Tudo de Conselho Tutelar
Conselheiro tutelar não precisa ter curso superior
Analisamos o voto do Ministro Nunes Marques acerca da inconstitucionalidade de lei municipal que exigia diploma de curso superior para elegibilidade de membro do Conselho Tutelar.
Conselho tutelar: atuação educativa
Examina-se a expectativa do papel do conselho tutelar para com a sociedade no sentido de desenvolver uma nova abordagem sobre a defesa dos direitos de crianças e adolescente, como previu a Constituição.
Conselho tutelar
Sumário: 1. O que é conselho tutelar; 2. Suas atribuições; 3. Suas competências; 4. O processo de escolha dos conselheiros; 5. impedimentos para compor o Conselho 6. Considerações finais; Referências. 1. O QUE É O CONSELHO TUTELAR? O Conselho Tutelar...
Adoção homoafetiva e o conselho tutelar.
A adoção é um processo legal que consiste no ato de se aceitar espontaneamente como filho de uma terceira pessoa, desde que respeitadas às condições jurídicas para tal, o acompanhamento entre o adotado e adotante é indispensável.
A atividade fiscalizatória do Conselho Tutelar.
O presente artigo destina-se a analisar se compete ao Conselho Tutelar a atribuição de fiscalizar o acesso e a permanência de crianças e adolescentes em eventos públicos, bares e congêneres.
A autonomia do Conselho Tutelar como garantidor dos direitos fundamentais da criança e do adolescente
Versa sobre os limites da autonomia do Conselho Tutelar em defesa do direito da criança e adolescente em situações em que não é necessário o crivo do poder judiciário.
Delinquência juvenil: causas jurídicas e sociais
O presente artigo é um estudo acerca do adolescente em conflito com a lei, com enfoque nos aspectos da delinquência juvenil e a importância da atuação do Conselho Tutelar desde a infância até a adolescência desse indivíduo.
O conselho tutelar sob o olhar de Foucault: controle social das relações intrafamiliares?
Seria o conselho tutelar um micropoder do Estado a impor o modelo ideal de solidariedade intrafamiliar? Reflete-se sobre o espaço ocupado por esta instituição, à luz do conceito panóptico de Michel Foucault.
Interfaces entre Conselho Tutelar e escola: limites e possibilidades
O texto mostra pesquisa sobre a interface entre Conselho Tutelar (CT) e Escola, analisando seus limites e possibilidades, elegendo como referência para pesquisa empírica o CT do município de Ouro Preto do Oeste/Rondônia no período de 2001 a 2007.
Conselho tutelar como protagonista em defesa dos direitos da criança e do adolescente
Qual o papel do Conselho Tutelar na viabilização dos direitos das crianças e adolescentes?
Conselho Tutelar: o guardião municipal do Estatuto da Criança e do Adolescente
Principais aspectos relacionados ao importante papel desempenhado pelos Conselhos Tutelares na garantia e proteção dos direitos contidos no ECA. Conheça o que diz a legislação e o que é preciso para se tornar um Conselheiro.
Justiça restaurativa no Conselho Tutelar: é possível?
A Justiça Restaurativa, originária de sistemas de Common Law, visa a reparação do dano à vítima e reintegração do infrator. Seu uso no Conselho Tutelar poderia oferecer uma abordagem mais humana e eficaz.
Competências do Conselho Tutelar
O Estatuto da Criança e do Adolescente determina a indispensabilidade de serviços públicos para proteção dos direitos de crianças e adolescentes, como o Conselho Tutelar. Este órgão intervém quando os direitos destes jovens são ameaçados ou violados, especialmente na família.
Conselho tutelar: atribuições, avanços e entraves
Analisa-se a instituição do Conselho Tutelar, bem como, de forma geral, a sua importância, conceito, histórico, atribuições definidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, entraves e avanços.
O papel do conselho tutelar na proteção da criança e do adolescente
A partir da Lei nº 8.069/90, instituiu-se o Conselho Tutelar, um órgão público, municipal, permanente, autônomo e não jurisdicional. Ele deve ser constituído por lei, de iniciativa do Poder Executivo Municipal. O papel, estabelecido no capítulo III da referida lei,...
Conselho Tutelar e as mudanças introduzidas pela Lei nº 12.696/12
A Lei nº 12.696/12 modificou a redação do Estatuto da Criança e do Adolescente, alterando a disciplina dada aos Conselhos Tutelares. Este artigo pretende, de forma resumida, abordar as principais modificações ocorridas.
Conselho tutelar: histórico, contradições e condições de implementação
A inovação representada pelos Conselhos Tutelares como órgãos autônomos, permanentes e não jurisdicionais não foi ainda sentida no Brasil com mais repercussão pelas dificuldades que se interpõem à concretização de suas atribuições.