão Ambiental pela UFPR. Curso de Contratos Internacionais pela Harvard Law School: Relationship of Contracts to Agency, Partnership, Corporations. Formação em Life Coach. Curso de Produtividade, gestão do tempo e propósito pela PUC/RS.

    Autora de artigos jurídicos premiados. 2 E-books publicados.

    É inerente a profissão buscar a superação de limites. Advogar é essencialmente nunca esmorecer e obter a satisfação dos legítimos direitos daqueles que lhes confiaram o trabalho e a arte da defesa jurídica. Contatos: [email protected] Whatsapp +55 41992069378

    Nas nossas redes sociais temos diversos artigos e dicas sobre direito de família internacional (divórcio internacional, casamento no exterior, pensão alimentícia em euro/dólar, partilha de bens, guarda de menores, herança internacional, inventário, imigração, cidadania, etc.)

    Escrito por Sofia Jacob, Advogada atuante desde 2008 nas áreas de direito internacional, contratos, imobiliário e ambiental. Especialista em Divórcio Internacional e inventário.

    As informações fornecidas nos artigos são genéricas e não poderão ser considerada uma consultoria jurídica ou vir a vincular o advogado ao leitor. Recomenda-se que eventuais litígios ou casos particulares sejam analisadas por profissional habilitado e especializado, pois circunstâncias peculiares de cada podem implicar em alterações das legislações aplicáveis. Em caso de reprodução total ou parcial do artigo, é obrigatória a citação da fonte, pelos direitos autorais da autora.

    Colegas advogado (a): Não respondemos questionamentos encaminhados por e-mail ou WhatsApp sobre dúvidas legais, não emitimos dicas sobre casos específicos de seus clientes ou familiares. Trabalhamos com pareceres ou consultas agendadas.

    Alunos: Aguardem as lives ou nossas aulas na plataforma. Obrigada.

    Textos publicados pela autora

    Fale com a autora

    Site(s):

Informações sobre o texto

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PAULA, Sofia Jacob. STJ decide: Companheira em união simultânea ao casamento não pode ser beneficiária de seguro de vida. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 27, n. 6856, 9 abr. 2022. Disponível em: https://jus.com.br/noticias/97191. Acesso em: 24 abr. 2024.