Tudo de Variedades
Genealogia da moral: uma polêmica.
Tido por muitos como um 'escritor maldito', Nietzsche continua embaralhando os discursos moralistas e conservadores, mesmo após 114 anos de sua morte. Genealogia da moral, escrita em 1887, é uma obra corajosa e provocante. Um tocante e eloquente poema.
O maior ativo dos escritórios parece estar invisível.
Está na hora do empresário da advocacia despertar para a realidade do mercado: Não há sobrevivência de seu negócio se não houver a profissionalização em cadeia de fornecimento intelectual e de produção. Há cada vez mais necessidade de profissionais preparados para o mercado de trabalho, e nos escritórios de advocacia não é diferente.
Direito e Economia: breve ensaio sobre as relações entre os fenômenos econômicos e as instituições jurídicas
O presente ensaio busca realizar uma análise crítica acerca da influência que a economia exerce sobre as instituições jurídicas. O estudo se centraliza em um exame sobre o grau de indepedência que o nosso Direito atual apresenta frente ao poder econômico.
Bakhtin e seu círculo intelectual: discurso jurídico, filosofia, antropologia e linguística
Trata de uma abordagem transdisciplinar entre a filosofia, a antropologia e a linguística de Mikhail M. Bakhtin e seu Círculo e o mundo jurídico.
Sequestro: provavelmente o crime mais repugnante da humanidade
Tema inspirado no filme "3096 Dias de Cativeiro"
O risco de um processo kafkaesco
A utilização de conceitos jurídicos inteligíveis para maioria da população provoca, cada vez mais, o "fechamento" do mundo jurídico perante a maioria da população, tornando o direito uma linguagem completamente alienígena dentro da própria sociedade.
Tropa de Elite 2 - a lógica de uma economia que suplanta o direito
O filme Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro, do diretor José Padilha, nos mostra o funcionamento de um sistema que tem por base interesses eminentemente econômicos, em detrimento do direito.
The Walking Dead
The Walking Dead é uma metáfora dos níveis submersos de civilidade que enfrentamos no atual estágio da escalada capitalista mundo afora.
Narração dos fatos e método cartesiano
O ensino de lógica jurídica deve ser complementado com as regras do método cartesiano, estabelecidas pelo filósofo e matemático francês René Descartes, pois são úteis para a redação da narrativa do fato na exordial.
Concurso público e os traficantes de esperanças: a “tormenta perfeita”
O pior e mais daninho de todos os “gurus de moda” é aquele tipo que se considera e se “vende”, ao mesmo tempo, como “neuroguru”, “motivador” e “triunfador”. Neste caso, quando a ignorância se junta com a estupidez, não tem remédio. A “tormenta perfeita”.
Por que a execução penal deveria ser matéria obrigatória no curso de Direito?
O “fazedor” de grades curriculares não é capaz e nem se interessa por enxergar o liame e a transversalidade existente entre todas as “matérias” do curso de Direito. Também não dá a menor importância para o caráter formador que a transdisciplinaridade, e somente ela, pode exercer sobre os alunos.
Concurso público e a falácia dos atalhos
Frente a quem entende que todas as artimanhas e/ou fórmulas mágicas para aprender não constituem um mal consentido, diremos simplesmente que é inútil pretender alcançar um fim difícil por meios fáceis.
Globalização, Direito do Trabalho e economia
GLOBALIZAÇÃO, DIREITO DO TRABALHO E ECONOMIA
O posto de gasolina
O Posto de Gasolina é uma Crônica sobre a Teoria da Norma jurídica vista a partir de fatos corriqueiros do dia a dia.
Biografias e construção da identidade
Um breve estudo sobre a teoria do indivíduo narrativo de MacIntyre, aplicada à questão das biografias não autorizadas. Conclui-se que as histórias individuais não podem ser rigorosamente separadas, pois todas elas se limitam e se completam reciprocamente.
Concursos públicos: os erros das bancas examinadoras
Elaboramos uma lista dos mais recorrentes erros cometidos pelas bancas examinadoras dos concursos públicos deve ser conhecida por qualquer “concurseiro” atento, sobretudo porque pode lhe dar subsídios para uma eventual defesa.
A telenovela enquanto representação da identidade nacional.
A novela não se trata de um mero entretenimento inocente, mas sim uma forma de transmissão cultural que retrata e molda a sociedade contemporânea, promovendo amplamente o processo de criação de identidades.
A trajetória do herói problemático no romance “Bom Crioulo”
O romance, segundo Lukács, é a forma literária que corresponde à fratura entre o sujeito e o mundo vivida pelo homem moderno, designado pelo teórico de herói problemático. De acordo com o teórico, o romance é a epopeia de uma era para a qual a totalidade
Interpretação do Direito em Dworkin e a teoria da Literatura
O presente trabalho destina-se a reconstruir a metáfora do romance em cadeia teorizada por Ronald Dworkin, no intuito de demonstrar como o direito e a literatura podem compreender melhor a relação de intersubjetivismo que funda suas práticas.