PGFN facilita atendimento a advogados

Leia nesta página:

Publicadas novas regras para o atendimento a advogados.

 

Atendendo a demanda antiga da OAB Nacional, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) editou novas regras para o atendimento a advogados. Com a medida, as audiências deixam de ser restritas a situações de urgência e relacionadas exclusivamente a débitos inscritos em dívida ativa da União. Este projeto almeja a redução de posteriores discussões judiciais e o ganho de tempo para os contribuintes.

A Portaria n. 375 regulamenta o imediato atendimento para orientações gerais e as audiências agendadas para a prestação de esclarecimentos que o advogado entenda relevante ou pertinente para o caso concreto de seu cliente. O agendamento dos atos poderá ser feito por meio do site da PGFN.

Em nota, a PGFN admite que o atendimento a advogados vinha sendo realizado de forma insuficiente, o que motivou a edição da Portaria administrativa. Acredita-se que, com a nova regra, pode-se reduzir a litigiosidade das questões fiscais controversas. A Portaria entrará em vigor em 19 de setembro.

 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Santiago Fernando do Nascimento

Advogado com especialização em Direito Tributário pelo IBET/INEJE, Direito Processual Civil pela PUCRS e Direito Empresarial pela Faculdade IDC. Consultor jurídico na área empresarial e tributária. Diretor Jurídico da empresa Valor Fiscal Inteligência Tributária e ex-diretor jurídico da AGPS (Associação de Gerenciamento de Projetos Sociais).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos